Apesar dos últimos acontecimentos, os grupos de voluntários trouxeram notícias boas através de ações pelo Brasil

Os grupos locais de voluntários hoje estão orientados a suspender e/ou adiar atividades. Então, por enquanto, podemos ver o que já rolou, se liga:

24 e 25 de janeiro – Ponto Verde em Fortaleza – Proteja os Oceanos

O grupo de voluntários de Fortaleza organizou, no dia 24 de janeiro, um Ponto Verde na Praia de Iracema para recolher assinaturas para a campanha Proteja os Oceanos. Em seguida, no dia 25, realizaram outro Ponto Verde, desta vez na Praça do Ferreira, localizada no centro da cidade. O objetivo das duas ações foi conscientizar a população sobre o Tratado Global dos Oceanos e a triste realidade de poluição dos mares.

Voluntários de Fortaleza durante Ponto Verde sobre proteção dos oceanos © Grupo de voluntários de Fortaleza

06/03 – Palestra para o Coletivo Educador em RS

O grupo de voluntários de Porto Alegre realizou, no dia 6 de março, uma palestra voltada para 30 professores de Educação Ambiental. O tema foi “Os Desafios das Mudanças Climáticas”, e o evento foi o pontapé inicial para o Ciclo de Palestras em Sapucaia do Sul. Esse projeto, que pretende levar palestras de conscientização ambiental para todas as escolas do município de Sapucaia, foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é fazer com que cada vez mais crianças e jovens discutam questões relacionadas a mudanças climáticas, aquecimento global, conceitos de sustentabilidade, ecologia e consumo responsável.

Voluntários ministrando palestra para o Coletivo Educador sobre mudanças climáticas © Grupo de voluntários de Porto Alegre

06/03 – Cine debate em SP – O amanhã é hoje                                                            No Leste Paulista, os voluntários se reuniram para participar de um cine debate, que contou com a presença do professor de biologia Fábio Júnior Fernandes. O evento aconteceu no na estação das artes de São João da Boa Vista e, após a exibição do filme “O amanhã é hoje”, os participantes fizeram uma roda de conversa para discutir os impactos sociais das mudanças climáticas.

Voluntários do Leste Paulista após cine debate – “O amanhã é hoje” © Grupo de voluntários do Leste Paulista

08/03 – Limpeza do Manguezal em Recife                                                                     O grupo de voluntas de Recife, por sua vez, se juntou ao coletivo ambiental Xô Plástico e realizou mais uma ação de limpeza e conscientização, desta vez nas margens de um dos rios mais importantes de Pernambuco, o Rio Capibaribe. Atualmente ele enfrenta uma fase de poluição abundante derivada de produtos químicos industriais, lixo e esgoto. Na ação, os voluntários conseguiram recolher 496,524 kg de Lixo!

Voluntários de Recife após ação de limpeza em Manguezal © Grupo de voluntários de Recife

09/03 – Mulheres contra a megamineração – RS                                                           As mulheres do grupo de voluntas de Porto Alegre fizeram uma atividade em frente à FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para representar a luta feminina e protestar contra a megamineração que vem acontecendo em Porto Alegre. Elas usaram a #ChegaDeEnergiaSuja para resumir as reivindicações. 

Voluntárias de Porto Alegre em ação contra a mega mineração © Grupo de voluntários de Porto Alegre

14/03 – SOS Clima – Ponto Verde em Navegantes                                                       Os voluntas de Navegantes aproveitaram o sábado para fazer um Ponto Verde sobre mudanças climáticas. Eles abordaram a população com explicações sobre as consequências das alterações do clima, os riscos das queimadas etc.

Voluntários de Navegantes durante Ponto Verde sobre mudanças climáticas © Grupo de voluntários de Navegantes

15/03 – Ponto Verde: Água, desmatamento e mudanças climáticas – Salvador Aproveitando as datas importantes de março: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16), Dia Mundial Florestal (21) e Dia Mundial da Água (22), o grupo de voluntários de Salvador realizou um Ponto Verde para mobilizar a população da região de Ribeira sobre os prejuízos do desmatamento, da escassez de água e alertar sobre os impactos das mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. 

Além das atividades, os grupos realizaram suas reuniões locais:

07/03 – Reunião de boas vindas e planejamento – Grupo de voluntários do Rio de Janeiro

07/03 – Reunião de planejamento – Grupo de voluntários de Brasília

07/03 – “Confratreinamento” – Grupo de voluntários de São Luís

08/03 – Reunião presencial – Grupo de voluntários de Fortaleza

14/03 – Reunião de planejamento do Projeto Escola para 2020 – Grupo de voluntários de Brasília

15/03 – Reunião online sobre o Projeto Escola – Grupo de voluntários de Fortaleza

*Orientamos nossos voluntários a não realizarem atividades na rua e estamos apoiando-os de todas as maneiras possíveis nesse momento.