
Projeto Escola
O Projeto Escola do Greenpeace Brasil é uma proposta de levar educação socioambiental para instituições de ensino, na perspectiva regenerativa, através do seu programa de voluntariado. A proposta educacional busca estimular o pensamento para a construção de futuros possíveis, à favor da vida, como parte do exercício pleno de cidadania.
A educação é libertadora, pois através do conhecimento é possível transformar o mundo à nossa volta.
Acreditamos que conhecer as questões altamente complexas das realidades que nos compõem, permeada pela pluralidade de territórios, contribui para o desenvolvimento de formas de agir, ser e estar no mundo. A partir da observação do meio e do debate sobre as questões ambientais de nossos tempos, a proposta educacional busca estimular o pensamento para a construção de futuros possíveis, à favor da vida, como parte do exercício pleno de cidadania.
Frentes de atuação
Uma das principais frentes de trabalho do voluntariado do Greenpeace Brasil é o Projeto Escola. Diversos voluntários se dedicam a ir às instituições de ensino para levar atividades diversas como palestras, atividades práticas, brincadeiras e exibição de filmes com bate-papos sobre ativismo e meio ambiente. O conteúdo dos encontros é adaptado para estudantes de diferentes faixas etárias e objetivos.Para solicitar uma ação do projeto na sua escola, entre em contato com nosso time! É só preencher o formulário com a sua solicitação e responderemos o mais breve possível.
Você é professor?
Então cadastre-se e receba novidades, materiais para download e muito mais.

Produção de conteúdo
Outra frente de ação do Projeto Escola são os materiais pedagógicos na temática socioambiental para serem trabalhados em sala de aula (ou fora dela):
Amazônia Explicada é um conjunto de 5 planos de aula feitos para cada episódio da série que leva o mesmo nome. São propostas que dialogam com as competências gerais na BNCC, com diferentes disciplinas e sugerem o aprofundamento nos desafios atuais que têm acontecido na Amazônia. São materiais voltados para educadores e se direcionam mais para os anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Antes do Prato é um conjunto de 4 planos de aula e 1 roteiro de debate direcionados para o documentário que trata sobre Agroecologia. São propostas que dialogam com as competências gerais na BNCC, com diferentes disciplinas e voltados para educadores do Ensino Médio. O roteiro de debate foi elaborado para ser aplicável em diferentes contextos de educação não formal, como movimentos sociais, organizações, associações, cooperativas, entre outros, para além de escolas.

Pintou um Climão é um podcast realizado por voluntários do Greenpeace, de diferentes regiões do Brasil sobre Emergências Climáticas. Conta com 2 diferentes episódios.
Insurgentes Ambientais é uma proposta metodológica de mobilização socioambiental comunitária, realizada por voluntários do Greenpeace, de diferentes regiões do Brasil.

Leve o Greenpeace para sua escola!
Uma das principais frentes de trabalho dos voluntários do Greenpeace Brasil é o Projeto Escola. Diversos voluntários se dedicam a ir às instituições de ensino para levar palestras – que agora também acontecem online -, além de atividades práticas, brincadeiras e exibição de filmes com bate-papos sobre ativismo e meio ambiente. O conteúdo dos encontros é adaptado para alunos de diferentes faixas etárias e objetivos.
Entre em contato com nosso time! É só preencher o formulário abaixo com a sua solicitação e responderemos o mais breve possível.
Dúvidas frequentes
O Projeto Escola é uma iniciativa do Greenpeace Brasil que busca aproximar a juventude brasileira das questões ambientais por meio de ações em instituições de ensino, muitas delas realizadas pelos voluntários da Organização.
Para solicitar uma ação do projeto na sua escola, entre em contato com nossa equipe! É só preencher o formulário com a sua solicitação e responderemos o mais breve possível.
Para ser um(a) voluntário(a) do Projeto Escola – e de outras ações promovidas pelo Greenpeace Brasil – inscreva-se no Conexão Verde, a plataforma de voluntariado do Greenpeace no Brasil, e participe da jornada disponível na comunidade.
Desde 2015, quando teve início o Projeto Escola, aproximadamente 60.000 pessoas foram atingidas pelo projeto. Somente em 2024, 3.777 pessoas foram impactadas pelas ações educativas desenvolvidas pelos voluntários. *Dados de dezembro/2024
A metodologia utilizada pelo Projeto Escola tem como base as abordagens de aprendizagem sistêmica, do ensino para a complexidade e dos 4 pilares para a educação do século XXI, utilizando-se das estratégias pedagógicas: aprendizagem experiencial e aprendizagem pela relação direta da natureza, com foco em desenvolvimento humano para o desenvolvimento socioambiental. Acesse: Pedagogia Greenpeace
O Projeto Escola acontece no Brasil todo (de forma online) e nas cidades onde atuam os grupos locais de voluntários do Greenpeace Brasil.
O Projeto Escola é destinado à todas as instituições, porém com foco em atender, prioritariamente, às instituições públicas.
O Projeto Escola é destinado à todas as instituições, porém com foco em atender, prioritariamente, às instituições públicas.
As atividades do Projeto Escola são gratuitas, porém, as instituições que têm condições de subsidiar o deslocamento e/ou alimentação dos voluntários que realizam as intervenções são estimuladas a fazê-lo, pois o Greenpeace é uma organização independente – não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos – e esse apoio pode possibilitar a realização de mais ações ao longo do ano.
-
Marcha das Mulheres Indígenas: na linha de frente pela terra e pela vida
Evento reuniu mais de 5 mil mulheres em Brasília, mostrando a força das mulheres indígenas no Brasil e no mundo
-
Caravanas do Caprichoso e Garantido se unem ao Greenpeace por uma Amazônia Livre de Garimpo
Os movimentos Marujada e Amigos do Garantido levaram à Parintins uma mensagem de resistência: defendendo a cultura como motor da economia
-
“Rap pelo Clima”: Greenpeace Brasil leva pauta climática nos 12 anos da Batalha da Matrix
Ação da organização pretende levar debate da justiça climática em uma das fases da batalha de MCs
-
Greenpeace protesta pela liberação de ativistas retidos na Coreia do Sul após ação pacífica contra poluição plástica
Ação simbólica em frente à Embaixada da Coreia do Sul em Brasília pede apoio para a liberação imediata dos ativistas; carta endereçada ao embaixador do país no Brasil foi entregue…