Greenpeace Brasil lança videoclipe-manifesto para pressionar governo e empresas contra expansão do petróleo na Amazônia – organização reúne assinaturas em defesa das pessoas e ecossistemas

O Greenpeace Brasil lança nesta terça-feira (10) o videoclipe “Não Mais Poços de Petróleo”, em uma iniciativa contra o avanço da exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas e outras regiões sensíveis do Brasil. A canção, composta por Carlos Rennó e Frejat, ganha vida na voz das artistas Xênia França e Thaline Karajá, além da participação de lideranças indígenas, cientistas e ativistas no vídeo, como Luene Karipuna, a influenciadora e bióloga Jessi Alves e as atrizes Yanna Lavigne e Laila Zaid.

Assista ao clipe

O lançamento acontece às vésperas da 5ª Rodada da Oferta Permanente de Blocos de Petróleo, promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), marcada para 17 de junho. Entre os blocos que irão a leilão, 47 estão localizados na Bacia da Foz do Amazonas, onde também se encontra o Bloco 59, já em processo de licenciamento e alvo de resistência há mais de uma década por representar alto risco ambiental, social e climático.

“Avançar com a exploração de petróleo na Amazônia é colocar em risco a vida, os povos costeiros e da floresta, os oceanos e o equilíbrio climático do planeta. Este clipe é um chamado urgente para que sociedade, artistas e cidadãos se unam e digam, em coro e com firmeza: ‘Não mais poços de petróleo!’”, afirma a porta-voz de Oceanos do Greenpeace Brasil, Mariana Andrade.

O lançamento do clipe é acompanhado de uma mobilização online e offline, incluindo uma ação simbólica internacional: a projeção da mensagem “Não Mais Poços de Petróleo” na avenida Times Square, em Nova York, além de intervenções urbanas em cidades brasileiras como Macapá, Belém, São Luís, Brasília e Itajaí.

Com o apoio de organizações parceiras e influenciadores engajados na defesa do meio ambiente, a campanha busca pressionar diretamente petroleiras para que não apresentem lances nos blocos, especialmente os da Foz do Amazonas.

Artistas apontam importância da mobilização

O compositor Carlos Rennó aponta que “a canção é uma reação à insistência insana no uso do petróleo pela humanidade, tendo como gancho o projeto de perfurar petróleo na bacia da Foz do Amazonas”. A cantora Thaline Karajá afirma que “a luta contra a exploração de petróleo na Amazônia é para garantir um futuro verde para os nossos filhos”. 

Frejat diz esperar “que a gente consiga ter a repercussão e a força para poder mexer com a sociedade, porque realmente esse assunto está muito dentro do meio político, mas a sociedade tem que estar mais presente para se colocar em relação ao tema.” Para a cantora Xênia França, “quando os artistas se unem em torno de uma causa, conseguimos mobilizar, criar consciência coletiva e mostrar que há outras formas de existir e conviver com o planeta. Um exemplo claro disso é a exploração de petróleo no leito do Rio Amazonas — uma prática que precisamos questionar e impedir”.

Thaline Karajá e Frejat no videoclipe “Não Mais Poços de Petróleo”

Petróleo na Amazônia: ameaça 

A rodada de leilões da ANP prevê a oferta de 172 blocos de exploração, sendo 47 deles na Bacia da Foz do Amazonas, região de altíssima sensibilidade ambiental, de  sociobiodiversidade única e que abriga o Grande Sistema Recifal da Amazônia. A abertura de novas frentes de exploração de petróleo vai na contramão dos compromissos climáticos assumidos pelo Brasil e do que exige a crise climática global.

Além dos riscos irreversíveis para os ecossistemas, comunidades costeiras e povos indígenas, a proposta ameaça diretamente a própria viabilidade de uma transição energética justa, equitativa e popular, ao insistir na ampliação de fontes fósseis ao invés de compromissos estratégicos e concretos com energia limpa.

Assista, compartilhe e assine

O clipe está disponível a partir de hoje nos canais do Greenpeace Brasil no YouTube e com ampla divulgação no Instagram. O público é convidado a fortalecer essa mobilização assinando a petição que pede o fim da exploração de petróleo na Amazônia e uma transição energética verdadeiramente justa. Assine aqui 

Ficha Técnica – Não Mais Poços de Petróleo (Carlos Rennó/Frejat)

Frejat – Voz e guitarra
Thaline Karajá – Voz
Xênia França – Voz
Rafael Frejat – Guitarra, violão, teclados, percussão e vocais
Maurício Almeida – Baixo
Marcelinho da Costa – Bateria
Letícia Pedroza | Murilo Santos | Day Duarte | Cozme – Vocal
Gravada e mixada no Estúdio Dubrou por Renato Muñoz, Frejat e Rafael Frejat
Voz Thaline gravada por Rodrigo Duarte
Voz Xênia França Gravada por Alexandre Fontanetti no Estúdio Space Blues
Masterizada por Ricardo Garcia no Magic Master

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!