No Dia Internacional das Mulheres, data celebrada mundialmente, ano após ano, mulheres se reúnem nas ruas para reafirmar sua luta pela equidade de gênero, reivindicando direitos e o fim da violência. 

Neste ano, as ativistas do Greenpeace Brasil se mobilizarão para uma ação no dia 8 de março, também conhecido como 8M, nas duas cidades onde a organização está sediada: Manaus e São Paulo. A iniciativa consistirá na participação de ativistas do Greenpeace Brasil na Marcha das Mulheres. Além disso, ativistas também se reunirão ao longo da semana para confeccionar materiais e faixas que serão levados para as ruas. Para a manifestação, camisetas com estampa específicas para a ação também foram confeccionadas, pensadas para honrar Julieta Hernández. 

Foto da camiseta feita pelo Greenpeace Brasil para a Marcha das Mulheres

Homenagem à Julieta Hernández

A ação do Greenpeace Brasil terá o tema “O medo não vai nos parar” como mote principal. O objetivo é homenagear Julieta Hernández, artista circense, cicloviajante e bonequeira venezuelana, morta aos 38 anos, em dezembro de 2023, no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. 

A “Palhaça Jujuba”, como Julieta também era conhecida, estava no Brasil há 8 anos,  e desde 2019 viajava em sua bicicleta, trabalhando como artista pelo país, quando decidiu voltar à Venezuela para reencontrar sua mãe. No trajeto de volta, passou pelo Rio de Janeiro, Pará, Maranhão e outros estados até chegar à Presidente Figueiredo, cidade do estado do Amazonas. Hernández ficou sem sinal e durante os dias 22 e 23 de dezembro ficou desaparecida. Foi encontrada já sem vida em um terreno baldio, após ser vítima de uma agressão sexual.

Julieta Hernández foi o nome escolhido para ser homenageado nesta ação, mas tantos outros poderiam estar aqui e tantas outras histórias poderiam ser contadas para representar mulheres vítimas de feminicídio, agressões e violências. 

Por esse motivo, o Greenpeace Brasil estará presente na Marcha das Mulheres reforçando seu apoio à luta pelo fim da violência contra as mulheres e a busca pela equidade de gênero.  

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!