Na última semana, voluntários e voluntárias realizaram oficina de permacultura, debates, Ponto Verde e divulgação de conteúdos alertando sobre a importância das florestas e da água.

Oi! Espero que esteja bem. Já se perguntou como um grupo de pessoas apaixonadas pela preservação da natureza se une para lutar por um mundo melhor? Então, fique comigo que eu vou te mostrar como os grupos locais estão fazendo a diferença.

No domingo (19), o grupo do Vale do Itajaí participou de uma oficina sobre permacultura, que é um conjunto de técnicas e princípios de design que visam criar sistemas sustentáveis para a produção de alimentos, energia, habitação e outras necessidades humanas em harmonia com a natureza. A oficina foi realizada na sede do Instituto de Permacultura Vale do Itajaí (IPEVI):


Inspirados pelo Dia Mundial da Água (22), voluntários e voluntárias participaram de um mutirão de limpeza. O grupo uniu forças com os movimentos Nosso Rio, em Blumenau, e Juntos pelo Rio Itajaí, na cidade de Itajaí:

O grupo de Belo Horizonte também aproveitou o Dia Mundial da Água e mobilizou-se de diversas formas para refletir sobre a relação entre o ser humano e esse recurso natural tão importante. Os voluntários e voluntárias realizaram ações em parceria com outras instituições e promoveram atividades online, incluindo premiações. Para finalizar, participaram do evento Lixo Zero:

No último sábado (25), o grupo de Porto Alegre, em parceria com diversos colaboradores, participou da Noite das Ideias. O evento contou com o debate intitulado “Mais Verde, Mais Qualidade de Vida”, que aconteceu no Museu de Porto Alegre, Joaquim Felizardo. De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro foi celebrar a livre circulação de ideias e a troca de conhecimento, promovendo a interação entre diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade:

Já no domingo (26), os ativistas fizeram um Ponto Verde com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas e convidá-las a fazer parte do voluntariado:

O grupo de voluntários da Zona da Mata participou de um projeto organizado pela Trilha Brigadeiro Caparaó, que conecta o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro ao Parque Nacional do Caparaó. Juntos, realizaram o manejo e o plantio de mudas de espécies frutíferas nativas da Mata Atlântica.

Na última terça (21) foi o Dia Internacional das Florestas, uma data criada com o intuito de informar a população sobre a importância das florestas para a sobrevivência humana e para o planeta como um todo.

As florestas desempenham um papel crucial na regulação do clima, na conservação da biodiversidade, na purificação do ar e da água, além de serem fontes importantes de recursos naturais, como madeira, alimentos e medicamentos.

Os grupos locais utilizaram as redes sociais para expor os problemas que as florestas enfrentam e o quanto é relevante a sua conservação:

Belém, Goiânia, João Pessoa, Recife e São Luís:




Logo em seguida, na quarta (22), comemorou-se o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para dar ciência à população sobre a importância da água doce e da preservação dos recursos hídricos. 

Por meio de publicações nas redes sociais, voluntários e voluntárias ressaltaram a urgente necessidade de comunicar a todos sobre a relevância de economizar e preservar esse recurso natural essencial para a nossa existência, além de garantir que todos tenham acesso à água de qualidade.

Belém, Belo Horizonte, Bertioga, João Pessoa, Litoral Norte, Porto Alegre, Recife e São Luís:



Na segunda (27), o grupo de João Pessoa denunciou altos índices de contaminação de algumas praias do litoral paraibano. Os voluntários trouxeram a informação de que pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) confirmaram a presença de parasitas intestinais em dez trechos de praias no litoral sul da Paraíba, tornando-as impróprias para banho:

A Segunda sem Carne é uma campanha que incentiva as pessoas a não consumirem carne nas segundas-feiras, visando reduzir os impactos no meio ambiente, na saúde e no bem-estar animal. Para ajudar a incluir essa iniciativa no seu cardápio, o grupo de Belo Horizonte separou uma receita de hambúrguer vegano simples e fácil de preparar, que pode ser uma opção deliciosa e saudável para a próxima segunda-feira:

É com profundo respeito que comunicamos o falecimento de Telma Tremembé, ocorrido na última segunda-feira (20). O grupo de voluntários de Fortaleza prestou sua homenagem a essa grande mulher, que era mãe, esposa, amiga e ativista pelos direitos dos povos originários, das mulheres e do meio ambiente. Além disso, Telma era escritora e artesã talentosa, e coordenava o GT Povos Indígenas no grupo. Nossos sinceros sentimentos nesse momento tão difícil de perda. Que todos que a admiravam possam encontrar conforto e paz nessa hora de luto:

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!