Grupos locais contribuíram para ampliar o alcance e impacto das campanhas e atividades em defesa do meio ambiente e da justiça social através da conscientização pública sobre poluição, desmatamento, mudanças climáticas, coleta seletiva, entre outros;

Oi! Espero que esteja tudo bem com você. Sentiu minha falta? 

Fica em paz porque neste Girão você dará mais voltas do que nunca! Isso porque o conteúdo está incrível e, confie em mim, vale a pena dedicar 10 minutos do seu dia para conferir tudo o que essa galera realizou nas últimas semanas.

Na sexta (10), sábado (11) e domingo (12) aconteceu o Encontro de Facilitadores. É um evento anual que tem como principais objetivos fortalecer a conexão da comunidade e a rede entre os voluntários e voluntárias. Neste ano, pela primeira vez na história, nos reunimos em Manaus e focamos nas frentes relacionadas à Amazônia para alinhar o conhecimento entre os ativistas e assegurar que todes compreendam os próximos passos e prioridades da organização. Assim, eles e elas poderão agir seguindo a mesma direção e garantir o repasse do aprendizado adquirido para os grupos locais:

A galera de Goiânia se reuniu para planejar as primeiras atividades do ano e enfatizou a importância que esses encontros têm para fortalecer o time:


O grupo de Recife participou, no domingo (05), da Feira Integrativa do Paiva em parceria com o Coletivo Jovem. O objetivo da atividade foi conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva:


No sábado (25), o grupo de Manaus realizou um mutirão de limpeza no Igarapé do Gigante, localizado no Rio Tarumã Açu, junto com organizações parceiras:



Na mesma data, o grupo do Vale do Itajaí realizou uma ação de limpeza e recolheu resíduos em um trecho da margem do Rio Itajaí Açu, na Beira Rio, na cidade de Itajaí:


Os voluntários e voluntárias de João Pessoa participaram do primeiro Fórum da Rede em Defesa do Meio Ambiente na Paraíba. Segundo o grupo local, as entidades definiram algumas prioridades para a causa ambiental no estado e elegeram um grupo gestor que fará cumprir as propostas e decisões tomadas pela rede:

O grupo de São Luís fez um Ponto Verde para coletar assinaturas em prol da petição Amazônia Livre de Garimpo. Além disso, o voluntário Rafael Costa apresentou um cordel retratando a triste realidade do garimpo ilegal na Amazônia, que é uma das maiores ameaças aos povos indígenas e comunidades tradicionais:

O Time de Ativistas do Greenpeace (TAG) e o grupo de voluntários e voluntárias de Belo Horizonte protestaram na segunda (13),na capital mineira, sobre os riscos do acordo Mercosul-EU. Do jeito que está, o acordo irá reforçar a lógica neocolonialista que beneficia as grandes corporações enquanto as pessoas e a natureza de ambos os lados do Atlântico perdem:

Diversos grupos locais continuam se mobilizando para dar apoio a população do litoral norte de São Paulo. Os voluntários e voluntárias ressaltaram a necessidade da construção de um plano de adaptação climática dos municípios e a garantia de moradias dignas para pessoas em área de risco: 

Belo Horizonte:

Bertioga:

Manaus:

Zona da Mata:

Porto Alegre:

Além da situação crítica que se encontra o litoral norte de São Paulo, pessoas que residem no bairro Jorge Teixeira, em Manaus, também sofrem com as fortes chuvas. Faça a sua doação e compartilhe para que mais pessoas possam ajudar:

No sábado (04), em uma negociação envolvendo mais de 100 países, a Organização das Nações Unidas chegou a um acordo pela preservação da vida em alto-mar.

O acordo deste Tratado mantém vivo o objetivo 30×30: proteger 30% dos oceanos do mundo até 2030 e fornece uma maneira de criar zonas totalmente protegidas em todos os oceanos do mundo.

Diversos grupos locais fizeram posts informativos sobre o tema e também organizaram ações de conscientização acerca da poluição nos mares:

Belo Horizonte e João Pessoa:

Porto Alegre:

Belo Horizonte:

Ativistas do grupo de João Pessoa participaram de uma mobilização popular pacífica na praia de Cabo Branco, organizada pelo Fórum Plano Diretor Participativo de João Pessoa, com foco em chamar a atenção para o projeto de alargamento da faixa de areia das praias que pode destruir o patrimônio natural, paisagístico e turístico da cidade. O grupo também participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o projeto:

Os grupos de Salvador e Zona da Mata compartilharam uma petição pela proteção da Ilha de Boipeba contra o megaempreendimento que ameaça natureza e a comunidade; Assine você também:

Na quarta (08) foi o Dia Internacional da Mulher e ativistas de várias regiões celebraram a data e foram às ruas para marchar e lutar pelos seus direitos, reforçando a importância da proteção à vida das mulheres indígenas que são alvo de diversas violências, fruto do garimpo ilegal. O recado que ecoou nesta data foi de que sem igualdade de gênero e raça, não há justiça climática. Confira as artes e ações realizadas pelos grupos locais:

Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Recife:


Já na quinta (16) foi o Dia da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Um dos principais objetivos da data é a promoção de práticas sustentáveis capazes de reduzir o impacto dessas mudanças sobre a Terra. Os grupos enfatizaram que o aumento da temperatura do planeta está provocando eventos climáticos extremos, como enchentes, secas, ondas de calor e tempestades mais frequentes e intensas. Esses eventos têm um impacto desproporcional em comunidades que já enfrentam desigualdades socioeconômicas e ambientais, como percebemos nos últimos meses:

Bertioga, Brasília, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Salvador e Zona da Mata:



E segunda (20) foi o Dia Mundial sem Carne. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) a data é lembrada desde 1985, visando alertar sobre os males provocados pelo excesso do consumo da carne, além da preocupação com o bem-estar dos animais e o equilíbrio ambiental. Veja os benefícios de reduzir o consumo de carne através do post produzido pelo grupo de Belo Horizonte:

Falando sobre reduzir o consumo de carne, dê uma olhada nessa receita de farofa de banana da galera de Brasília para você adotar essa prática:

E aí, gostou? Está esperando o que para se juntar a nós nessas ações? Deixo aqui um convite mega especial para você se engajar:

No próximo sábado (25) e domingo (26), às 15h no horário de Brasília, no zoom, acontecerá o Encontrão das Américas! Pela primeira vez na história, os voluntários do Greenpeace da América do Norte, Central e do Sul se reunirão virtualmente para um emocionante encontro de aprendizado e comunidade. Inscreva-se agora no Conexão Verde, te espero lá!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!