2019 finalmente chegou trazendo com ele novos desafios e outros que ainda não foram resolvidos, no Brasil e no mundo, que exigirão de nós escolhas difíceis e decisões corajosas, pois a natureza não espera. Mas estarmos juntos me deixa otimista

Voluntários reunidos na visitação ao navio Esperanza, em Belém, durante expedição pelos Corais da Amazônia © Marlon Marinho / Greenpeace

A cada novo ano, se torna mais urgente enfrentarmos as mudanças climáticas, a destruição das nossas florestas e oceanos, e as injustiças que ameaçam a paz. Diante deste enorme esforço, sabe por que eu continuo otimista? Porque olho para trás e vejo tudo o que fomos capazes de fazer juntos em 2018. Reunimos milhões de brasileiros e pessoas do mundo todo, como você, em torno das nossas causas. É uma força difícil de explicar, mas que nos garantiu importantes vitórias, como a proteção dos Corais da Amazônia e uma grande mobilização social contra o avanço dos agrotóxicos. Mas não se trata apenas do objetivo final, e sim do caminho que foi percorrido.

Juntos, compartilhamos ideais; despertamos jovens consciências e tocamos corações já descrentes com a possibilidade real de um futuro melhor; realizamos encontros que resultaram em grandes amizades, nos emocionamos e nos divertimos. Mesmo nos erros que cometemos ou nas frustrações vividas, nos tornamos pessoas melhores porque aprendemos mais.

É por isso estou confiante de que este será um ano incrível, mesmo diante das situações mais adversas. Pelas muitas oportunidades que teremos de sermos melhores ao defender as causas que acreditamos. Mais do que nunca, o mundo precisa das pessoas que se importam, agindo e inspirando outros. Esta continuará a ser a missão do Greenpeace ao longo deste ano, identificando e conectando essas pessoas onde elas estiverem.

Hoje, unidos, somos muitos e somos necessários. Tenho a certeza de que podemos fazer a diferença. Somos quase 100 mil doadores que garantem a nossa independência; mais de 4 mil voluntários que dão corpo ao nosso trabalho com amor e dedicação; além de milhares de pessoas que se engajam conosco todos os dias no meio digital e nas ruas, levando nossas mensagens ainda mais longe. São todas e todos vocês que fazem o Greenpeace ser possível, e neste 2019 estaremos em maior número!

Seguiremos protegendo a Amazônia e o Cerrado, clamando pelo acesso à boa alimentação para todos os brasileiros, defendendo todas as formas de vida deste planeta tão especial e uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Em nome desta grande família Greenpeace, agradeço a sua confiança e otimismo.

 

Um feliz ano novo incrível!

Asensio Rodrigues é diretor executivo do Greenpeace Brasil