No segundo vídeo do projeto Memórias, a ex-presidente do conselho do Greenpeace Brasil ressalta a importância da organização na capacitação de ativistas

“O Green ajuda a capacitar essas “mini Gretas” que a gente tem nos movimentos sociais”, afirma Toni (Foto: Thomas Mendel)

“O Green tem capacidade de ousar, de ser irreverente. Espero que essa capacidade nunca se perca de vista porque é o que mantém o Green vivo”. A declaração de Ana Toni, que mistura um tom saudoso com admiração, é de quem acompanhou de perto o surgimento do Greenpeace Brasil.

E não estamos falando apenas do início dessa história, mas também do processo que fez com que o braço brasileiro da maior organização ambiental do mundo conseguisse ecoar a importância da temática socioambiental e da luta contra a desigualdade em nível internacional – interna e externamente. 

Ana Toni, segunda entrevistada do projeto Memórias, trabalhou no Greenpeace Internacional na área de política e também atuou como presidente do conselho do Greenpeace Brasil durante anos. Hoje, ela é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e garante que, por onde passa, carrega um pedacinho do “Green”.

“O Greenpeace é uma organização que capacita e cria ativistas. Que ajuda a capacitar essas ‘mini Gretas’ que a gente tem nos movimentos sociais. Depois, cada um vai levando a sua vida, entra em outra organização da sociedade civil, mas o Green vem com a gente. Esse despertar é mágico. E o Green, da minha perspectiva, tem essa mágica”, conta ela.

Assista à entrevista na íntegra.

Se inscreva em nosso canal do Youtube para acompanhar outros vídeos inspiradores do projeto Memórias. Só, você muda. Juntos e juntas, a gente transforma! #GreenpeaceBrasil30Anos

Acesse página especial sobre nossos 30 anos

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!