Em sua passagem por Recife, navio do Greenpeace foi palco de encontros que inspiram
Depois de muitas histórias em Belém, o navio do Greenpeace, o Rainbow Warrior, atracou em Recife entre os dias 2 e 7 de dezembro, com a agenda repleta de momentos potentes e mobilizadores.
Foram dias intensos e cheios de encontros que fortaleceram a chama de esperança por um futuro mais digno, verde e justo, com foco nas soluções e povos dos territórios. Abaixo, queremos compartilhar um pouco do que vivemos na capital de Pernambuco.
Corre de Quebrada: a voz das periferias a bordo
Assim que chegamos, realizamos mais uma edição do Corre de Quebrad. Foi uma noite em que rap, poesia e justiça climática se uniram no nosso guerreiro do arco-íris, com as quebradas marcando presença e reforçando que todas as pessoas têm o direito de habitar territórios seguros e protegidos de todo e qualquer desastre ambiental.
Mar de Luta: memória, resistência e força comunitária
Pescadores e marisqueiras artesanais ocuparam o helideck do nosso navio para trazer à memória o crime do petróleo de 2019 e expor os impactos que persistem até hoje. Em um encontro guiado pela lembrança e pela resistência, a força dos povos das águas ganhou destaque em uma roda de conversa, com apresentações de cordel, tour pelo navio e a exibição do documentário Pescadora de Direitos, contando com a presença da protagonista e liderança comunitária, Joana Mousinho. Leia mais
União de lideranças quilombolas, periféricas e costeiras
O Rainbow Warrior se tornou um espaço de construção de futuros ao acolher lideranças de diversos territórios para compartilhar experiências sobre adaptação climática, tecnologias sociais e iniciativas comunitárias que geram soluções capazes de inspirar pessoas mundo afora. Leia mais
Tiny Deck com Joyce Alane
A cantora pernambucana Joyce Alane entregou um show repleto de carinho e intensidade no nosso “Tiny Deck”, que reuniu música e ativismo em uma apresentação que emocionou profundamente todos os presentes.
Uma noite em que a harmonia com as marés e a defesa dos direitos de quem vive a transformação nos territórios todos os dias, ecoou um chamado de forma uníssona: “Do morro ao mar: justiça climática pra quem resiste!”
Escolas Azuis: gerações que constroem o amanhã
Recebemos uma visita especial de um grupo da comunidade Caranguejo Tabaiares Resiste e do projeto Mares de Sabedoriam para um bate-papo inspirador sobre justiça climática, resistência e ativismo, que mostrou, na prática e reunindo diferentes gerações, como o futuro é plantado hoje por meio da educação, da comunidade e do cuidado. Leia mais
Visitação pública: o navio aberto para todas as idades
Nos dias 6 e 7, o Rainbow Warrior recebeu visitações públicas de quase 3 mil pessoas. Idosos, jovens e crianças puderam conhecer a embarcação, se aproximar do ativismo do Greenpeace e ouvir integrantes da tripulação.
E a jornada continua! Agora, seguimos rumo ao Rio de Janeiro. No próximo final de semana, estaremos novamente abertos para visitação pública, agora prontos para receber a população carioca! Não perca nenhuma novidade sobre esse encontro!
Se você acredita que justiça climática começa com o reconhecimento e a valorização de quem está na linha de frente, junte-se a nós nessa missão!
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!


