Este 28 de janeiro é celebrado como o Dia Mundial dos Corais da Amazônia, data em que o mundo conheceu as primeiras imagens deste ecossistema recifal único
Há dois anos, usamos um mini submarino em nossa primeira expedição à bacia da foz do Rio Amazonas, a mais de 100 km da costa do Amapá e mais de 100 metros de profundidade, para registrar uma grande diversidade de vidas, cores e texturas que encantou os cientistas e o mundo. A humanidade se deparava com um novo cantinho do planeta até então desconhecido.
Por dois anos, promovemos uma intensa mobilização em defesa do recife dos Corais da Amazônia, no qual mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo assinaram uma petição se declarando contra a exploração de petróleo na região, que ameaçava esse tesouro natural que só existe ali. A vitória veio no final do ano passado, com a rejeição definitiva pelo Ibama da licença ambiental que autorizaria a exploração para a petrolífera Total.
Exemplo para o país
Este é um importante alerta e exemplo sobre a importância de se respeitar o processo de licenciamento ambiental. Os técnicos do Ibama avaliaram o Estudo de Impacto Ambiental da empresa por cinco vezes e constataram que ela não tinha um plano de emergência adequado para lidar com um derramamento de petróleo. Se isso acontecesse, poderíamos ter outro grande impacto ambiental como vimos agora com o rompimento da barragem em Brumadinho (MG).
É bom lembrar, além da riqueza dos próprios Corais da Amazônia, na costa do Amapá está uma das maiores faixas de manguezais do mundo, sendo um berçário e área de alimentação sensível para diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos. Além disso, diversas comunidades de pescadores dependem dos mares limpos e saudáveis para se manter. Uma operação petrolífera teria fortes perturbações aos animais e, com as fortes correntezas que são comuns nestas águas, um vazamento de óleo causado por qualquer motivo poderia se espalhar rapidamente, chegando mesmo até o Caribe. Levaria anos para que tudo fosse limpo.
Por isso, é importante que a mesma seriedade concedida para a petrolífera Total em relação aos Corais da Amazônia seja aplicada na avaliação de todos os empreendimentos no Brasil para evitar que novas tragédias como Mariana e Brumadinho continuem acontecendo. Não podemos continuar permitindo interferências políticas e afrouxamentos das regras, como foi o caso da barragem em Minas Gerais, no qual a licença ambiental foi concedida de forma expressa, apesar dos riscos e avaliações técnicas apontados pela comunidade local, os ambientalistas e técnicos do Ibama.
Grupos com forte lobby no Congresso, grupos ligados ao agronegócio, da indústria e da mineração continuam pressionando para mudar a lei. Sob o argumento de que há muita burocracia, querem flexibilizar o licenciamento ambiental, sem considerar que ele é um importante mecanismo de prevenção. Em caso de desastres, os mais atingidos são as pessoas mais vulneráveis e o meio ambiente, e não as empresas. O novo desastre em Brumadinho, três anos após Mariana, mostra que os ambientalistas estão certos em criticar esse “jeitinho”.
Uma tragédia evitada!
Neste 28 de janeiro, vamos celebrar os Corais da Amazônia com o sentimento de dever cumprido. Todos nós que fomos às ruas, que assinamos as petições, que fizemos doações para viabilizar essas importantes expedições, ajudamos a proteger um ecossistema único, e podemos ter evitado também uma tragédia imensurável em uma das regiões mais belas e exuberantes do planeta. Mas precisamos continuar vigilantes. Afinal, aqueles que defendem o desenvolvimento a qualquer custo, em busca do lucro rápido e fácil, não perdem uma oportunidade. Outras empresas estão de olho no petróleo da bacia da foz do Rio Amazonas e podem querer explorar a região.
Assine agora o abaixo-assinado: #ParemAVale
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Façamos o mesmo para pressionarmos Brasilia à elaborar melhor regulamentação de proteçao ao meio ambiente e sobretudo para punir os poluidores responsáveis.
Considero de vital importância para a preservação da biodiversidade, que os licenciamentos ambientais sejam mais transparentes e rigorosos. A sociedade deve participar ativamente das decisões que podem causar impactos ambientais.
Fantástica VITÓRIA com os corais da Amazonia. Fico demais feliz!
FENOMENAL
lutar pela natureza é sentir prazer pelo resto da vida!!!!
Temos muito que agradecer ao Greenpeace !!! Parabéns pela competência com que se dedicam à Vida do nosso planeta !!!
Parabéns a todos que fazem parte do Greenpeace, trabalho lindo e maravilhoso agora vamos lutar por Brumadinho e Mariana vamos nos unir Para lutar por todas as pessoas e também para todos os animais ea natureza e os rios .
Parabéns! Assinei o abaixo assinado em questão e tenho orgulho de defender a natureza de modo a concordar com a importância de regulação e fiscalização como forma preventiva de tragédias como a de Brumadinho.
É preciso valorizar , preservar as belezas sempre frágeis e impossível de se recuperar que estão em várias regiões do Brasil em particular . Como os únicos precisos Corais da Amazonas. Não pode permitir que se explore ouro ou qualquer minério na Floresta Amazônica . Não há como reflorestar áreas já destruídas por ser uma área muito frágil e única. A região de Bonito no Mato Grosso está começando a ser destruída por criação de gado e exploração de terras. . É uma lástima o pouco caso de não se fazer políticamente corretas leis ambientais , há que se chamar atenção para não permitir a destruição da maravilha das águas cristalinas de Bonito. Ganância e total egoísmo de não respeitar belezas tão importantes em nome do dinheiro.
antes era ibdf hoje ibama e icmbio e nunca fazem nada so vista grossa e recebem um bom salario e como recebem
Gostaria de publicar em vosso site um poema que fiz na ocasião do crime ambiental sobre o Rio Doce. e agora, acabo de fazer um outro para Brumadinho. Vocês teriam coragem de publicar???
Vão em frente meus amigos com essa luta a favor das espécies raras que não podem se defender do bicho homem estou feliz junto com vcs em energia positiva Vitória boa
A participação de cada um de nós e a organização em grupos de ação são o caminho para tentar administrar um mínimo esta predação assassina de biomas únicos, raros e indispensáveis ao bom funcionamento do todo em seu equilíbrio. E insuportável e doloroso imaginar a quantidade de seres vivos e outros preciosos tesouros que vão sendo destruídos sem ao menos que os tenhamos conhecido um mínimo pelo vasto planetinha que compartilhamos todos , a pesar das fronteiras artificialmente decididas pelos humanóides . Greenpeace mostrou um caminho de defesa e continua agindo pela preservação do todo, só posso agradecer muito mesmo e pedir que continuem com o olhar aguçado e a exigência de atos e representação que garanta que sejam sempre ouvidos como possantes atores da proteção de todas as formas de vida, e portanto de seus habitats. Obrigada por cuidar do bem comum.
Parabéns pelo lindo trabalho. Agora vamos a luta por brumadinho. E mariana
Belo trabalho do Greenpeace! Continuem sempre! O mundo agradece
Acho importante esse trabalho de manter o meio ambiente e suas riquezas naturais. O mundo não gira em torno de dinheiro, mas sim de uma útil e sustentável que mantenha nossa vida para as vidas pra próximas gerações. Que a natureza prevaleça, mais verde e menos seca.
Fico muito feliz por ter assinado esta petição, sei como esta situação do nosso país, e sei também que do jeito em que está, em algumas décadas,não suportaremos as temperaturas que esta cada dia mais alta, isto ocorre em função dos desmatamentos que se alastra com o apoio dos grandes fazendeiros, fazendo assim nossas águas tão preciosa desaparecer. Temos a obrigação de deixar um mundo melhor para nossos filhos e netos. Vcs tem meu respeito parabéns.
Podem contar com migo, nas assinaturas, não posso fazer mais nada por vocês. Sou de idade, impossibilitado de locomocao e de ser aposentado comum, não sou político que recebe altos salários. Abraços.
Já passou da hora de reavaliar a dependência de energia da humanidade. A substituição do petróleo, carvão, gás natural, barragens é urgente. O planeta não suporta mais, tanta agressão.