Os 70 anos da Petrobras são uma oportunidade para que a empresa redirecione seus esforços para uma transição energética justa real, um processo que começa pela não exploração de petróleo em áreas sensíveis

A Petrobras completa 70 anos neste 3 de outubro. São sete décadas sendo uma referência para a população brasileira. Este marco deve ser comemorado, mas pensar sobre o que fomos e sobre o que seremos é um clichê que faz parte de todo aniversário. Por isso, perguntamos: Qual Petrobras teremos nos próximos 70 anos?
A Petrobras que segue dependente da exploração de petróleo, e avançando sobre áreas extremamente sensíveis como a Bacia da Foz do Amazonas, ou uma Petrobras com visão estratégica, que olhe para os desafios de um mundo em plena crise climática, e que redirecione seus investimentos para fontes renováveis?
Justamente devido à sua relevância nacional, a empresa tem grande responsabilidade sobre os rumos do país. Mas para que tenhamos um futuro, a produção de petróleo deve permanecer no passado!
O próprio mercado tende a fechar as portas para o petróleo diante do agravamento dos eventos climáticos extremos. Insistir nesse erro econômico e socioambiental, indo na contramão da economia global, definitivamente não é um bom plano para os próximos 70 anos.
A queima de combustíveis fósseis é uma das principais vilãs das mudanças climáticas, uma ameaça concreta para todas as formas de vida. Por isso, neste aniversário, temos um recado importante:
Petrobras, não é tarde para mudar… ainda! Mas logo será, se seguirmos insistindo nessa atividade altamente destrutiva. As ondas de calor extremo e as fortes chuvas, cada vez mais frequentes e intensas, são prova disso.
Temos um pedido especial
Sabemos que o aniversário não é nosso, mas o pedido é: Priorizem a transição energética justa de verdade! Isso significa apresentar um plano efetivo de transformação de seu portfólio, com metas para que se torne uma empresa de energia 100% renovável.
A Petrobras não é a única responsável pelas mudanças que precisamos, mas é um ator-chave para que elas aconteçam. A empresa até já se apresenta como protagonista desse processo, mas, ao mesmo tempo, insiste em explorar a Margem Equatorial e em abrir novos poços para exploração em áreas sensíveis.
Justamente por deter capacidade técnica de ponta, mundialmente reconhecida, a Petrobrás tem a responsabilidade de liderar o mercado de energia em direção a uma matriz limpa, descarbonizada e sustentável.
Priorizar a produção de petróleo, como já anunciou Jean Paul Prates, presidente da estatal, é insistir em um modelo fadado ao fracasso e insustentável. Um erro que continuará fazendo com que o investimento em energia solar, eólica e em outras tecnologias renováveis seja colocado em segundo plano.
Nos 70 anos da Petrobras, queremos celebrar não só sua história, mas sua transformação!
Desejamos à empresa e ao Brasil um desenvolvimento baseado numa matriz energética limpa e renovável, no melhor aproveitamento dos recursos naturais, com projetos que possam ajudar a consolidar o país como uma potência econômica e ambiental no contexto global.
Antes que a empresa assopre as velas e inicie esse novo ciclo, reforçamos nosso pedido: Petrobras, dê um presente à população brasileira e
deixe o petróleo no passado!
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Já fizeram apelos semelhantes à “ecológica” Noruega, que está ampliando a exploração de hidrocarbonetos no Ártico? Ou ao “ecológico” presidente Joe Biden, que concedeu à Chevron a licença para a exploração da Reserva Petrolífera do Alasca? Ou aos governos da Guiana e do Suriname, onde formações geológicas semelhantes às da Margem Equatorial Brasileira estão sendo exploradas com sucesso? Ou à BP, Shell, Chevron e outras “majors”, que arquivaram os seus planos anteriores de redução de suas respectivas “pegadas de carbono”? Se não, por favor, façam isso, antes de fazer apelos patéticos do gênero.
Fenomenal 🫶🏻
Já passou da hora da Petrobrás mudar a forma como trabalhar. Buscar investir em energia sustentáveis. Em breve o petróleo já não será mais utilizado como hoje.. a população está mudando, falta vocês.
Muito bom, e lembrada das circunstâncias de como isso pode ou não acontece mais,mas uma sorte pra que esse sonho se realizem 💯🌈🌅 e amor .
Tepmos que mudar a matriz energia para energia limpa e indo aos poucos diminuindo a dependência do petróleo como matriz de energia e como matéria prima de outros produtos do petróleo como por exemplo o plástico que tanto polui .
Temos outras matérias primas como matérias orgânica para ir diminuindo aos poucos o uso de sacolas plástico o planeta terra agradece.
E o que fazer com as baterias?!
Marina Silva 'Dixit'!
Um trabalho de conscientização junto à população se faz necessário! Envolver a comunidade com o meio ambiente, com práticas simples de separar o lixo, e o uso proporcional do plástico!
Bom dia? Na minha opinião o seu futuro é capitalismo somente, nunca olhou para meio ambiente e nem vai olhar para frente porque sempre foi administrada por pessoas sem causa nenhuma! Eu pessoalmente não acredito em mudanças nenhuma, tendencia é piorar nosso meio ambiente na minha opinião!
O planeta está implorando pela mudança de mentalidade dos nossos governantes. Precisamos pensar no futuro do planeta. A mudança climática está aí cobrando a fatura pela ganancia dos empresários gananciosos.
É completamente inconsequente essa atitude da Petrobras de querer explorar ( ou fazer testes) na bacia da foz do Amazonas. É um risco enorme e um investimento imenso que poderia estar voltado para pesquisas em novas fontes renováveis. Temos que cuidar do que é nosso. Não é uma justificativa dizer que outros países também fazem isso. Temos que assumir a responsabilidade e fazer nossa parte
A Petrobras tem tecnologia e capital para acelerar a transição energética e deixar de ser uma corporação do passado e puxar a virada mundial para energias renováveis. Será o futuro do Mundo e para ajudar a decidir, também dos acionistas
A busca por investimento em fontes sustentáveis é NECESSÁRIA!! Há um motivo para as outras serem chamadas não-sustentáveis. São inviáveis a longo prazo!
Se as mudanças climáticas indicam que estamos , literalmente , nos afundando e nos afogando, devemos urgentemente agir contra a ganância que , na verdade, diz que não nos importamos com os nossos descendentes, os nossos próprios filhos, netos , bisnetos.