O veleiro Witness, do Greenpeace, esteve pela primeira vez no Brasil em 2024 para participar da Expedição Costa Amazônica Viva. Na foto, o encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico. (Foto: Fernanda Ligabue/Greenpeace)

Seca recorde na Amazônia, eventos extremos em uma gravidade nunca antes registrada e perplexidade ao encarar todos os sinais de que o planeta está chegando ao seu limite, enquanto muitos, em nome de seus próprios interesses, ignoram essa realidade.

Sim, essas são algumas marcas de 2024. Mas, foi também a resposta coletiva a elas, e o apoio de pessoas como você, que nos fizeram permanecer mobilizados. 

Mais do que isso: o seu compromisso nos permitiu avançar na luta em defesa do meio ambiente – nossa principal missão há mais de 30 anos.

Por meio de nossas campanhas, expedições e ações, impulsionamos a solidariedade, as soluções que vêm dos territórios e defendemos uma Amazônia livre de desmatamento, de garimpo e de petróleo. 

Denunciamos projetos e setores que ameaçam a biodiversidade brasileira e financiam a destruição da floresta e nos juntamos às vozes de milhares de pessoas que também sabem que outro planeta é possível. 

2025 será um ano chave para o Brasil e para a nossa agenda, com a realização da COP30 na Amazônia. Será a chance do país mostrar se agirá como uma liderança climática global ou se seguirá adiando medidas concretas para nos colocar na direção do desmatamento zero, da transição energética justa, da justiça climática e da redução das desigualdades.

O Greenpeace Brasil estará atento e pronto para expor aqueles que lucram com a destruição, que impedem a mudança e que jogam contra a vida dos mais vulneráveis à crise do clima.

Com todos os olhos do mundo voltados para a Amazônia, teremos uma oportunidade histórica de, juntos, avançarmos rumo ao futuro que tanto queremos. E que agora, mais do que nunca, tanto precisamos.

Respeitar a Amazônia e seus povos é o único caminho para o futuro.

Quando os desafios são grandes, nossa resposta está em crescer, trazer mais gente, multiplicar. Muito obrigada a todas as pessoas que fazem parte desse movimento.

Que 2025 chegue repleto de energia e ação!

Em nome de todo o nosso time, 

Muito obrigada.

Carolina Pasquali
Diretora Executiva do Greenpeace Brasil

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!