O Legado de Chernobyl
Há mais de 30 anos, a explosão do reator nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, ficou marcada como o pior acidente nuclear da História. Um enorme rastro de vítimas e contaminação foi deixado, causando impactos em todo o planeta. Até hoje suas consequências persistem. Os dados oficiais subestimam o número real de mortos, que pode chegar a dezenas de milhares ao longo dos anos em consequência da contaminação radioativa. A minissérie da HBO, exibida entre maio e junho de 2019, retrata com muitos detalhes os momentos e dias logo após o acidente de 26 de abril de 1986. A trama resgata tensões políticas do caso e também atos heroicos que impediram uma catástrofe ainda mais devastadora, com sequelas inimagináveis para todo o mundo. Algumas lições foram aprendidas, mas acidentes posteriores, como o de Fukushima, em 2011, mostram que o uso da energia nuclear ainda representa uma grande ameaça à vida no planeta.

-
Os piores acidentes com usinas nucleares e suas consequências
28 de março de 1979 ESTADOS UNIDOS Em Three Mile Island (Pensilvânia), uma série de erros humanos e de falhas materiais impediram o resfriamento normal de um reator, cujo centro…
-
Vítimas de Chernobyl
A explosão do reator de Chernobyl, 25 anos atrás, ficou marcada na história como o maior acidente nuclear da civilização. Suas conseqüências foram sentidas ao redor do globo e persistem até hoje.
-
Uma lição de Fukushima
Após quatro anos do maior acidente nuclear desde Chernobyl, o Japão e o mundo devem investir em um futuro limpo e seguro sem o uso de energia nuclear.
A História do Greenpeace e a energia nuclear
Em 1971, uma equipe de 12 pessoas, entre jornalistas, hippies e ecologistas, partiu de Vancouver, Canadá, a bordo de um velho barco de pesca rumo ao Ártico para testemunhar e tentar impedir os testes nucleares realizados pelos EUA nas ilhas Amchitka, no Alaska. Interceptados antes de chegar a seu destino, os ativistas não impediram os Estados Unidos de detonarem a bomba, mas sua obstinação e coragem despertou a atenção do planeta. Após forte pressão popular, os testes nucleares foram suspensos na região.
No dia 26 de abril de 1992, um grupo de ativistas a bordo do mítico Rainbow Warrior fincou 800 cruzes no pátio da Usina Nuclear de Angra, no Rio de Janeiro, simbolizando os mortos no acidente radioativo de Chernobyl. O protesto marcava o início oficial das atividades do Greenpeace no Brasil.
Veja o que você pode fazer agora
Há várias formas de se envolver. Seja compartilhando nosso conteúdo, assinando nossas petições, participando de uma ação pacífica nas ruas, levando nossas causas para sua escola ou até criando sua própria campanha. Para mudar o mundo, o importante é ter a coragem de defender o que sabemos ser o certo. Inicie essa jornada com a gente hoje!
No posts found.
Mobilize-se
Agimos com esperança, coragem e determinação. Assumimos o impossível. Somos pessoas comuns, conectadas no Brasil e ao redor do planeta em prol de um mundo melhor. E precisamos de você. Junte-se a nós hoje.
-
Projeto Escola
Diversos voluntários se dedicam a ir à instituições de ensino para dar palestras sobre ativismo e meio ambiente e falar sobre as principais campanhas da organização.