Ação da organização pretende levar debate da justiça climática em uma das fases da batalha de MCs

No próximo sábado (10), a Batalha da Matrix, tradicional batalha de MCs de São Bernardo do Campo, celebra 12 anos de existência com um evento especial no Parque da Juventude, no ABC Paulista. O evento que reúne em média mais de 2 mil pessoas, conta este ano com a participação do Greenpeace Brasil, que irá promover uma ação intitulada “Rap Pelo Clima”, incorporando a pauta da justiça climática e do racismo ambiental como temas de uma das fases da batalha.
O intuito do Rap Pelo Clima, dentro da Batalha da Matrix, é instigar os competidores a desenvolverem as suas rimas a partir de informações e das próprias vivências acerca da percepção da crise climática em contexto periférico: “O objetivo dessa categoria é potencializar a discussão sobre a crise climática, impulsionada pela força das vozes do hip hop, da arte e cultura negra e periférica, pilares fundamentais para a construção de políticas públicas no país”, afirma o porta-voz da frente de Justiça Climática do Greenpeace Brasil, Rodrigo Jesus. “É necessário valorizar a articulação da população que vem garantindo a resistência e resiliência nos territórios periféricos e ampliar as vozes dos que são historicamente mais vulnerabilizados pelos eventos climáticos extremos, para que possamos superar a sobreposição de desigualdades”, completa.
Para a produtora da Batalha da Matrix, Caroline Azevedo, celebrar os 12 anos da batalha é revisitar muitas histórias e conquistas, mas também a luta permanente pela existência de um movimento periférico marginalizado. E a parceria com o Greenpeace sela a identificação do grupo com o tema justiça climática: “Estamos em um sistema que explora recursos e oprime as minorias, e a máquina principal é a destruição, o dinheiro e o poder. Através do rap denunciamos as injustiças que as periferias vivem, e mostramos o quanto a crise ambiental afeta desproporcionalmente comunidades vulneráveis, que muitas vezes são as menos responsáveis pela destruição ao nosso redor”.
O Greenpeace Brasil vai oferecer uma premiação para a melhor rima na categoria. Além do Rap Pelo Clima, a organização irá realizar outras atividades na festa de aniversário da Batalha da Matrix, como a produção de um grafite, feito em tempo real, em um painel que será montado com o material plástico coletado nas batalhas anteriores buscando, junto ao artista, uma obra que reflita sobre o rap e justiça climática. Assim como o Grupo de Voluntários do Greenpeace Brasil do ABC Paulista que marcará presença no evento, montando um ponto verde com materiais informativos e produtos das campanhas do Greenpeace Brasil para serem compartilhados com o público. “Ao unir a voz das ruas com nossa estratégia de pressão pública por mais políticas de prevenção e adaptação climática nas cidades brasileiras, buscamos influenciar ainda mais os tomadores de decisão a implementar essa agenda”, finaliza Rodrigo. “A Batalha da Matrix existe para esse despertar e para o reconhecimento das estruturas de poder que perpetuam a degradação ambiental e a desigualdade social”, completa Caroline.
12 anos da Batalha da Matrix
A Batalha da Matrix foi fundada no dia 7 de maio de 2013, em São Bernardo do Campo, na Praça da Igreja Matriz, que serve até hoje como palco deste fenômeno social. A Batalha acontece todas às terças- feiras à noite e, desde então se tornou o maior e mais frequente evento cultural de São Bernardo do Campo. Além de ser uma referência para a nova geração de MCs da região do ABC Paulista e São Paulo, serve também de prestígio para renomados artistas do Rap nacional a comparecerem e terem um contato mais próximo com seu público. Nomes como Emicida, Thaíde, Dexter, GOG, Cris SNJ, Rodrigo Ogi, Derek, já se apresentaram na Batalha na Matrix.
SERVIÇO
12 Anos da Batalha da Matrix
Data: 10 de maio de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 15h
Local: Parque da Juventude – Av. Armando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo (SP)
Entrada: 1kg de alimento
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!