Neste episódio, saiba como começou o processo de invasão da Amazônia e entenda porque a decisão do governo de colocar o Exército como protagonista só aumentou o crime no chão da floresta
Com a temporada de seca na Amazônia começando, se inicia também a ameaça da alta dos incêndios criminosos na floresta. Por isso, o governo determinou a volta dos militares à região. Mas o que a gente pode esperar dessa nova fase da Operação Verde Brasil que, só em 2020, custou 530 milhões de reais e como resultado teve o maior desmatamento dos últimos 12 anos? Quem fala sobre este assunto é Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e analista sênior do Observatório do Clima.
E antes de aprofundarmos qual é o papel do Exército no combate ao desmatamento, voltamos algumas décadas no tempo para entender como se formou a visão dos militares sobre a maior floresta tropical do mundo e a influência que essa visão tem até hoje em alguns grupos da sociedade. Para falar sobre o plano de invasão orquestrada da floresta na época da ditadura militar no Brasil, conversamos com Ricardo Cardim, botânico, paisagista, historiador, e responsável por essa pesquisa histórica.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Quer saber mais sobre o ponto de retorno da floresta? Assista os vídeos da Amazônia Explicada;
- Mapbiomas, o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil
- Observatório do Clima
- Saiba mais sobre a Cúpula do Clima, convocada por Joe Biden
- Instagram: Ricardo Cardim
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Rafael Silva;
- Produção: Camila Doretto e Rafael Silva
- Roteiro: Camila Doretto e Rodrigo Gerhardt;
- Entrevistados: Suely Araújo e Ricardo Cardim;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Pedro Moura.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!


