Entender os impactos da destruição do planeta em nossa saúde mental é urgente; saiba mais sobre o assunto no novo episódio do nosso podcast
A ecoansiedade é um tema que tem sido cada vez mais discutido pela psicologia nos últimos anos, principalmente diante dos alertas cada vez mais enfáticos da ciência sobre o agravamento da crise climática, que já impacta nosso presente e é uma grande ameaça ao futuro de todas as formas de vida.
Encarar a realidade de que os seres humanos estão destruindo o planeta e que ainda há muito o que fazer para mudar este cenário pode nos afetar de diversas maneiras. Neste episódio do As Árvores Somos Nozes, trazemos uma importante discussão sobre o que é a ecoansiedade, ou ansiedade climática, e como podemos lidar com esse sentimento.
Entre nossos entrevistades, o psicólogo Marco Aurélio Bilibio, doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e pioneiro na introdução da Ecopsicologia no Brasil, e Jahzara Ona, jovem secundarista e ativista ambiental, que, assim como nossas voluntárias, nos mostram a potência do ativismo diante da ecoansiedade.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Ecoansiedade: medo da catástrofe ambiental cresce em jovens
- Ecoansiedade: o mal do século XXI?
- Ecopsicologia: psicólogo explica benefícios do contato com a natureza
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Rafael Silva;
- Produção e roteiro: Lu Sudré;
- Entrevistados: Jahzara Ona, Joana Gabriela, Marco Aurélio Bilibio, Maria Luiza Gastal e Melissa Hernandes;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Mandril Audio;
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Eco-ansiedade é algo sério e tem que ser discutido entre grupos de voluntários e escolares
Eu não sabia da existência desse conceito de "Eco-Ansiedade". Obrigado pela informação, o ganho de Conhecimento, e parabéns pela qualidade do conteúdo.
A Terra Sofre...O Homem também Se a Terra me alimenta como uma mãe Sou sua filha grata, que chora sua dor Que luta pelo seu Amor!