Neste episódio, falamos sobre grupos religiosos que se somam à luta contra a emergência climática
Proteger o planeta, nossa casa comum, e todos os seres que nele vivem, são preceitos de diversas comunidades religiosas. Dentro da pluralidade que existe entre os fiéis, alguns grupos têm se articulado para denunciar a gravidade da crise climática e se posicionado contra o atual modelo de desenvolvimento, que privilegia o lucro em detrimento do meio ambiente.
Entre eles, os Evangélicos pelo Clima, uma articulação de 30 lideranças evangélicas, de diferentes doutrinas, que discutem temas como o aquecimento global e o desmatamento.
Neste episódio, recebemos Josias Vieira, ecoteólogo da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife, para falar sobre a iniciativa. Além do coorganizador da coalizão, contamos com a participação de Sharah Luciano, assistente de Projetos do Fé no Clima, do ISER (Instituto de Estudos da Religião), que nos explica como a questão climática tem cada vez mais capilaridade também entre outras religiões.
Já no segundo bloco, registramos nosso repúdio e imenso pesar diante do brutal assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Seguiremos lutando em busca de justiça por eles e tantos outros que dedicaram à vida em defesa da floresta e de seus povos.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Instagram: @evangelhoeclima e @ibcoqueiral
- Artigo Josias Vieira na Folha de S. Paulo
- Iniciativa Fé no Clima
- Guias: Reflexões sobre as Mudanças Climáticas para Comunidades Religiosas
- Nota de pesar sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips
Créditos:
- Apresentação: Lu Sudré e Rafael Silva;
- Produção e roteiro: Lu Sudré;
- Entrevistados: Josias Oliveira e Sharah Luciano;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Mandril Audio;
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Vamos lutar contra os crimes ambientais.