#Mobilização

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Greenwire, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das…

Participe

Na última semana nossos voluntários e voluntárias participaram de muitas atividades de conscientização em todo o país. Os grupos de São Paulo, ABC Paulista, Leste Paulista e Bertioga realizaram uma ação de limpeza na praia do Itaguaré em Bertioga.

Além disso, voluntários do Projeto Escola de Porto Alegre, Recife, São Paulo e Manaus empenharam-se para levar a educação ambiental para diversas partes do país. O grupo do Leste Paulista (SP), ainda, realizou um plantio de mudas em São João da Boa Vista (SP).

Ações de limpeza

No dia 8, os grupos de São Paulo, ABC Paulista, Leste Paulista e Bertioga se reuniram para realizar uma ação de limpeza na praia do Itaguaré em Bertioga (SP) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Foram recolhidos 76,6 kg  de resíduos em menos de duas horas de atividade, sendo que deste material 22 kg apenas de plástico. Um dado preocupante, já que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Além de ser um dos países que menos recicla este tipo de material: apenas 1,2% é reciclado. Se continuarmos assim, segundo pesquisadores, em 2050 teremos mais plásticos do que vida marinha nos oceanos. 

Voluntáros dos grupos de São Paulo realizam ação de limpeza em prol do Meio Ambiente e dos Oceanos. © Talita Medeiros e Victor Bravo

Ainda falando de ações de limpeza, no dia 9, os voluntários de Manaus em conjunto com o Igarapés Limpos, retiraram mais de 70 sacos de 200lt de resíduos às margens do Igarapé no parque do Mindu.

Voluntários realizam ação de limpeza no Igarapé do Parque do Mindu. © Grupo de voluntários de Manaus

 

Ação de plantio

No dia 8, os voluntários e voluntárias do Leste Paulista (SP), em parceria com a Organização Curupira, reuniram-se em São João da Boa Vista para realizar uma ação de plantio de mudas nas margens e proximidades do rio Jaguari.

Voluntários realizam ação de plantio de mudas. © Grupo de voluntários do Leste Paulista (SP)

 

Ponto Verde

Este ano, uma das atuações do grupo de voluntários de Porto Alegre para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente foi na Escola Anísio Teixeira, na zona sul da capital gaúcha. A atividade acontece no dia 7 de junho e contou com apresentações e oficinas, dentre elas, a demonstração de como confeccionar um forno solar e stencil com imagens das campanhas do Greenpeace. Além disso, foi realizado uma roda de conversa com os alunos sobre a preservação das florestas e a importância delas para a vida.

Voluntários realizam apresentações e oficinas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. © Grupo de voluntários de Porto Alegre

Ainda no dia 7, as voluntárias Fernanda Novoa e Larissa Monteiro do grupo de Recife estiveram no Espaço Ciência de Pernambuco para realizar um Ponto Verde sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente.

No dia 8, o grupo de Brasília esteve na feirinha da quadra SQN 407, a convite da prefeita da quadra para falar sobre a importância das abelhas no meio ambiente e os motivos que levam elas a desaparecem. A atividade contou com plantio de sementes de flores que atraem esses insetos, stencil em camisetas e assinaturas para o abaixo-assinado Salve as Abelhas.

Voluntários falam sobre a importância das abelhas para vida no planeta. © Grupo de voluntários de Brasília

 

Projeto Escola

O Projeto Escola de Porto Alegre esteve na Universidade Luterana Brasileira, em Gravataí (RS), no dia 4, para ministrar palestra sobre “Sustentabilidade como fundamento da vida”. A atividade fez parte da programação da universidade na Semana do Meio Ambiente e contou com a participação de 70 acadêmicos dos cursos de Administração e Educação Física, além de três professores.

Valdeci C. de Souza – palestrante e voluntário – abordou temas como: conceitos de sustentabilidade, consumo responsável, obsolescência programada, pegada ecológica, aquecimento global, entre outros.

Após a palestra, foi aberto tempo para perguntas e debates sobre os assuntos apresentados. Segundo Valdeci, os alunos estavam muito participativos e preocupados com as questões do aquecimento global, uso excessivo de agrotóxicos, energias renováveis e desmatamento na Amazônia.

Projeto Escola de Porto Alegre leva a Educação Ambiental para acadêmicos da Universidade Luterana Brasileira. © David Cafruni

No dia 5, o grupo de Manaus realizaram dois Projetos Escolas. Na parte da manhã, eles participaram do 3º Colóquio Cultura e Sociedade. Além dos voluntários estarem no evento falando diretamente com o público sobre as ações realizadas pelo grupo na capital amazonense, a voluntária Gildet Souza participou da mesa redonda, na qual foram debatidos sobre os temas: Amazônia, saneamento básico, sensibilização com resíduos descartados nos Igarapés da cidade, políticas públicas e seus desafios diários.

Segundo Gildet, “foi muito gratificante falar sobre a Organização e o trabalho que desenvolvemos na cidade para todos os presentes, isso apenas nos mostra que o poder da comunicação pode nos levar para onde quisermos”.

Voluntários participam do 3º Colóquio Cultura e Sociedade. © Grupo de voluntários de Manaus

Na parte da tarde, nossos voluntários de Manaus foram ao Colégio Brasileiro Pedro Silvestre para ministrar palestra para 50 alunos do 2º ano do Ensino Médio. O encontro tratou de temas como: desmatamento da Amazônia e suas consequências, fontes sustentáveis de energia, povos tradicionais da Amazônia e suas lutas diárias para a proteção das florestas e a expansão do agronegócio no Cerrado brasileiro.

Voluntários levam a Educação Ambiental para os alunos do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. © Grupo de voluntários de Manaus

Dando início a parceria entre o Projeto Escola de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria do Meio Ambiente de Glorinha (RS), Valdeci C. de Souza esteve na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. O encontro contou com a participação de 80 pessoas e tratou de temas como: aquecimento global, gases do efeito estufa, consumo sustentável, sustentabilidade, obsolescência programada, pegada ecológica, lixo plástico e reciclagem.

Segundo Valdeci, “foi possível ensinar e aprender com os depoimentos e as perguntas feitas pelos presentes. Sendo um dia especial para dar o pontapé inicial desta parceria de conscientização ambiental para os alunos da rede escolar municipal e para os munícipes de Glorinha”.

Projeto Escola de Porto Alegre dá início a parceria com a prefeitura de Glorinha (RS). © Lígia Araújo

Juliana Teixeira – voluntária e palestrante – participou da 2ª Semana de Meio Ambiente no Hospital Municipal Vereador José Storopolli em São Paulo e falou sobre mudanças climáticas, sustentabilidade, ativismo e cidadania.

Projeto Escola de São Paulo participa da 2ª Semana do Meio Ambiente. © Juliana Teixeira

No dia 7, o voluntário Paulo Afonso, representando o grupo de Manaus, esteve na Escola Estadual Ana Meire Marques para falar sobre a importância da preservação do Córrego do Passarinho – Igarapé próximo à escola – que se encontra poluído devido ao descarte de lixo no local. Além disso, o voluntário ainda apresentou o projeto Remada Ambiental, que recolhe resíduos do Turamã Açu como exemplo de revitalização e descarte correto, assim desenvolvendo o pensamento crítico quanto a preservação e importância dos Igarapés limpos.

Projeto Escola de Manaus fala sobre a importância da preservação dos Igarapés. © Grupo de voluntários de Manaus

Na manhã do dia 8, voluntários da capital amazonense estiveram no encerramento do projeto “Escola do Meio Ambiente” da Universidade Estadual do Amazonas. A atividade de extensão desenvolve ações sobre o meio ambiente com universitários, professores da UEA, além de envolver alunos dos ensinos fundamental e médio. Os voluntários apresentaram a Organização e suas campanhas à comunidade presente, a fim de promover a mobilização desta para o ativismo ambiental local.

Voluntários participam de evento na Universidade Estadual do Amazonas. © Grupo de voluntários de Manaus

Fechando a semana, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha (RS), Valdeci C. de Souza, do Projeto Escola de Porto Alegre, participou da 2ª Conferência Escolar Pelo Meio Ambiente. Valdeci bateu um papo com os presentes sobre: respeito a biodiversidade do planeta, consumo responsável, reciclagem, sustentabilidade, Dia Internacional dos Oceanos e a necessidade de repensarmos nossos hábitos de consumo e descarte correto dos resíduos. Com essa atividade, o Projeto Escola de Porto Alegre inicia sua parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiental de Cachoerinha (RS) para a realização de ciclo de palestras sobre conscientização ambiental na rede escolar da cidade.

Projeto Escola dá início a parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Cachoeirinha (RS). © Grupo de voluntários de Porto Alegre

Na última semana, o Projeto Escola levou à educação ambiental para mais de 250 pessoas em diferentes partes do Brasil!

Nossos voluntários e voluntárias realizam ações para tornar o mundo um lugar mais verde e justo para vivermos, através da mobilização e da conscientização da população ao redor do país.

Gostou dessas iniciativas e gostaria de realizá-las em sua cidade? Junte-se ao time de voluntários você também! E vamos juntos proteger o meio ambiente e ao biodiversidade do planeta.