Neste episódio, falamos sobre artivismo, quando a arte e o ativismo se encontram.
Você sabe o que é uma arte ativista? Neste episódio, vamos falar sobre o que é “artivismo” e entender como as expressões artísticas podem levar longe uma mensagem de luta e resistência e contribuir para a transformação da sociedade. Para alguns artistas, a realidade e o olhar crítico acerca dela não se separam de sua criação.
Para entender o tema, entrevistamos o pesquisador André Mesquita, que estuda a relação entre arte, política e ativismo e é curador do MASP, o Museu de Arte de São Paulo. Batemos um papo também com o compositor Carlos Rennó, autor e idealizador da Canção pra Amazônia – um manifesto poético-musical em defesa da maior floresta tropical do mundo -, o grafiteiro amazonense Raiz – que tem a cultura indígena e cabocla como tema central de suas artes -, e Mundano, que inaugurou recentemente uma obra feita com as cinzas da floresta.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Canção pra Amazônia, ouça nas principais plataformas e visite o site
- Conheça o trabalho do Raiz, grafiteiro e muralista inspirado na imensidão onde foi criado: a floresta amazônica
- Arte e Ativismo: Antologia, citado pelo pesquisador André Mesquita
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Victor Bravo.
- Produção: Rosana Villar.
- Roteiro: Rosana Villar.
- Entrevistados: André Mesquita, Carlos Rennó, Mundano e Raiz.
- Sound Design: Compasso Coolab.
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Pedro Moura.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Olá, muito importante e interessante essa iniciativa de artivismo. Eu tenho participado em diversas iniciativas com ilustrações em arte com ativismo no meu Instagram @lipe_creator. Algumas com reconhecimento internacional. Eu sempre acredito que a arte também deve sempre ter um propósito, ideia e promover uma ação. Eu tenho estudado bastante temas relacionados a ESG e com o engajamento junto à ONGs é possível ótimos resultados, nesse sentido, o conhecimento e compreensão das questões, riscos e temas sociais e ambientais permitem adicionar valor às ideias.
Como entrar em contato com os responsáveis dessa organização
Boa tarde Sou nascida e criada na roça e aprendi desde criança com meu pai o valor de preservar as nossas florestas, já tive que abrir porteiras pra soltar os animais e apagar fogo sozinha pra não destruir o meio ambiente .
As terras indiginas tem que ser respeitadas