#Mobilização

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Greenwire, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das…

Participe

Na última semana nossos voluntários e voluntárias participaram de atividades de conscientização em todo o país.

Em Manaus foi realizado o 2° mutirão de limpeza no Igarapé do Parque do Mindu com a presença de 50 voluntáriosAlém disso, o pessoal de Bertioga (SP), participou do Festival da Mata Atlântica, que em sua 6ª edição trouxe o tema: Modo de Viver Sustentáveis. E o Projeto Escola dos grupos de Porto Alegre e Manaus levou a educação ambiental para 340 crianças e jovens.

© Grupo de voluntários de Manaus (AM)

Ação de limpeza

No dia 23 de junho, os voluntários do grupo de Manaus, em conjunto aos Igarapés Limpos, realizaram a 2ª edição do mutirão de limpeza no Igarapé do Parque do Mindu. A ação reuniu 50 voluntários de diferentes partes da cidade que sofrem diretamente com os impactos da poluição nos igarapés que correm pela capital amazonense.  Em aproximadamente três horas de atividade foram coletados 109 sacos de 200lt de lixo, 2 cascos de geladeiras, 2 televisões e um carrinho de criança. Tudo isso foi apenas uma fração da quantidade de resíduos que passam pela cidade e entram todos os dias no Rio Amazonas, e, consequentemente, deságuam nos mares e oceanos.

© Grupo de voluntários de Manaus (AM)

Festival da Mata Atlântica

Pelo 3º ano consecutivo, o grupo de voluntários de Bertioga, litoral de São Paulo, foi convidado para participar do Festival da Mata Atlântica. O evento que chegou a sua 6ª edição trouxe como tema os Modos de Viver Sustentáveis. Os voluntários realizaram uma roda de conversa para repensarmos os nossos hábitos de consumo. Ainda aconteceu uma exposição de artesanatos feitos com materiais recicláveis e como é possível a geração de renda com estes produtos.

© Grupo de voluntários de Bertioga (SP)

Projeto Escola

Em Manaus, os voluntários e voluntárias foram até à Escola Municipal Alfredo Linhares localizada no bairro São José, no dia 18 de junho. Desmatamento na Amazônia e práticas sustentáveis foram alguns dos temas tratados durante a palestra para 200 alunos do ensino médio. Segundo o voluntário Matheus Revoredo, foi uma tarde de muita aprendizagem, no qual os estudantes foram bastante participativos. 

© Matheus Revoredo / Grupo de voluntários de Manaus (AM)

O grupo Porto Alegre, representado pelo voluntário Valdeci C. de Souza realizou dois Projetos Escolas na última semana.

Na manhã do dia 18 de junho, a Escola Estadual de Ensino Médio Barão do Amazonas recebeu a palestra sobre Mudanças Climáticas. O encontro contou com 70 alunos do 3º ano do Ensino Médio e tratou sobre os temas: aquecimento global, gases do efeito estufa, desmatamento, consumo responsável, sustentabilidade, indústria da carne e questões hídricas. A história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo também foram abordadas no encontro.

Segundo Valdeci, “foi interessante falar com os jovens que estudam sobre estes temas em sala de aula, pois já são conscientes de suas responsabilidades de preservação ambiental e na construção de um planeta melhor para vivermos”.

© Carina Baumgratz / Grupo de voluntários de Porto Alegre (RS)

Ainda falando sobre temas relacionados às Mudanças Climáticas, o voluntário Valdeci esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Thiago Wurh na manhã do dia 19 de junho. O encontro contou com a participação de 70 alunos dos nonos anos e tratou de temas como: gases do efeito estufa, sustentabilidade, reciclagem, entre outros.

© Rosângela K. Perroco / Grupo de voluntários de Porto Alegre (RS)

Na última semana, o Projeto Escola levou a Educação Ambiental para 340 crianças e jovens dos dois extremos do Brasil!

Com pequenos gestos nós podemos proteger o nosso meio ambiente e o futuro do planeta! Junte-se ao time de voluntários! E vamos em busca de um mundo mais verde, justo e melhor para vivermos!