Na última semana nossos voluntários e voluntárias participaram de atividades de conscientização em todo o país.  O Projeto Escola dos grupos de Porto Alegre e do ABC Paulista levou a educação ambiental para mais de 200 crianças e jovens. Além disso, os voluntários de Manaus participaram do Conselho Criativo da Virada Sustentável que acontece na cidade e ainda realizaram o evento de lançamento da Semana Mundial Sem Carne em Ponta Negra (AM).

Evento de lançamento da Semana Mundial Sem Carne em Ponta Negre (AM).

Projeto Escola

Na manhã de 10 de junho, Valdeci C. de Souza – representando o Projeto Escola de Porto Alegre – esteve no Colégio Monteiro Lobato para ministrar palestra sobre “Os Desafios das Mudanças Climáticas”. A atividade contou com a participação de 80 pessoas, dentre elas, alunos de três turmas de 3º ano do Ensino Médio, 6 professores e a diretora da instituição de ensino.

Valdeci tratou de temas como: mudanças climáticas, gases do efeito estufa, aquecimento global, consumo responsável, sustentabilidade, obsolescência programada, oceanos, plásticos e o trabalho voluntário. A história do Greenpeace, suas ações e campanhas no Brasil e no mundo em prol de um planeta mais verde, pacífico e sustentável também foram temas discutidos com os estudantes.

Segundo Valdeci, todos estavam muito participativos interessados nos assuntos debatidos. Como a escola já desenvolve um trabalho de consciência ambiental em sala de aula, os alunos formularam perguntas pertinentes surgindo um grande debate sobre a questão da responsabilidade da indústria da carne e dos laticínios com o desmatamento, com os gases do efeito estufa e, principalmente, com o consumo excessivo das fontes hídricas.

Projeto Escola de Porto Alegre levou a educação ambiental para mais de 80 alunos.

Já no dia 12, foi a vez dos voluntários Emerson Prates e Luciele de Souza irem até a Escola Municipal Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva em Porto Alegre para ministrar palestra para 60 alunos do ensino fundamental sobre temas relacionados às mudanças climáticas.

Projeto Escola de Porto Alegre levou questões relacionadas às mudanças climáticas para a sala de aula.

Dando continuidade na parceria entre o Projeto Escola de Porto Alegre e a Diretoria de Educação e Preservação Ambiental (DEPA) de Canoas, Valdeci C. de Souza – voluntário e palestrante – esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Walter Peracchi de Barcellos, no dia 13. A palestra sobre Mudanças Climáticas contou com a participação de 60 alunos de três turmas do oitavo ano e 4 professores.

Segundo Valdeci, as turmas foram bastante receptivas e participativas com perguntas e depoimentos muito interessantes sobre os assuntos abordados. “A preocupação de todos é o planeta que estamos deixando para as futuras gerações. Ou para o futuro desta geração que está nas salas de aula”, conclui.

Projeto Escola de Porto Alegre levou a educação ambiental para alunos de Canoas.

Fechando a semana do Projeto Escola, no dia 15, os voluntários e voluntárias do ABC Paulista estiveram na Escola Neusa Bassetto que trabalha com educação bilíngue para surdos para falar um pouco sobre o voluntariado e as ações realizadas em busca de um mundo mais verde e melhor para todos.

Voluntariado e as ações realizadas em prol do meio ambiente foram temas tratados pelo Projeto Escola.

Na última semana, o Projeto Escola levou a Educação Ambiental para mais de 200 crianças e jovens em diferentes partes do Brasil!

 

Virada Sustentável

No dia 11, os voluntários do grupo de Manaus participaram da reunião do Conselho Criativo da Virada Sustentável da cidade. Durante a reunião foi discutido o planejamento das atividades que irão acontecer no evento.

Voluntários participam da reunião do Conselho Criativo da Virada Sustentável.

 

Semana Mundial Sem Carne

No dia 16, os voluntários de Manaus realizaram um evento em comemoração a Semana Mundial Sem Carne – que vai de 17 a 23 de junho – na praia de Ponta Negra (AM). Os voluntários levaram para a ação uma mesa recheada de guloseimas vegetarianas, desde bolos de milho com calda de goiabada, passando pelas mini pizzas de sabores sortidos, salgadinho, pães, massas e frutas. O público que estava presente puderam compreender o porquê de tal campanha estar acontecendo e a importância de redizirmos o consumo de carne no nosso dia-a-dia.

Voluntáros realizam evento de lançamento da Semana Mundial Sem carne em Ponta Negra (AM).

Ainda no dia 16, aconteceu o lançamento da Semana Mundial Sem Carne na Av. Paulista em São Paulo. O evento contou com a participação de covidados, chefs de cozinha que ensinaram receitas vegetarianas, rodas de conversas, apresentação artísticas e claro, desgustação de comidas vegetarianas/veganas.

A Semana Mundial Sem Carne vai até 23 de junho. Durante sete dias, o site www.semanasemcarne.com.br ficará disponível para quem quiser entrar no desafio de ficar sem consumir proteína animal. Ao se cadastrar, você receberá mensagens diárias com receitas, informações nutricionais e curiosidades sobre o tema.

Com pequenos gestos, nós podemos proteger o nosso meio ambiente e o futuro do planeta! Junte-se ao time de voluntários! E vamos juntos proteger o meio ambiente, em busca de um mundo mais verde, justo e melhor para vivermos!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!