Educação climática nas escolas já!

Este abaixo-assinado foi encerrado no dia 29/07/2024, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado o projeto de lei que inclui as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade na Política Nacional de Educação Ambiental. Consideramos que este é um avanço importante na formação de uma geração mais consciente e preparada para lidar e mudar a realidade impactada pela crise climática.

Cadastre-se para receber informações sobre o trabalho do Greenpeace Brasil por Justiça Climática.

Selecione uma data DD barra MM barra YYYY
This field is hidden when viewing the form

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa política de privacidade e em receber comunicações através dos meios de contato fornecidos. Adotamos altos padrões de segurança e você pode deixar de receber comunicações quando quiser.

Desejo receber atualizações do Greenpeace via WhatsApp
This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

pessoas já assinaram


Educação e clima devem andar de mãos dadas!

No Brasil, cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes estão expostos aos efeitos da crise do clima*. O maior impacto recai sobre pessoas negras, indígenas, quilombolas e outras parcelas da população que já se encontram em situação de vulnerabilidade.

As crianças e os jovens são o nosso presente e o nosso futuro. Mas, enquanto as mudanças climáticas não forem levadas para as escolas por meio de debates sérios e pautados pela ciência, não vamos responder à altura os desafios socioambientais da atualidade.

* Fonte: UNICEF Brasil

Em um ambiente escolar, a imagem centralizada mostra crianças observando uma placa solar.
Projeto Escola: um futuro verde através da educação

Aqui no Greenpeace Brasil, acreditamos que educar é a ação que pode transformar o mundo. Por isso, desde 2015, nossos voluntários e voluntárias levam palestras, oficinas e jogos educativos para salas de aula em todo o Brasil. O objetivo é desenvolver junto aos estudantes habilidades e competências que contribuam para a solução de problemas socioambientais, sempre em parceria com os educadores das instituições atendidas.

Foto de crianças em contato com uma placa de energia solar


Precisamos que as crianças e os jovens se tornem agentes da mudança!

E é isso que pede o Projeto de Lei 2964/2023 ao incluir no currículo escolar, já a partir do 1º ano, aulas sobre proteção ambiental e mudanças climáticas.

Ele também prevê outros pontos importantes, como a adaptação das escolas a eventos climáticos extremos e a redução das emissões de gases de efeito estufa.


O que você pode fazer para ajudar?

As mudanças climáticas podem – e devem – ser trabalhadas em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Junte-se a nós e participe do abaixo-assinado pela aprovação do PL 2964/2023 no Congresso Nacional!

Vamos mostrar aos deputados(as) e senadores(as) que a sociedade brasileira se importa com suas crianças e jovens, e acredita em seu potencial de entendimento e transformação da realidade. A geração que hoje está nas escolas precisa compreender, desde cedo, a importância da conservação da natureza e do combate às mudanças climáticas e às desigualdades.

Em um plano fechado, mostra-se uma criança sentada em uma mesa colorindo um desenho.

Explore outros tópicos