Biodiversidade
A biodiversidade brasileira vem sofrendo grandes perdas com o desmatamento na Amazônia, tanto de espécies já conhecidas, como das que sequer foram documentadas. Vivemos uma crise da biodiversidade, mas ainda é possível evitar novas extinções.


25%
de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção, a maior parte devido a ação humana
Fonte: Arpa/WWF

15%
da biodiversidade do planeta se encontra na Amazônia
Fonte: ONU

30 milhões
de espécies animais vivem na Amazônia, incluindo mais de mil tipos de aves e 85% das espécies de peixes da América do Sul
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas

Estamos perdendo nossa biodiversidade
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre as diferentes espécies que torna nosso planeta habitável. Mas ações humanas, como o desmatamento da Amazônia, estão levando espécies à extinção a um ritmo alarmante.
Conhecer e proteger
O Brasil precisa investir em um modelo de desenvolvimento que conviva com a natureza, protegendo o habitat de espécies ameaçadas e se beneficiando da verdadeira riqueza da floresta em pé. Para isso, é preciso conhecer nossa diversidade biológica. O Greenpeace financia cientistas na pesquisa da biodiversidade da Amazônia e realiza campanhas públicas para zerar o desmatamento.

Como ajudar
Últimas notícias
-
Como o garimpo ameaça a biodiversidade da Amazônia em 4 pontos
De caça ilegal à destruição de rios que servem como berçários para espécies de peixes, o rastro de destruição da atividade garimpeira vai muito além do mercúrio!
-
COP15 chega ao fim com Marco Global para Biodiversidade
Montreal, Canadá, 19 de dezembro de 2022 – A Convenção da ONU COP15 se encerrou, na madrugada desta segunda-feira, com um acordo final para o Marco Global da Biodiversidade. O…
-
Marco global da biodiversidade reconhece papel de Povos Indígenas na conservação
A COP 15 encerra com saldo positivo para o meio ambiente e para os povos originários e comunidades tradicionais e prevê investimento de países na proteção da biodiversidade
-
Em novembro, Deter tem 2° maior índice de desmatamento da Amazônia da série histórica
Segundo dados do sistema de alertas de desmatamento do Inpe, foram registrados 555 km² com alertas na Amazônia. Pará, Rondônia e Mato Grosso lideram.