Povos e territórios

O programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA) busca impedir o desmatamento e a degradação da floresta amazônica por meio da defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, fortalecendo as organizações desses povos.

680

terras índígenas aguardam providências do governo federal para serem demarcadas

Fonte: Funai

256

povos indígenas estão em território brasileiro

Fonte: ISA

305

etnias e 274 línguas indígenas existem em nosso país

Fonte: IBGE

Direitos violados e ameaças

As invasões a territórios indígenas chegaram a 263 em 2020, um dos maiores números dos últimos 35 anos. Essa violência ameaça a sobrevivência dos povos originários e a saúde da floresta amazônica.

Estamos ao lado dos povos indígenas

O programa Todos os Olhos na Amazônia tem como objetivo fortalecer as capacidades de mobilização e resistência das comunidades indígenas e tradicionais. Defendemos que as necessidades desses povos sejam consideradas na discussão de grandes projetos e que a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que fala do consentimento prévio, livre e informado, seja cumprida.

Como o Greenpeace ajuda os povos indígenas?

Nos últimos anos, o Greenpeace distribuiu oxigênio para aldeias indígenas afetadas pela Covid-19, formalizou denúncias sobre aumento de garimpo e desmatamento em territórios originários e apoiou grandes manifestações indígenas, como o acampamento Luta pela Vida e o Acampamento Terra Livre.

Explore outros tópicos

Como você pode ajudar

Últimas notícias

Lute contra o Marco Temporal!

Saiba mais sobre outros assuntos