Povos e territórios
O programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA) busca impedir o desmatamento e a degradação da floresta amazônica por meio da defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, fortalecendo as organizações desses povos.


680
terras índígenas aguardam providências do governo federal para serem demarcadas
Fonte: Funai

256
povos indígenas estão em território brasileiro
Fonte: ISA

305
etnias e 274 línguas indígenas existem em nosso país
Fonte: IBGE

Direitos violados e ameaças
As invasões a territórios indígenas chegaram a 263 em 2020, um dos maiores números dos últimos 35 anos. Essa violência ameaça a sobrevivência dos povos originários e a saúde da floresta amazônica.
Estamos ao lado dos povos indígenas
O programa Todos os Olhos na Amazônia tem como objetivo fortalecer as capacidades de mobilização e resistência das comunidades indígenas e tradicionais. Defendemos que as necessidades desses povos sejam consideradas na discussão de grandes projetos e que a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que fala do consentimento prévio, livre e informado, seja cumprida.


Como o Greenpeace ajuda os povos indígenas?
Nos últimos anos, o Greenpeace distribuiu oxigênio para aldeias indígenas afetadas pela Covid-19, formalizou denúncias sobre aumento de garimpo e desmatamento em territórios originários e apoiou grandes manifestações indígenas, como o acampamento Luta pela Vida e o Acampamento Terra Livre.
Explore outros tópicos
Como você pode ajudar
Últimas notícias
-
Genocídio indígena: garimpo ilegal está matando crianças Yanomami e não é de hoje…
Nos últimos quatro anos, a expansão do garimpo ilegal na Amazônia provocou centenas de mortes na maior Terra Indígena do país
-
Pelo direitos dos povos indígenas, Todos os Olhos na Amazônia!
Relembre ações do projeto que defendeu os costumes e territórios dos povos da floresta
-
Em defesa da floresta, Todos os Olhos na Amazônia!
Projeto chega ao fim reforçando a importância da luta dos povos originários e comunidades tradicionais
-
Sobrevoo revela estrada clandestina a serviço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
Um sobrevoo realizado na semana passada, revelou uma estrada clandestina dentro da Terra Indígena (TI) Yanomami conectando vários pontos de atividade de garimpo ilegal naquele território, no entorno do alto rio Catrimani.
