Milhares de mensagens de apoio às abelhas mostram a urgência de agirmos em defesa das rainhas da polinização

abelhas em colmeia
As abelhas são fundamentais para o meio ambiente, mas estão sendo exterminadas pelos agrotóxicos.
© Pieter Boer/ Greenpeace

Tem bastante gente preocupada com o extermínio das abelhas por conta do uso massivo de agrotóxicos. Prova disso são as mais de 10 mil mensagens de apoio às rainhas da polinização que chegaram na última semana, desde que lançamos o abaixo-assinado #SalveAsAbelhas.

Mais do que nunca, precisamos continuar unidos em defesa de uma produção de alimentos que não ameace esses insetos tão importantes e a nossa saúde. No Brasil, a luta não vai ser fácil: no último dia 21 de maio, o governo liberou mais 31 agrotóxicos, totalizando 197 produtos aprovados em 2019 — muitos deles banidos na União Europeia. É uma chuva de veneno sobre nossas cabeças!

No entanto, sabemos que existe um antídoto para tanta substância tóxica: é a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), que, com a sua ajuda e muita pressão, pode se tornar lei. A PNaRA é a verdadeira esperança de uma agricultura sustentável e justa, que garanta a saúde e a segurança alimentar da população brasileira e a conservação das abelhas.

Vamos então polinizar as nossas redes para mostrar que uma outra agricultura é possível, sim!

Converse com amigos e familiares, compartilhe o abaixo-assinado, continue mobilizado. As abelhas precisam da nossa ajuda.

Confira aqui algumas das mensagens de apoio às abelhas:

Não deixem a ganância acabar com o nosso planeta! Ame o próximo, ame os animais e ame a natureza! Vamos salvar o mundo! (Sandy M.)
Mexeu com as abelhas, mexeu com as flores, mexeu com as plantas, mexeu com esse amante da natureza aqui. #fimdapicada (Átila A.)
Temos que deixar claríssima a importância das abelhas.. vejo muitas pessoas que pensam que elas devem morrer porque picam as pessoas… a ignorância é sempre a maior vilã. (Gustavo O.)
Vamos salvar as abelhas 🐝. Estou totalmente à disposição para esta causa. (Iara N.)
E eu me pergunto: porque tanta estupidez? Agro é tech? Agro é pop? Agro é o fim! (Lena C.)
As abelhas precisam da nossa proteção e do nosso carinho. Elas trabalham incansavelmente para produzir o que há de mais doce em Nosso Planeta. (Antonio I.)
É inadmissível o que está acontecendo, um completo absurdo sabendo da importância que as abelhas têm para nós e não dá pra acreditar que estamos chegando a esse ponto. Eu não aceito essa situação! (Karina N.)
Chega de agrotóxico. Queremos mais vida. (Ricardo de O.)
É possível cultivar alimentos sem causar danos à natureza, fazendo mal à natureza fazemos mal a si mesmos. (João C.)
Quero fazer um pedido ao presidente Bolsonaro pra proibir o agrotóxico que está matando nossas abelhas. (Isabel B.)
Os grandes precisam garantir o futuro dos menores e pequeninos ou não haverá mais sentido para toda a ganância. (Raquel P.)
Se não tomarmos medidas sérias, chegaremos a um ponto irreversível e estaremos todos condenados. (Paulo P.)
Parabéns pela ação e tentativa de conscientização de todos na preservação e cuidados com nossas abelhas, elas que fazem um trabalho tão rico. Pelo fim dos agrotóxicos! (Ana Cláudia M.)
É um absurdo este uso indiscriminado de agrotóxicos aqui no Brasil! (Terezinha E.)
Por menos agrotóxicos em nossos alimentos !!! Salvem nossas abelhas !!! (Elaine da C.)
Há muitos meios de evitar as pragas, por que insistir em agrotóxicos? (Rosangela A.)
Vamos incentivar o consumo de alimentos orgânicos, para tornar mais acessível reduzindo, até eliminarmos esses produtos cheios de agrotóxicos. (Elisângela R.)
Chega de venenos, as pessoas estão doentes, o meio ambiente está doente. Mais respeito e saúde, mais empatia e novas tecnologias na produção agrícola do país, sem agrotóxicos, com vida e consciência! (Danielle T.)
 
Sou totalmente contra a liberação dos agrotóxicos, por representarem um risco gigantesco à saúde humana, à saúde da fauna e da flora. Sou totalmente a favor da PNRA, por entender que somente a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos freará várias doenças humanas e permitirá uma saúde meio ambiente. (José L.)
As abelhas são seres indispensáveis à vida no planeta! Respeitem a natureza! Chega de envenenar o mundo! (Dulce G.)
Abelhas são os animais mais preciosos do mundo ;(( Por favor, cuidem delas.
Elas DANÇAM pra se comunicar!! O quão incrível é isso?? Sua vida vai ser muito mais feliz se houverem abelhas dançando por aí <3 (Isabela G.)
Queremos alimentos sem veneno! PNaRA já! Salvem as abelhas. Salvem o mundo. (Tatiana dos S.)
Não ao abelhocídio! (Diego P.)
Precisamos acordar! Todos os seres vivos são importantes e essenciais em nosso planeta! Que tenhamos mais empatia e respeito por nossa Mãe Terra 🌍 (Julia S.)
Eu amo as abelhas, mesmo que eu fique inchada quando me picam, mas prefiro isso do que vê-las morrendo. Elas são a vida do mundo. O ser mais importante. (Mayara P.)
Estou preocupada com o futuro desta geração, precisamos fazer com que entendam que sem abelhas estaremos sem comida. Não é necessário usar agrotóxico. (Marileia T.)

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!