Asas da Emergência
Expedição Rio Solimões

Durante sete dias, o barco do Asas da Emergência subiu o Rio Solimões, no Amazonas, para levar ajuda emergencial aos povos indígenas daquela região © Marcos Amend / Greenpeace

Na noite de 22 de agosto, o barco do Asas da Emergência deixou o Porto do São Raimundo, em Manaus, com destino à Tabatinga, na região do Alto Solimões. A expedição teve como missão entregar quase 22 toneladas de equipamentos hospitalares e materiais de higiene para povos indígenas de oito cidades ao longo do “beiradão” do rio. Foram 1.607 km percorridos, em sete dias de viagem, navegando a uma velocidade média de 12 km/h, em que registramos também as histórias dos indígenas que lutam para proteger seus povos e territórios da disseminação da Covid-19. As doações foram feitas por diversos parceiros do projeto Asas da Emergência, como a Coiab e os Expedicionários da Saúde (EDS), além do Greenpeace. 

Desde maio, o Asas da Emergência tem levado apoio a dezenas de povos indígenas da Amazônia Brasileira. Seja através do avião ou de barcos, foram entregues mais de 60 toneladas de concentradores de oxígênio, geradores, máscaras, álcool em gel, sabão e diversos outros materiais de saúde, proteção e higiene. Num cenário em que mais de 150 povos foram contaminados em todo o Brasil, as regiões prioritárias para o atendimento foram as que mais sofrem com o aumento de casos e em que o acesso para o atendimento de saúde é extremamente precário.

Acompanhe o nosso Diário de Bordo pelo Rio Solimões.

Faça parte do movimento TODOS PELA AMAZÔNIA!