No Dia Mundial Sem Carro, reflita: se você pudesse fazer algo para melhorar o transporte do lugar em que vive, o que faria?

Logo Cidade Que Flui

Se é nas cidades que a maior parte das pessoas vive e trabalha, são as pessoas e sua qualidade de vida que devem estar no centro das discussões dos planos urbanos e de mobilidade.

Hoje, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Junto com escritórios do Greenpeace em outros países e em diversas cidades do Brasil, estamos realizando uma série de atividades – bicicletadas, caminhadas, vagas-vivas, debates, mostra de cinema – para celebrar um mundo que não mais coloque o carro como prioridade. Mais do que simplesmente banir os automóveis das ruas, estamos convidando você a refletir sobre a relação que tem com sua cidade, com as pessoas ao seu redor e como se locomove no dia a dia.

Se você pudesse fazer algo para melhorar o transporte do lugar em que vive, o que faria? Colocaria mais linhas de ônibus circulando? Conectaria melhor ônibus e trens? Construiria mais ciclovias? Daria mais espaço para pedestres? Estimularia ações educativas no trânsito? Tiraria veículos movidos a diesel de circulação?

Menina com bicicleta, cidade que flui

As pessoas unidas têm o poder de transformar suas cidades. É por acreditar nisso que, desde 2013, o Greenpeace Brasil vem trabalhando com a temática da mobilidade urbana, com o objetivo de questionar o modelo de transporte atual, que depende fortemente da indústria do petróleo e do transporte individual motorizado. Nesses cinco anos de mobilização, ajudamos a desenhar o modelo da cidade que desejamos: mais limpa, humana, justa e acessível.

De lá para cá, fizemos parcerias importantes com pesquisadores renomados para elaboração de relatório e dossiê, nos unimos às principais organizações que trabalham com o tema e consolidamos uma Rede de Mobilidade em São Paulo. Juntos, conseguimos um compromisso claro da Prefeitura de São Paulo de garantir 100% da frota de ônibus com combustível limpo até 2038, com a promulgação da lei nº 16.802/2018.

Em 2018, estamos expandindo a Campanha de Mobilidade para Recife. Queremos trilhar os caminhos para as melhores soluções para a cidade com parceiros locais. Lançamos um edital de mobilidade, com o intuito de fortalecer organizações que trabalham com mobilidade urbana e meio ambiente e também acreditam que é possível construir uma cidade melhor para todos.

Isso é só o começo. Queremos contribuir cada vez mais com soluções que mostrem que as pessoas são a verdadeira essência dos lugares. Estamos criando cidades mais habitáveis para o futuro, agora. Cidades que fluem. Venha com a gente fazer parte dessa transformação!