Os voluntários e voluntárias do Greenpeace se dedicaram a ações de limpeza, como mutirões de coleta de resíduos em praias, rios e áreas naturais, visando combater a poluição ambiental e conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

No sábado (01), diversos grupos se uniram em prol do meio ambiente, comprometendo-se com atividades em diversas frentes. Venha conferir!

Os voluntários e voluntárias de Recife estiveram presentes no 2º Mutirão do Jardim Secreto do Poço da Panela, onde realizaram a limpeza do local e coletaram folhas para a compostagem. Além disso, houve o plantio de batata-doce utilizando o composto orgânico doado pela Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos:

O grupo de Brasília se reuniu para repassar as diretrizes do Encontro de Facilitadores e também organizar as atividades para o 2⁰ semestre:

Ativistas de Manaus estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para realizar o encontro de boas-vindas para os novos voluntários e voluntárias. Eles e elas finalizaram a recepção plantando 50 mudas de árvores a convite do INPA e da Dra. Rita Mesquita, que compartilhou seus conhecimentos sobre a ciência e as florestas com os ativistas:

A galera do Litoral Norte do Rio Grande do Sul também aproveitou a data e fez uma ação de limpeza na margem da Lagoa Tramandaí:

Ainda falando sobre ações de limpeza, os voluntas de João Pessoa postaram registros de um mutirão de limpeza de praia realizada no dia 04 de março na praia de Intermares, na cidade de Cabedelo, Paraíba. A ação reuniu diversos projetos e ONGs ambientais. O grupo local marcou presença com 5 voluntários e voluntárias que ajudaram a recolher e separar o lixo coletado. Foram recolhidos cerca de 36,445 kg de lixo:

No domingo (02), os voluntários e voluntárias de Porto Alegre, reuniram-se na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, para dar as boas-vindas aos novos participantes do grupo:

O grupo de São Luís realizou uma reunião para planejar as novas ações deste ano e teve também bons momentos de interação:

Além disso, os voluntários e voluntárias também organizaram um Ponto Verde no dia 05 de março para falar a respeito da campanha Amazônia Livre de Garimpo e coletaram assinaturas para a petição contra o garimpo ilegal:

No sábado (08), aconteceu o Festival Beneficente SOS Manaus, cujo objetivo foi arrecadar mantimentos e recursos para doações às famílias e comunidades que foram atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias:

O Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CABio) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) convidou o voluntário Rui Gemaque, de Belém, para proferir uma palestra sobre suas experiências em educação ambiental, trabalho com fauna e sua participação em um sobrevoo em Rondônia em 2022:

Na terça-feira (04), o grupo de Porto Alegre, representado pelo voluntário Valdeci, realizou uma ação do Projeto Escola e ministrou a palestra “Como Mudar o Mundo: A História do Greenpeace e Seus Voluntários” para os alunos e alunas da Escola Estadual Maria Ester das Neves Dutra Damasio, em Caraguatatuba, São Paulo:

Já na quarta (06), o grupo fechou parceria com a Diretoria de Educação Ambiental (DEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) para realizar palestras socioambientais nas escolas do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul:

O grupo do Leste Paulista ministrou uma palestra do Projeto Escola sobre Justiça Climática para os alunos e alunas da Escola Juventina de Oliveira Penna Campos, em Monte Alto, interior de São Paulo:

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, os voluntas de João Pessoa estão organizando a primeira Semana da Caatinga para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de abril, já anota na agenda!

Os voluntários e voluntárias estão inspirando outras pessoas a aderirem à segunda sem carne com suas deliciosas receitas veganas postadas na última semana.

A galera de Belo Horizonte compartilhou opções incríveis, incluindo o ovo de Páscoa com chocolate vegano, perfeito para celebrar a data de forma mais sustentável e compassiva:

Além disso, o grupo também compartilhou uma receita de chantilly vegano de coco, uma alternativa deliciosa e saudável ao chantilly tradicional:

E para uma opção salgada, o grupo de Brasília compartilhou uma receita de falafel assado, uma opção crocante e saborosa para quem busca uma refeição vegana rica em proteínas:

Essas receitas são uma ótima maneira de incentivar a adoção de uma alimentação mais consciente e compassiva, mesmo em ocasiões especiais!

O trabalho incansável dos voluntários e voluntárias do Greenpeace reflete o compromisso em proteger o planeta e promover a sustentabilidade, mostrando como ações concretas podem fazer a diferença na construção de um futuro mais verde e pacífico. Ficamos por aqui, até a próxima semana!