A Semana da Mobilidade começa hoje. Queremos que as cidades brasileiras coloquem as pessoas e o planeta em primeiro lugar

Mensagem com o dizer "O carro é seu, a rua é de todos"

Dia Mundial Sem Carro em São Paulo, em 2017 © Barbara Veiga / Greenpeace

A Semana da Mobilidade no Brasil e no mundo começa hoje e vai até sábado (22/09), com o Dia Mundial Sem Carro. Para nós, trata-se de uma grande oportunidade para refletirmos sobre a forma que usamos nossas cidades. Gastamos tanto tempo nos locomovendo de um lado para o outro, seja para o trabalho, para casa, para buscar os filhos na escola, para nos divertirmos, que utilizamos os espaços públicos muito menos do que gostaríamos.

Mas essa realidade precisa mudar e as soluções já existem! Sabemos que um novo modelo de cidade é possível, em que o transporte público, as bicicletas e os pedestres sejam priorizados em detrimento do carro. Para isso, precisamos promover um amplo debate sobre as soluções para as cidades brasileiras, que englobem mais ciclovias, ônibus menos poluentes, mais linhas de metrô e calçadas com qualidade.

As pessoas são a verdadeira essência das cidades, porque são elas que dão VIDA aos lugares. As melhores cidades são aquelas em que não apenas sobrevivemos, mas também prosperamos e somos felizes. Queremos ocupar os espaços públicos e nos conectar cada vez mais. A verdadeira solução é uma combinação de modos de transporte. A era do carro acabou. Queremos uma cidade em movimento. Uma cidade que flui!

Assista ao vídeo e entre nesse movimento com a gente! #CidadeQueFlui