O Brasil parou essa semana para acompanhar as notícias sobre as queimadas na Amazônia. E assim como nós, você deve estar sob estado de atenção com recordes que infelizmente estamos registrando neste mês de agosto. E certamente ouviu falar que a fumaça pôde ser sentida nas grandes cidades da Amazônia, mas também bem longe dela, no estado de São Paulo e até no Paraná.
A chamada “temporada de fogo” não é novidade no Brasil, porém, este ano os focos de calor na Amazônia aumentaram significativamente. De janeiro a 20 de agosto, o número de queimadas na região foi 145% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
Desmatamento e queimadas: por que eles estão conectados?
Os incêndios florestais estão intimamente ligados ao processo de desmatamento. Isso porque na maior parte das vezes o fogo é utilizado para “limpar” a área após a derrubada da floresta, preparando a terra para a pecuária. Assim, em um ciclo vicioso, além do desmatamento, as queimadas contribuem para o aquecimento global, liberando mais CO2 na atmosfera e alimentando a emergência climática.
Os sinais de que a floresta pode ser desmatada e nada vai acontecer aos responsáveis estão sendo dados de forma clara pelo atual governo. Os que desmatam e destroem a Amazônia se sentem encorajados pelo discurso do governo Bolsonaro que, desde que tomou posse, não tem realizado ações para coibir o desmatamento. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, por exemplo, entre janeiro e abril de 2019 houve uma queda de 70% nas operações de fiscalização realizadas na Amazônia.
A maior floresta tropical do mundo e toda a sua biodiversidade estão gravemente ameaçadas. E isso gera risco para todos nós, mesmo para aqueles que não moram na região Norte do país, já que o fogo contribui para as emissões de gases do efeito estufa no Brasil, afetando o equilíbrio climático do planeta. A destruição da Amazônia contribui seriamente para o aprofundamento da atual crise climática!
E o que o Greenpeace está fazendo a respeito disso?
Com o apoio de nossos doadores, todos os anos realizamos sobrevoos de monitoramento da região amazônica. No dia 23 de agosto de 2019 realizamos um sobrevoo para documentar as fortes queimadas deste ano e encontramos imagens desoladoras como estas:
No ano passado mostramos ao mundo o estrago deixado pelo fogo entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Durante a pesquisa, identificamos focos ativos especialmente no entorno e dentro de áreas protegidas, como Terras Indígenas (TI) e Unidades de Conservação, o que representa um grande risco à sua conservação.
Em 2019, estamos desde o início do ano pressionando as autoridades e denunciando por meio de nossos canais de comunicação e na imprensa, o avanço do desmatamento e o desmonte da política ambiental do Brasil. Continuamos monitorando a floresta e apoiando seus povos que, com seu modo de vida tradicional, evitam a degradação ambiental. Continuaremos fazendo mais e mais pela proteção da Amazônia. Ainda temos muito trabalho a fazer! Então, se você se pergunta como pode ajudar a salvar o mundo hoje, a resposta é ajudando o Greenpeace com sua doação.
Mostre agora mesmo que você também quer garantir o futuro para as próximas gerações!
*Texto atualizado às 14h24 do dia 24 de agosto.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
um dia fiz um poema sobre a Amazônia...esses dias de notícias q a Amazônia está sendo destruída pelas queimadas lembrei do poema.dias tristes esses,hoje eu vi a foto d animais carbonizados,não pude conter as lágrimas...muito triste. 😭😭😭 Poema. Amazônia minha vida, Amazônia meu amor, só de pensar em você,oh querida,meu peito se enche de dor, de ver você tão sofrida; e cada vez mais perdendo sua Cor. Teu verde é vida, e quem te destrói não pensa em milhares de vidas que estão sendo destruídas. oh, Amazônia querida. 😭😢
500 mil hectareas quemados na bolivia evo morales autorizou estas queimadas esta en diario e jornais A fumaca negra ja esta comprovada que vem da bolivia e do paraguay formando un fenomemo rarissimo conhecido como tunel de fumaca . Na area brasileira somando asmazonia e pantanal os numeros apontan a menos de 20 mil hec No satelite se pode ver focos transfronterizos 500 mil hec na bolivia de qwueimas asutorizadas e o ataque esta virado a bolsonaro nao tem sentido ...
Nossa cidade de palmacia Ceará Brasil tem grandes desmatamento queria que vocês mandava um representante pra nossa cidade muita queimadas única Mata Atlântica do Ceará e do Brasil de reserva ajuda nossa mata nossa serra no Marciço de Baturité
Biblicamente falando, Deus criou os homens pra cuidar da terra! Eu pergunto: Temos cuidado? estamos cuidando do que Deus nos designou para cuidarmos?. onde está os talentos que Deus entregou nas mãos de cada um de nós? enterramos os telentos? Nós temos o magma no centro da terra e cade as árvores para segurar o calor do sol e diminuir o aquecimento Global? cadê as terras para absorver as águas como esponja e refrescar a terra e devolver ao ambiente como água e regar as plantações que nos servirão como Alimento? Água para beber?. CADÊ A MÍDIA, GRANDES EPRESAS, ESCOLAS, CONCIENTIZANDO O SER HUMANO DA SUAS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS COMO CIDADÃOS. ESPERO QUE AS GRANDES EMPRESAS COMECE A FAZER ESSE TRABALHO. E QUE IS POLITICOS BRASILEIROS FAÇAM O MESMO.
Gente, a questão não é se foi Bolsonaro que ateou fogo, entendam. Queimadas existem há muito tempo, desde outros governos, mas a questão aqui, é que ele pouco se importa, tanto que o ministro do meio ambiente é ruralista, ele deu preferencia a tirar verba de filmes LGBT e da Educação, do que ir resolver um problema que afeta a Terra como um todo. Quando outros países ofereceram ajuda, ele se recusou, dizendo que o interesse era nas riquezas minerais da amazônia. Desde sua campanha, ele só fala em riquezas minerais, em exploração, em retirar terra do índio, em cortar verba para o meio ambiente. Nós brasileiros, temos que exigir DELE que troque esse discurso, ele não pode sair fazendo o que quer, ele é um empregado da nação. Ele, como presidente, e como ser humano também, têm o DEVER e o COMPROMISSO com o meio ambiente. Agora recentemente, os céus de São Paulo, as 3 horas da tarde, de repente se escureceram, resultado de gases tóxicos e prejudiciais que aumentam a temperatura do planeta, como o CO2 por exemplo, isso afeta o meio ambiente em uma escala GLOBAL. Não foi ele que tacou fogo, mas foi ideia dele o ''dia do fogo", foi autorizado pelo próprio governo. Foi ele quem demitiu o diretor do INPE só porque não gostou dos dados. As declarações que ele faz, se contradizem o tempo TODO, uma hora ele fala que ama a natureza, outra já fala que pode cortar arvore, que logo logo nasce outra no lugar, fala que ama o meio ambiente, mas autoriza o chamado "dia do fogo". É questão de senso, de respeito com a mãe natureza, com o Brasil e com o Mundo não apoiar esse retrocesso chamado de avanço!
E onde estavam estas ONGs que deixaram tanto desmatamento m? Não faz três meses que reduziu verbas.Estas ONGs faziam o que? Usavam o dinheiro para si?
Gente, a questão não é se foi Bolsonaro que ateou fogo, entendam. Queimadas existem há muito tempo, desde outros governos, mas a questão aqui, é que ele pouco se importa, tanto que o ministro do meio ambiente é ruralista, ele deu preferência a tirar verba de filmes LGBT e da Educação, do que ir resolver um problema que afeta a Terra como um todo. Quando outros países ofereceram ajuda, ele se recusou, dizendo que o interesse era nas riquezas minerais da amazônia. Desde sua campanha, ele só fala em riquezas minerais, em exploração, em retirar terra do índio, em cortar verba para o meio ambiente. Nós brasileiros, temos que exigir DELE que troque esse discurso, ele não pode sair fazendo o que quer, ele é um empregado da nação. Ele, como presidente, e como ser humano também, têm o DEVER e o COMPROMISSO com o meio ambiente. Agora recentemente, os céus de São Paulo, as 3 horas da tarde, de repente se escureceram, resultado de gases tóxicos e prejudiciais que aumentam a temperatura do planeta, como o CO2 por exemplo, isso afeta o meio ambiente em uma escala GLOBAL. Não foi ele que “tacou” fogo, mas foi ideia dele o ''dia do fogo", foi autorizado pelo próprio governo. Foi ele quem demitiu o diretor do INPE só porque não gostou dos dados. As declarações que ele faz, se contradizem o tempo TODO, uma hora ele fala que ama a natureza, outra já fala que pode cortar árvore, que logo logo nasce outra no lugar, fala que ama o meio ambiente, mas autoriza o chamado "dia do fogo". É questão de senso, de respeito com a mãe natureza, com o Brasil e com o Mundo não apoiar esse retrocesso chamado de avanço!
Se é pra sobrevoar e tira fotos, façam doações pra mim. Faço isso tranquilo!
Minha floresta, alma do meu país e vida do nosso planeta, identidada Brasileira perdida, Realeza Reino Vegetal, beleza infinita, tu és alvo de inveja pela tua Majestade, que os homens não suportam reconhecer, cujo preço a pagar por tamanho orgulho lhes será cobrado com juros.
Estamos vivendo em uma , época . Cada vez mais selvagem ! E ao mesmo tempo . Nossa consciência social e moral . Está desabando ! Como as coisas estão acontecendo de forma muito rápida .
gostaria de ao inves de doar adquirir produtos para divulgar as causas ambientais como camisetas bones talvez uma parceria com a mormaii por exemplo onde os produtos fossem organicos como algodao ou plastico recilavel obrigado
É muito fácil combater os ruralistas criminosos. Basta não consumir carne bovina. Eu faço isso desde junho de 1998. Esta é minha sugestão.
Já sou doadora do Greenpeace. Gostaria de trabalhar voluntariamente nessa causa. Tem algo que eu possa fazer?