Política Nacional de Redução de Agrotóxicos precisa ser aprovada em Comissão Especial ainda este ano
A chef de cozinha e apresentadora Bela Gil gravou um vídeo falando sobre a importância da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA, PL nº 6.670/2016). Bela, que tem acompanhado a discussão sobre o tema junto com o Greenpeace e outras organizações, defende uma política que possa garantir alimentos saudáveis e sem veneno a toda população brasileira.
Lembrando que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, Bela Gil convida as pessoas a participarem ativamente dessa campanha, a assinarem a petição e a fazerem com que a PNaRA entre em vigor. “Se tem algo que seja realmente importante para a gente nesse momento, é lutar por uma agricultura mais sustentável, que a gente sabe que pode alimentar o Brasil e o mundo. E a transformação tem que começar agora”, diz ela.
Assista ao vídeo:
Resultado direto da pressão popular, a PNaRA propõe a redução gradual do uso de agrotóxicos no Brasil, permitindo a transição do modelo convencional de agricultura para sistemas agrícolas mais sustentáveis para as pessoas e o planeta e mais justos para quem planta. Em lugar de grandes quantidades de químicos e concentração de terra para monocultura de commodities, como milho e soja, teremos uma agricultura que respeita quem produz e quem se alimenta, além de assegurar distribuição e acesso verdadeiramente democráticos.
Em que pé está a PNaRA?
No momento, o texto da PNaRA tramita na Câmara dos Deputados e está pronto para ser votado pela Comissão Especial que analisa a matéria. Esse PL pode começar a mudar o rumo do Brasil, colocando-o em um caminho com menos veneno. É de extrema importância que seja aprovado ainda este ano. Caso contrário, com o fim da legislatura vigente, o projeto será extinto e voltará à estaca zero em 2019.
Por isso, precisamos mais do que nunca seguir juntos em defesa de uma política pública que incentive o processo de transição agroecológica no país. Acompanhe nas nossas redes sociais, assine a petição #ChegaDeAgrotóxicos, divulgue este vídeo. Vamos dizer SIM para um futuro sem veneno.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Nossos sistemas de governo estão desgastados, a base em que se ergueram já não os justificam, precisamos pensar em novas maneiras participativas, com alternativas para que o capital não domine... obrigado pela oportunidade.
Todos unidos redução do agrotóxicos. Queremos alimentar e não nos envenenar.
Eu sonho com esse pesadelo dos venenos em nossa agricultura. Desejo que possamos ter opção de alimentos orgânicos.sonho que nenhuma criança tenha que consumir esses venenos. Que ninguém, seja obrigado a consumir .Que tenham o direito de viver com saude.