Rafael Fernandes é Coordenador de Desenvolvimento de Comunidades no Greenpeace Brasil

Em 2018 você mobilizou e fez história com a sua voz e força

Há pouco mais de um ano o Greenpeace Brasil lançou O Bugio, plataforma de campanhas online que nasceu para apoiar quem está disposto a ser protagonista da mudança que deseja no mundo. Mesmo jovenzinho, já vem fazendo a diferença pelo Brasil, com mais de 85 mil pessoas mostrando seu apoio nas campanhas e fazendo pressão para um mundo mais justo.

O Bugio

A maioria da população mundial vive nas cidades, e são nelas que encontramos e sentimos os principais e maiores impactos socioambientais – clima, água, lixo, infraestrutura, mobilidade, saúde e muito mais. E muitas vezes, aquelas pessoas que têm o poder ou influência para reverter os problemas da cidade, não o fazem.

Então o Bugio chegou como uma forma de amplificar a voz de quem está indignado com algum problema socioambiental e permitir que qualquer pessoa crie sua própria petição, mobilizando e inspirando através de uma ferramenta online, simples e prática, contando com o suporte de uma Organização experiente em criar campanhas e mobilizar. Nele é possível pressionar um alvo e mostrar que a pressão não vai parar até que o problema seja resolvido.

Já são quase 400 campanhas na plataforma e, esse ano, uma dessas campanhas bateu o recorde, tendo mais de 28 mil assinaturas em menos de 2 meses.

Cínthia Bordini para o Greenpeace "O poder de alcance das petições é imensurável e o retorno positivo é gratificante"

Cínthia Bordini para o Greenpeace “O poder de alcance das petições é imensurável e o retorno positivo é gratificante”

Para Cínthia Bordini, criadora da campanha “Não à derrubada da Mata Atlântica de Porto Alegre”, a ferramenta é um lugar de democracia e que fortalece o espírito de mobilização.

“O Bugio é um maravilhoso instrumento de mobilização social em plataforma digital e representa mais um aliado a favor das reivindicações populares em defesa do meio ambiente. As pessoas devem criar suas campanhas e divulgar suas causas! O poder de alcance das petições é imensurável e o retorno positivo é gratificante”, finaliza.

Esse é apenas um exemplo de que o poder de mudança está nas pessoas e que é hora de colocá-lo em prática!

Use sua voz você também para transformar o mundo a partir da sua rua, do seu bairro, da sua cidade. Vamos estimular as mudanças locais e alcançar uma mudança global.

Você também pode assinar e dizer não ao Desmatamento na Gávea

Ser contra a transposição de água no rio Itapanhaú 

E apoiar essas e outras campanhas. Acesse www.obugio.org.br

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!