Começa neste domingo (6/11) a maior conferência anual do clima, e o Greenpeace está com um time de craques no aquecimento para acompanhar as negociações

Logo logo vai ter COPA. Mas antes, não esqueça: Vai ter COP!
A partir deste domingo (6/11), o balneário de Sharm El-Sheikh, no Egito, será o palco da 27ª Conferência das Partes, a COP27, o principal encontro anual sobre clima que reúne, desde 1995, líderes de praticamente todos os países para discutir estratégias para lidar com a crise climática. E o Greenpeace Brasil está levando um timaço para acompanhar de perto as negociações deste campeonato onde só há um vencedor: o planeta Terra!
Neste ano, quatro itens fundamentais para o progresso do combate à crise climática estarão em jogo:
- (i) o aumento da ambição e a implementação das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa;
- (ii) a criação de um mecanismo próprio de financiamento às perdas e danos climáticos;
- (iii) a discussão de uma meta global de adaptação à mudança do clima; e
- (iv) o aumento dos compromissos dos países ricos de fornecer dinheiro para ação climática nos países mais pobres.
No entanto, um conceito que deve estar muito presente em todas as negociações é o de Justiça Climática. Você sabia que nas regiões mais vulneráveis à crise climática, como países do Sul Global, o número de mortes por secas e enchentes foi 15 vezes maior na última década do que nas regiões menos vulneráveis? Pois é, e são os povos dessas regiões os que menos contribuíram para chegarmos a esse cenário.
Quando o que está em jogo é o futuro do planeta, as comunidades em situação de vulnerabilidade não podem mais ficar no banco de reservas. Não é aceitável que a voz de populações que vivem um processo histórico de segregação e exclusão como jovens, negros e negras, povos indígenas, mulheres e o Sul global sejam tangenciadas e fiquem de fora da mesa de decisão.
A COP27 é uma oportunidade para pressionar os tomadores de decisão a ouvir essas vozes, para que suas histórias sejam contadas e para que essas populações participem mais ativamente nos acordos multilaterais de enfrentamento a essa crise.
A convite do Greenpeace Brasil, os ativistas climáticos Marcelo Rocha, diretor executivo do Instituto AYÍKA, e Amanda Costa, fundadora do coletivo Perifa Sustentável, estão embarcando para o Egito neste final de semana para acompanhar as principais jogadas deste grande campeonato.
Para a Amanda, “essa COP, que vai acontecer em um país africano, é bem estratégica para abordar o tema de Justiça Climática e enfrentamento ao racismo ambiental. Trazer a Justiça Climática para o centro das negociações não é apenas mais uma pauta, mas é a pauta central, que precisa reverberar para além das conferências”.
Já o Marcelo entende que nessa conferência “teremos mais uma oportunidade de discutir Justiça Climática, principalmente porque o novo presidente da República eleito já aceitou o convite de estar lá e articular junto à sociedade civil. Vai ser uma COP de unificação, que pode abrir portas para o Sul Global estar dentro dos processos e espaços de negociação”.
Durante as duas semanas da conferência, o Marcelo, a Amanda e mais um time do Greenpeace estarão acompanhando todos os detalhes e bastidores das negociações, além de levar a voz de jovens periféricos dos quatro cantos do Brasil para o centro das tomadas de decisão.
Quer entrar para esse time de craques da Justiça Climática e acompanhar tudo o que vai acontecer no campeonato, quer dizer, na conferência? Siga as nossas redes, curta e compartilhe!
A região Amazônica está vivendo uma seca histórica, que mostra a gravidade dos eventos climáticos extremos. E milhares de pessoas estão sentindo os efeitos deste desastre na pele. Por isso, o Greenpeace retomou a campanha Asas da Emergência e já levou toneladas de alimentos e outros itens essenciais para as comunidades mais afetadas. Agora, precisamos do seu apoio para chegar mais longe. Por favor, faça uma doação emergencial.
Discussão
Eu adorei Greenpeace queria um dia que eles pudesse fazer um discurso de doação para o futuro para as pessoas que são doadoras também participar de viagens e promover ações para ajudar Greenpeace o desenvolvimento econômico ambiental nas florestas e de todos os tipos.
Boa noite! Prezados amigos é muito importante o empenho de vocês pela preservação das florestas e da vida em nosso Planeta. Fico feliz pelo nosso Presidente Lula ir para a COP 27. Acreditem os deuses estão agindo e Deus está presente. Um forte abraço a todos! Felicidades e sucesso!
Destino sombrio é o futuro sem florestas e animais.
Have a great Summit. I can’t Thanks you enough!
Esta COP é da TERRA, PELA TERRA. JUSTIÇA CLIMÁTICA, DEIXE A TERRA VIVER! TERRA PRECISAMOS DE VOCÊ! Telma Tremembé do Ceará Brasil