Considerada uma das maiores manifestações religiosas, populares e culturais do Brasil, a celebração acontece todo mês de outubro, nas ruas e rios de Belém do Pará


Em meio às festividades do Círio de Nazaré, em Belém (BA), o grupo de Voluntários do Greenpeace Brasil na região marcou presença no Círio Fluvial. Os participantes fizeram uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, exibindo uma faixa com os dizeres: “Nossa Senhora de Nazaré, protegei toda vida que sofre com a crise climática”.
© João Paulo Guimarães / Greenpeace

Isabela Nunes
Grupo de voluntários e voluntárias de Belém

Transmitir em palavras a grandiosidade e a energia do Círio de Nazaré é uma tarefa difícil.

Qualquer paraense ou quem já viveu esse momento sabe como é complicado descrever a emoção que toma conta da cidade e do povo durante esses dias.

Mas, esse ano, nosso grupo de voluntários se reuniu e organizou ações muito especiais durante os dias de festejo.

Para além de uma celebração religiosa, o Círio é cultura e identidade.

Muitas vezes vocês ouviram que ele é o “Natal do paraense”. Isso porque carrega tradições únicas, que o tornam o que é. 

São mais de 2 milhões de pessoas nas ruas, carregando suas promessas e sonhos, em uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

Pessoas pagam promessas caminhando quilômetros de distância vindo de outras cidades.

Alguns percorrem o trajeto principal de joelhos, muitos seguram a corda que puxa a berlinda, e outros carregam estátuas de ceras em forma de casas ou partes do corpo. Outros distribuem água durante a procissão como forma de solidariedade.

Mas o que o Greenpeace Brasil fez por lá?

Nossa Senhora de Nazaré é a Rainha da Amazônia, e a ela pedimos proteção para a floresta, para os povos afetados pela crise climática, para nossos manguezais e para nosso planeta. 

Com isso em mente, preparamos três importantes ações.

A primeira aconteceu no sábado (12/10), pela manhã, durante a procissão que não poderia ser mais a cara da Amazônia: o Círio Fluvial. 🌅 

São centenas de barcos navegando, junto à imagem, pela Baía do Guajará. Estivemos na Vila da Barca, uma região periférica de Belém localizada à beira do rio, em parceria com a Barca Literária –  projeto social que mantém uma biblioteca comunitária itinerante e promove educação e desenvolvimento identitário para crianças e jovens da comunidade de palafitas. Estendemos uma grande faixa com os dizeres “Nossa Senhora de Nazaré, protegei toda vida que sofre com a crise climática”. O objetivo era que fossemos notados pelos barcos que acompanhavam a santa e pela comunidade ali presente que estava reunida.

Voluntários com a faixa “Nossa Senhora de Nazaré, protegei toda vida que sofre com a crise climática”.
© João Paulo Guimarães / Greenpeace

A segunda ação aconteceu na noite de sábado, onde ocorreu a Trasladação, uma procissão noturna que leva a imagem da santa ao local da onde ela sai na procissão principal. 

Nessa ocasião, nós realizamos projeções com frases como “Nazinha, livrai-nos do colapso ambiental”, “Nossa senhora de Nazaré, intercedei pela Amazônia”, “Nazinha, protegei nossos manguezais”, entre outras, em uma das avenidas principais do trajeto, a Av. Presidente Vargas.


Na parte da noite, durante a Trasladação, os voluntários projetaram mensagens no Edifício Associação Vasco da Gama. © João Paulo Guimarães / Greenpeace

Por fim, no domingo, foi o grande dia: a procissão principal, que leva mais gente às ruas, o dia do Círio de Nazaré. 

Estendemos uma faixa no Ed. Manoel Pinto da Silva, localizado em uma das ruas mais importantes da procissão, a Avenida Nazaré. 

Durante o Círio, é comum estabelecimentos, famílias e empresas estenderem faixas para saudar ou suplicar à santa nas varandas e fachadas, e nós não poderíamos ficar de fora dessa tradição. 

Nossa faixa dizia: “Nossa Senhora de Nazaré, rogai pela Amazônia”, e aqui deixo o nosso agradecimento especial ao Tio Paulo que gentilmente cedeu a varanda que realizamos a ação.

Festividades do Círio de Nazaré, em Belém (BA). © João Paulo Guimarães / Greenpeace

Foi um momento muito especial e fiquei extremamente feliz ao perceber os olhares curiosos das pessoas para a nossa ação, mostrando que estávamos sendo notados e que nossa mensagem estava sendo levada adiante.

É muito impactante fazer ações grandiosas assim, não é mesmo? 

Conseguimos muita visibilidade e chamar atenção para o que realmente importa: justiça climática e a defesa da Amazônia.

Gostaríamos de realizar mais ações como a do Círio e precisamos de seu apoio para que isso seja possível. Clique aqui e saiba como ajudar! 

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!