Baixe o episódio | Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Menos de três anos após a tragédia em Mariana – MG, causada pela Samarco, o cenário se repete em Brumadinho. Na volta do podcast As Árvores Somos Nozes, conversamos sobre essa nova tragédia que deixou um rastro de destruição: milhares de pessoas perderam seus familiares, suas casas, seu modo de vida.
Neste episódio, nossa porta-voz Fabiana Alves, que viu de perto a destruição causada pela Vale em Mariana e em Brumadinho, comenta as semelhanças entre as duas tragédias, o desmonte do licenciamento ambiental e traz um olhar detalhado sobre as falhas que causaram esse desastre. Também participa a documentarista e diretora de fotografia Fernanda Ligabue, que registrou a tragédia em fotos e vídeos com uma equipe do Greenpeace e viu de perto a dor de uma comunidade destruída por esse crime.
Links relevantes
- Ações do Greenpeace em Mariana
- Brumadinho chora – e se ajuda
- Brumadinho: Greenpeace pede providências ao governo federal
- Petição #ParemAVale
Créditos
- Apresentação: Rafael Silva
- Sound Design: Compasso Coolab
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi
- Edição: Caio Corraini
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Mais um crime, contra a natureza, contra as pessoas, contra o bom senso, mais uma vez a ganancia vale mais que uma vida humana, mais que a natureza, ate quando vamos tolerar esse tipo de coisa, o aquecimento global esta ai, apesar de cientistas contestarem, mas a natureza da prova disso constantemente, que seja dado um basta nisso, para salvarmos vidas e a nossa casa, caso contrario estamos condenados num apocalipse anunciado faz tempo...
tem que colocar-se os nomes dos responsáveis, pois falar só o nome da empresa deixa impunes socialmente a aqueles que só se interessam por lucro e não pelas pessoas.
Prendam os donos da Vale,juntamente com a alta cúpula da Samarco(Mariana-2015). 2 tragédias anunciadas. Porque o Brasil é assim? Coitado de quem morreu,e coitada das famílias das vítimas. 100 mil reais de indenização?Faça o meu favor. Arranquem tudo da Vale.Arrasem com a Vale.E com a Samarco.
Algumas atitudes do ser humano se revertem em tragédias, não só ambientais, mas também na destruiçao de vidas. Quando se perde o equilíbrio alguem irácaba pagando o preço. E infelizmente ou literalmente como queiram" A corda sempre arrebenta do lado mais fraco'
Triste :( Ótimo podcast, Greenpeace! \o/ Chocante que uma tragédia desse porte tenha se repetido (Mariana > Brumadinho). A suspensão das operações de todas as barragens da Vale precisa acontecer, até que a segurança esteja garantida com a averiguação adequada de funcionamento de todas elas... Se é que podemos chamar de " funcionamento adequado" de qualquer modus operandi de empresas do gênero, que só visam o lucro e nada mais... #FoiCrime #BrumadinhoChora
A gente não tem nem o que falar. Isso é um genocídio. Mas o que prevalece hoje e o TER e nao SER. E o povo continua sofrido e sofrendo.
Em quanto estiver essas bombas naturais que é essas barragens.a risco com mais tragédias como essas que está acontecendo. Porquê não tem mais aquela falta de segurança.tanto pra o meio ambiente como principalmente as pessoas que moram por perto do perigo.tudo isso é a falta de fiscalização.
E uma vergonha para o estado de MG, tamanha incompetência dos gestores governamentais, onde esta a ONU, os Direitos Humanos, o incompetente do governador. Há outras barragens deste porte e até maiores apresentando os mesmos riscos e estão monitorando...., sera que os olhares atuais terá o poder de segurar uma barragem se rompendo? E muito triste ver o descaso dos órgãos responsáveis com o povo de mariana, o abandono, a falta de atenção para solucionar a situação dos menos esclarecidos.
99% se não for 100% dos seres humanos está preocupado é com a sua própria vida e não com o que está a seu redor
Queremos que seja feita justiça, que não passe impune, e não podemos deixar cair no esquecimento, pois a dor e as perdas assim como a destruição é irreversível..
Muito triste o ocorrido em Brumadinho. Até hoje não acredito que a Vale, além de matar e destruir a vida e os sonhos de tanta gente também matou nosso Rio Doce. Choro ao ver nosso RIO, onde quando criança tomava banho, onde minha família lavava roupas. A gente podia pegar peixes com as mãos. Valadares ainda chora morte de nosso rio...
Solidariedade aos moradores das regiões criminalizadas pela SAMARCO e pela VALE. Enquanto políticos e demais autoridades não pararem de roubar e cumprir seu papel de Cuidar da Casa Comum(Planeta) e das pessoas que o habitam, infelizmente muitas Vidas podem ser ceifadas prematuramente.... Dois Sentimentos: - Indignação _ Revolta ParemmmmmaValeParemmmmmmm O Povo sofrido vítimas de desmandos precisa de J U S T I C A URGENTE !!!!! (Não costumo usar caixa alta, mas não deu...)
A Ganância do homem, está acabando com a Natureza, com o Planeta, e com a vida das pessoas, com as Famílias das vítimas, com todas essas tragédias, que está acontendo no Brasil, e no mundo.
Que bom que vocês voltaram com o podcast! Já estava com saudades. É muito importante falar sobre essa grande irresponsabilidade que a Vale cometeu e da grande tristeza e perda de vidas humanas.
Se nossa justiça não agir continuara essa matança de Brasileiros, não a nada mais importante que a vida. Bem antes da concepção ela já é valiosa para Deus, quando será que o homem vai começar a entender certas coisas .
Gente, eu ia assinar a petição, mas fiquei pensando aqui...se a Vale declarar falência como pagarão suas dívidas? Já vi em vários lugares que isso acontece com empresas no Brasil e falir pra eles seria mais conveniente do que pagar o que devem a sociedade e natureza. Voces fazem leitura de email ou comentário? Seria ótimo pro próximo podcast Obrigada pelo podcast maravilhoso
Quantas vezes ainda essas coisas acontecerão? Qual justica será feita?? Tantas vidas se foram.. Quem vai pagar esse preço? Só peço que a justiça divina se faça sobre a Terra! Justiça para Brumadinho..! Justiça a toda forma de injustiça !!