Mais de 30 artistas, de vários estilos e gerações, pedem pela conservação do maior bioma brasileiro
Foi lançado na noite deste domingo (5), no programa “Fantástico”, da Rede Globo (RJ), um novo projeto artístico em prol da conservação das florestas brasileiras: é a “Canção pra Amazônia”, a nova empreitada do compositor Carlos Rennó no mundo das canções engajadas.
Disponibilizada em áudio e vídeo, a Canção pra Amazônia é um grande apelo pela conservação da maior floresta tropical do planeta. Em sua letra, ela cita diversos problemas ambientais que ocorrem naquele bioma e que agravam a crise climática – como garimpo, a extração predatória de madeira, o ataque aos povos indígenas, e “as boiadas” do governo Bolsonaro que aumentam a pressão sobre a floresta e seus povos. A letra foi feita por Carlos Rennó e a melodia, por Nando Reis.
Participam da canção Agnes Nunes; a dupla Anavitória; Arnaldo Antunes; Baco Exu do Blues; Caetano Veloso; a atriz Camila Pitanga; Céu; Chico César; Criolo; Daniela Mercury; Diogo Nogueira; Djuena Tikuna; Duda Beat; Elza Soares; Flor Gil; Gaby Amarantos; Gal Costa; Gilberto Gil; Iza; Majur; Maria Bethânia; Milton Nascimento; Nando Reis; Péricles; Preta Gil; Rael; Rincon Sapiência; Samuel Rosa; Thaline Karajá; Vitão; e o sambista Xande de Pilares.
Ouça a canção nas principais plataformas: https://onerpm.link/cacaopraamazonia
Visite o site: https://vozdafloresta.com/
Nando Reis contou que o objetivo da Canção pra Amazônia é chamar a atenção para a violenta e gravíssima destruição deste grande patrimônio natural brasileiro: “Essa destruição vai na contramão de todo pensamento moderno ou sensato que existe até mesmo sobre a produção de riquezas. A destruição da Amazônia tem transformado a riqueza da floresta em um deserto, algo que trará gravíssimas consequências para o mundo. Por isso, a única medida cabível é alertar sobre a conservação”, disse.
O cantor e compositor contou também que os artistas, devido a sua popularidade e notoriedade, contribuem para levar mensagens importantes para “mais gente”: “Mas o que está por trás de um movimento como esse, da Canção pra Amazônia, é o pensamento de um cidadão. De todos nós emprestarmos as ferramentas que temos disponíveis em favor dessa causa”, contou o músico.
Amplificar vozes
É importante dizer que a Canção pra Amazônia não tem fins comerciais. Todos os custos envolvidos no processo foram para despesas fixas, como horas de gravação em estúdio. Os artistas participantes responderam a um convite e não receberam cachês, além de cederem sua imagem e voz para este projeto. “Queríamos mobilizar segmentos diversos, trazer artistas comprometidos com a causa e que pudessem amplificar, com suas vozes, o alcance da canção”, explicou Nando. Os cantores e cantoras participantes responderam ao chamado baseados em suas agendas, disponibilidade de tempo e afinidade com a pauta.
Letrista da canção, Carlos Rennó contou que a Canção pra Amazônia é um projeto que existe há quase dois anos. A letra foi feita entre o final de 2019 e o início de 2020. “Entreguei a letra ao Nando no início do ano passado, quando a gente se preparava para colocar o projeto de pé. Mas aí veio a pandemia e mudou tudo”, disse o compositor.
A gravação da música levou cerca de sete meses, entre fevereiro e agosto de 2021. Cada artista gravou seu trecho separadamente, como forma de minimizar os riscos de contaminação por Covid-19. Por isso, houve um intenso trabalho logístico nos bastidores para garantir que todos os artistas gravassem de maneira segura e eficiente, e pudessem também gravar sua participação no clipe da canção.
Participação de todos
Coordenadora-executiva da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Nara Baré afirmou que a luta pela vida e pela conservação das florestas exige a participação de todos aqueles preocupados com o futuro do planeta.
“Estamos vivendo um período de grandes retrocessos, de grande violência contra a Amazônia e de grandes agressões aos povos indígenas. Ter tantas vozes somando neste movimento e chamando a atenção para esses problemas é muito bonito e útil. Mas precisamos de mais gente, de mais ação e de mais atitudes se queremos mudar o futuro que está se desenhando e as perspectivas negativas que temos hoje para a Amazônia”, disse a coordenadora.
Carolina Marçal é a Porta-Voz da Campanha da Amazônia do Greenpeace. Ela afirmou que apoiar este tipo de projeto faz parte da história da organização.
“O Greenpeace sempre procurou formas criativas e não-violentas de disseminar as mensagens que acreditamos e de engajar as pessoas na construção de um mundo mais verde e justo. Participar de um projeto desse porte, com tantos artistas importantes e relevantes da música brasileira, é uma maneira poética e forte de passar as nossas mensagens e de posicionar a sociedade a respeito da Amazônia. Apesar do desgoverno Bolsonaro que implementa uma agenda anti-ambiental destrutiva, nós continuaremos resistindo e lutando pela Amazônia. A arte é uma forma poderosa de ativismo, de luta e de resistência, e para nós é uma honra participar de um projeto como este”, disse a especialista.
Dados
A Canção pra Amazônia é uma iniciativa do Greenpeace e da Relicário Produções, que cuidaram da produção executiva da ação. Este projeto teve apoio também da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib), da Coiab, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE Amazônia.
Recentemente, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que agosto de 2021 registrou 28.060 focos de calor, o terceiro pior índice da década! Este ano ficou atrás apenas de agosto de 2019 e agosto de 2020, mostrando como a gestão Bolsonaro tem sido ineficiente no combate ao fogo na Amazônia.
Além disso, estudo recente do MapBiomas mostrou que, entre 1985 e 2020, a área utilizada para garimpo e mineração no Brasil cresceu seis vezes – saltando de 31 mil para 206 mil hectares. Só a Amazônia concentra 72,5% desse total. Isso significa que, de cada quatro hectares minerados no Brasil, três deles estão na Amazônia. Outro dado importante mostra que, entre janeiro e julho de 2021, 74% da abertura de novas áreas para mineração incidiu em áreas protegidas – como Terras Indígenas e Unidades de Conservação – revelando como o patrimônio natural brasileiro vem sendo depredado de maneira irracional e inconsequente.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Achei linda e emocionante a música "Canção pra Amazônia" Gostaria de obter a letra da música, onde posso encontrar?
Muito importante o envolvimento de vários artistas brasileiros nessa hora tão difícil que estamos passando, através de um governo que destrói a floresta e não está nem aí com o meio ambiente, com o desenvolvimento humano, com as vidas dos índios e nem pensa que o Brasil, através da Floresta Amazônica, torna-se o pulmão do mundo. Parabéns aos artistas!
NÃO ESTÃO QUERENDO DEIXAR COMPARTILHAR NA MINHA PÁGINA DE FACE; JÁ TENTEI VÁRIAS VEZES E DIZEM QUE A SENHA ESTÁ ERRADA E, ELA NÃO ESTÁ ERRADA!
Sem dúvida é muito triste ver a natureza morrendo diante de nossos olhares impotentes. O que vem acontecendo é o maior crime ambiental de todos os tempos!!! É uma lástima...Fico triste perante total absurdo e inconsequência humana. É preocupante saber que um patrimônio natural deixará de existir e em pouco tempo o homem sofrerá consequências irreparáveis.... É o fim dos tempos!!! Lamentável... Futuramente, não terá empresa que prospere com tamanha atrocidade.....É a lei do retorno....Os empresários estão assinando o início do próprio fim!!!
Este berçário da vida de todos os reinos da natureza deveria ser intocável e lastimável o ser humano ainda ter a i tenção de fazerem tanta destruição! Muitas ganas inconsequente tristeza total sem retorno...
Muito linda esta música gostei de ouvir oque fala a letra e exemplo para todos os que querem fazer a destruição da Amazônia brasileira muito obg por mim colocar a parte
CADÊ A LETRA PARA EU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS????
ouve e escreve uai
Facilitaria demais, professor se mata de trabalhar, preparando aulas, corrigindo caderno, corrigindo provas.
PERDOE POR NÃO FAZÊ-LO AGORA. TENHO EXAMES MÉDICOS AGORA PELA MANHA. AMBULANCIA VEM ME BUSCAR.
PORQUE QUE ESTES ARTISTAS EUROPEUS, NÃO OBRIGAR A EUROPA REFLORESTAR SEUS TERRITÓRIOS. ARRAZADOS.AMAZÔNIA É BRASILEIRA E O BRASIL É SOBERANO
onde tem europeu ai, moço?
Pois é! O post tem que ser atualizado! Cadê as informações nefastas do que estão fazendo com a Amazônia no governo Lula!!!!! As queimadas aumentaram 286% de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, segundo dados da Agência Brasil. O ano de 2023 foi assombroso! Greenpeace, atualiza o post para não ficar parecendo que vcs estão completamente envolvidos com interesses políticos tb! O mundo precisa da Amazônia!
Gostaria da atualização do post. No governo Lula essas queimadas triplicaram. Manaus ficou na fumaça por longos meses, a população com doenças respiratórias. Não vi artistas falando sobre isso, nem mesmo esse pessoal aí da canção. Alok se manifestou, assim como Gustavo Lima, mas ninguém mais falou nada! Ação politizada triste, O MUNDO PRECISA DA AMAZÔNIA!
Espetacular!! Adorei , a forma o conteúdo! Vou compartilhar muito! A Terra agradecerá!!
Estamos em 2023, o governo Lula está matando a Amazônia mais do que qualquer outro governo, e cadê o Greenpeace pra fazer protesto? Por qual motivo sumiram? Estão ganhando uma grana gorda do governo pra ficar de boca fechada, né? NUNCA FOI PELO MEIO AMBIENTE!!
E AGORA ,NÃO VÃO DIZER NADA NO GOVERNO DO LADRÃO A AMAZÔNIA ESTÀ QUEIMANDO ?
O silêncio de artigos e órgãos neste ano de 2023 eh um grito de hipocrisia que doa mais alto que está canção comprada de 2021!