Na última semana nossos voluntários e voluntárias participaram de muitas atividades de conscientização em todo o país. Tivemos a 37ª Remada Ambiental em Manaus (AM), Projeto Escola em Porto Alegre (RS), limpeza de dunas em Fortaleza (CE), participação na Greve Global Pelo Clima e no III Fórum de Lixo Zero em Guarulhos (SP).

Remada Ambiental

A tradicional Remada Ambiental realizada pelo grupo de voluntários de Manaus (AM) chega a sua 37ª edição. No dia 25 de maio, mais de 120 voluntários colaboraram na limpeza do Igarapé do Gigante, localizado na Marina do Davi em Ponta Negra. Ao final da atividade foram retirados aproximadamente 200 sacos de 200 litros de resíduos, dentre eles, plástico, papel, metal e isopor.

Mais de 120 voluntários participaram da 37ª Remada Ambiental

 

Projeto Escola

O grupo de voluntários de Porto Alegre (RS) realizaram três Projetos Escolas ao longo da semana. No dia 21, Valdeci C. de Souza – voluntário e palestrante – esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odette Yolanda Oliveira de Freitas, em Canoas. Foram ministradas duas palestras para 72 alunos dos 6º e 7º anos. Aquecimento global, gases do efeito estufa, sustentabilidade, pegada ecológica e reciclagem foram alguns dos temas tratados durante o encontro. Segundo Valdeci, as crianças mostraram-se muito preocupadas com a degradação do planeta ecom a extinção de algumas espécies animais. “Todos estavam interessados sobre como podemos reverter o processo de aquecimento global através de mudanças de hábitos de consumo e de respeito ao meio ambiente”, conclui.

72 alunos de Canoas (RS) receberam o Projeto Escola do grupo de Porto Alegre.

No dia 22, Valdeci C. de Souza esteve na empresa J. R. Comércio de Bicicletas e Acessórios Ltda., em Porto Alegre, a convite da área de RH da empresa para ministrar duas palestras para funcionários e funcionárias. O encontro com 27 funcionários de diversas áreas tratou sobre o tema “Água é Vida! e fez parte do ciclo de palestras e atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) realizada pela companhia.

Projeto Escola de Porto Alegre levou palestra sobre meio ambiente para empresa da cidade.

Dando continuidade ao ciclo de palestras entre o Departamento de Educação e Preservação Ambiental (DEPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas e o Projeto Escola de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória, no dia 23. O encontro contou a presença de 10 alunos, 6 professores e uma intérprete tradutora em LIBRAS.  A importância da preservação ambiental e respeito aos animais foram alguns temas tratados durante a palestra.

Projeto Escola de Porto Alegre levou a educação ambiental para alunos de Canoas (RS).

O Projeto Escola de Porto Alegre levou à educação ambiental para 109 pessoas na última semana!

 

III Fórum Municipal Lixo Zero

Representando o grupo de voluntários de São Paulo, Juliana Teixeira apresentou-se no painel sobre Tendência Lixo Zero realizado no III Fórum Municipal Lixo Zero em Guarulhos (SP), no dia 24. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Instituto Lixo Zero Brasil, tendo como objetivo a propagação de boas práticas existentes no município em relação a separação e distinção ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, para que sirvam de inspiração para toda a comunidade.

Segundo Juliana, o fórum é uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que a redução do lixo que produzimos é possível. “A ideia é reconhecer e valorizar essa prática do lixo zero, através de organizações, projetos, ações ou indivíduos que seja exemplos ou tenham influência com suas ações no que diz respeito à uma gestão sustentável de resíduos sólidos”, ressalta.

Voluntária do Greenpeace Brasil em São Paulo participa de Fórum para redução de lixo.

Greve Global pelo Clima

No dia 24, aconteceu a 2ª Greve Global pelo Clima em mais de cem países para chamar a atenção para as necessidades urgentes e ações para combater as mudanças climáticas. E nossos grupos voluntários e voluntárias de diversas cidade do Brasil também estavam presente, dentre eles, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Manaus. As greves estudantis representam um novo momento na mobilização global por justiça climática, com ações espalhadas por cidades em todos os continentes, organizadas e lideradas por crianças e jovens em suas comunidades.

Integrantes do grupo de voluntários de São Paulo participaram da 2ª Greve Global pelo Clima.

Limpeza de Dunas

O grupo da capital cearense realizou a 3ª Limpeza do Fortaleza pelas Dunas no dia 26 de maio. Os resíduos foram coletados da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Cocó, que é uma unidade de conservação de grande importância para Fortaleza e para a biodiversidade local. Ao final da atividade foram somados 650 quilos de lixo removidos.

650 quilos de resíduos foram recolhidos na última limpeza de dunas do grupo da capital cearense.

Mobilizar e conscientizar. Esse é o lema dos nosso voluntários e voluntárias que levam questões socioambientais ao redor do Brasil. Tudo em busca de um mundo mais verde, melhor e justo para que todos possam viver.

Gostou dessas iniciativas e gostaria de realizá-las em sua cidade? Junte-se ao time de voluntários você também! E vamos juntos proteger o meio ambiente e a biodiversidade do planeta.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!