#Mobilização

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Greenwire, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das…

Participe

A ação faz parte do movimento Fortaleza Pelas Dunas formado por diversas Organizações, dentre elas, o grupo de voluntários do Greenpeace em Fortaleza

Voluntários de Fortaleza participam da 5º edição de limpeza nas Dunas do Cocó (CE). © Pedro Tavares / Greenpeace

Na última semana, nossos voluntários e voluntárias se empenharam realizando ações de conscientização socioambiental em diferentes regiões do Brasil.

No Nordeste, os voluntários de Fortaleza realizaram da 5ª edição da Limpeza das Dunas do Cocó, uma Área de Relevante Interesse Ecológico na cidade. Eles ainda participaram de uma ação contra o novo aterro da Beira Mar que pode trazer grandes danos para a vida marinha local.

E a Greve Global Pelo Clima continuou com força em Porto Alegre e Manaus. Nossos voluntários foram às ruas alertar a população sobre as mudanças climáticas nos dias 27 e 29 de setembro.

Ainda tivemos uma outra ação de limpeza, desta vez em Brasília no córrego do Bananal e o lago Paranoá. 

Os Projetos Escolas de Manaus e Porto Alegre levaram a educação ambiental para mais de 230 alunos. 

E o grupo de Fortaleza ainda deu as boas-vindas para novos voluntários e voluntárias.

 

Fortaleza Pelas Dunas

O grupo de voluntários de Fortaleza, em parceria com o SOS Cocó, Instituto Verdeluz, Movimento Pró-Árvore e Canal Na Voadora realizaram a 5ª Limpeza das Dunas do Cocó no dia 29. A ação faz parte do movimento Pelas Duas de Fortaleza. 

A atividade contou com cerca de 50 voluntários e voluntárias que recolheram mais de 400 quilos de resíduos da Área de Relevante Interesse Ecológico das Dunas do Cocó. Com essa ação, já foram retiradas mais de duas toneladas e meia de lixo da área.

Voluntários retiraram mais de 400 kg de lixo na última ação de limpeza em Fortaleza (CE). © Pedro Tavares / Greenpeace

 

Ação contra o novo aterro Beira Mar 

Ainda no dia 29, os voluntários da capital cearense participaram do ato contra o novo aterro Beira Mar promovido pela campanha “Aterrar pra quê? Salve os corais de Fortaleza”. Caso a obra seja concretizada a vida marinha local estará em perigo. 

Voluntários participam do movimento “Aterrar pra quê?” © Pedro Tavares / Greenpeace

 

Greve Global Pelo Clima

Os grupos de Manaus e Porto Alegre foram às ruas para participar dos atos da Greve Global Pelo Clima nos dias 27 e 29, respectivamente. 

Voluntários participam da Greve Pelo Clima em Manaus (AM). © Janderson Tavares / Greenpeace

Os voluntários gaúchos ainda aproveitaram a ocasião para protestar contra a mineração na cidade, como a instalação da mina de carvão Guaíba. 

Na capital gaúcha, os voluntários aproveitaram a Greve Pelo Clima para minisfetarem-se contra a mineração na cidade. © Grupo de voluntários de Porto Alegre

O movimento liderado pelos jovens tinha o objetivo de exigir ações para combater o desmatamento, principalmente da Amazônia, e promover uma mudança nas formas de consumo e produção para frear as mudanças climáticas. 

 

Ação de limpeza em Brasília

No dia 28, o grupo de Brasília participou da limpeza do Lago Paranoá e do Córrego do Bananal, no Parque Vivencial do Lago Norte. A atividade foi realizada junto ao movimento Ocupe o Lago e reuniu diversas pessoas. 

Os voluntários recolheram isopor, garrafas plásticas, latas, cones de sinalização, pneus e etc. Mesmo com o esforço de todos os grupos, ainda faltou muito lixo para ser retirado. “Esperamos ter novas oportunidades de ajudar na limpeza do local que precisa de atenção e de mais cuidado na sua preservação”, diz a voluntária Joana Prates. 

A úlitima ação de limpeza realizada pelos voluntários de Brasília (DF) reuniu dezenas de pessoas. © Aina França / Greenpeace

 

Projeto Escola

O Projeto Escola de Porto Alegre esteve, no dia 18, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodoro Bogen, em Canoas (RS), para ministrar duas palestras para os alunos dos 6º e 8º anos. Durante os encontros foram tratados temas relacionados às mudanças climáticas, sustentabilidade e consumo responsável. No total 95 estudantes participaram da atividade.

Projeto Escola de Porto Alegre (RS) levou a educação ambiental para 95 alunos. © Rosângela Perroco / Greenpeace

No dia 25, o grupo de Manaus participou da semana de sensibilização ambiental na escola Masrour. O encontro contou com a presença de 50 alunos  e tratou sobre as mudanças climáticas, queimadas na Amazônia e resíduos sólidos.

Projeto Escola de Manaus tratou sobre assuntos relacionados às mudanças climáticas e Amazônia. © Vitória Araújo / Greenpeace

Ainda no mesmo dia, o Projeto Escola da capital gaúcha esteve na Escola Municipal de ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas (RS), para falar com 86 alunos dos 6º e 7º anos. As turmas assistiram palestras com temas relacionados às mudanças climáticas, aquecimento global, gases do efeito estufa, sustentabilidade, consumo responsável, pegada ecológica, oceanos, plásticos, respeito ao meio ambiente, reciclagem, entre outros. 

Segundo o voluntário e palestrante Valdeci C. de Souza, foram momentos de muita aprendizagem para os alunos que fizeram perguntas e geraram debates sobre os temas tratados. Ele ainda aproveitou a ocasião para convocar os jovens a serem os novos “Guerreiros do Arco-Íris” e ajudarem na construção de um planeta melhor. 

Projeto Escola de Porto Alegre (RS) levou a educação ambiental para 86 alunos. © Rosângela Perroco / Greenpeace

Nas últimas semanas o Projeto Escola levou a educação ambiental para 231 estudantes! 

 

Ação Social e Cidadania em Manaus

Fechando a semana, no dia 29, o grupo de Manaus participou da ação em homenagem aos 19 anos da ONG Cidadania e Moradia, juntamente com o movimentos Entre Amigos e outros voluntários no bairro Colônia Antônio Aleixo. Foram oferecidos diversos serviços médicos e também de beleza, pinturas no rosto das crianças, e os voluntários ainda aproveitaram para conversar com os moradores sobre a história e campanhas do Greenpeace.

O grupo de Manaus participou da ação em homenagem aos 19 anos da ONG Cidadania e Moradia. © Movimento Entre Amigos de Manaus (AM)

 

Novos voluntários e voluntárias

No dia 22, o grupo de Fortaleza deu as boas-vindas aos novos voluntários e voluntárias. O encontro aconteceu no Cine Cocó, no Parque Estadual do Cocó, e contou com uma apresentação sobre a história do Greenpeace, as regras do voluntariado e do grupo local e das campanhas globais, nacionais e locais. 

O grupo de de Fortaleza deu as boas-vindas aos novos voluntárias e voluntários. © Pedro Tavares / Greenpeace

Com pequenos gestos nós podemos proteger o nosso meio ambiente e o futuro do planeta! Junte-se ao time de voluntários! E vamos em busca de um mundo mais verde, justo e melhor para vivermos!