A atividade teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se manter as praias, rios e mangues limpos e livres da poluição

Foram retirados mais de 100 quilos de lixo no mague do Rio Itapanhaú

Os voluntários e voluntárias de Bertioga, São Paulo, Leste Paulista e ABC Paulista juntaram-se em uma ação de limpeza no manguezal do Rio Itapanhaú, localizado em Bertioga, litoral do estado de São Paulo.

Os grupos se encontraram às margens do rio e em um primeiro momento Raphael Roberto – voluntário e um dos organizadores da atividade – passou algumas instruções básicas, porém necessárias aos presentes. Divididos em grupos, os voluntários partiram em caiaques para a expedição.

A atividade teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter as praias, rios e manguezais limpos e livres da poluição.

Segundo Bruna da Conceição Matos, voluntária do Greenpeace Brasil em São Paulo, ações com essa são muito importantes, mas ressalta que não é apenas ir buscar os resíduos que já estão na natureza. “Devemos reduzir a grande quantidade de lixo que utilizamos diariamente. Precisamos nos conscientizar e realmente começar a fazer a diferença, porque precisamos do nosso planeta inteiro e vivo para sobrevivermos”, conclui.

Ao final do dia foram totalizados 199 quilos de lixos coletados, sendo: 93 kg de plástico, 18 kg de vidro, 23 kg de espuma, 18 kg de isopor, 20 kg de metal e 27 kg de borracha. Todos os resíduos retirados do mangue foram encaminhados para um cooperativa de reciclagem em Bertioga.

Confira o vídeo da atividade realizada pelos nossos voluntários e voluntárias:

Gostou dessa iniciativa e gostaria de realizá-la em sua cidade? Junte-se ao time de voluntários você também! E vamos juntos tornar o mundo um lugar melhor e mais verde para vivermos.

© Imagens vídeo: Ana Romã

© Edição: Talita Medeiros

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!