Na última semana nossos voluntários e voluntárias participaram de muitas atividades de conscientização em todo o país.  O Projeto Escola do grupo de Porto Alegre levou a educação ambiental para mais de 140 pessoas, dentre elas, crianças e idosos.

Além disso, ainda tivemos a participação dos voluntários de São Paulo na tradicional bicicletada na Avenida Paulista e os multiplicadores do Projeto Banana Terra em Campo Grande (MS) realizaram uma oficina de preparação para o fortalecimento de defensoras e defensores dos Direitos Humanos e dos Recursos Naturais. Os multiplicadores do Banana Terra no Ceará, ainda, realizaram um sarau literário na cidade de Barbalha.

Voluntários da capital gaúcha levam a Educação Ambiental para mais de 140 pessoas.

Projeto Escola de Porto Alegre

Na última semana, o grupo de Porto Alegre empenhou-se para levar a educação ambiental para todas as idades, de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Doutor Rui Cirne Lima aos idosos do Conselho Comunitário do Bairro Rio Branco.

Dando continuidade entre a parceria do Projeto Escola de Porto Alegre com a Diretoria de Educação e Preservação Ambiental (DEPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação de Canoas, Valdeci C. de Souza – voluntário e palestrante – esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Doutor Rui Cirne Lima. O voluntário ministrou duas palestras no dia 28 de maio.

Os “Desafios das Mudanças Climáticas” foi tema da primeira palestra que contou com a participação de 50 alunos e 3 professores. No segundo encontro que tratou do tema “Vamos Falar Sobre Meio Ambiente?”, 60 alunos e 4 professores participaram.

Segundo Valdeci foram encontros muito produtivos, no qual a participação ativa dos alunos e professores criou um clima de aprendizagem e de conscientização ambiental para que todos possam ter um mundo melhor para viver.

Meio Ambiente e mudanças climáticas foram temas de palestras para alunos de Canoas (RS)

No dia 29, os voluntários Emerson Prates, Luciele de Souza e Maria da Gloria Almada estiveram na Fundação Francisco Xavier Kunst no município de Campo Bom. A palestra ministrada para 11 jovens e um professor contou com temas como mudanças climáticas e a história do Greenpeace.

Mudanças climáticas e a história do Greenpeace foram temas tratados com alunos de Campo Bom (RS).

Ainda no dia 29, os voluntários Valdeci C. de Souza e Denise da Silva Souza estiveram na Secretaria Municipal de Educação de Glorinha (RS) para firmar uma parceria de ações de educação ambiental em escolas municipais e em comunidades onde apresentam necessidades de compreensão sobre os cuidados com o Meio Ambiente.

Projeto Escola de Porto Alegre firma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Glorinha (RS)

O Conselho do Bairro Rio Branco (CONSECOM), em Canoas, recebeu o palestrante e voluntário Valdeci C. de Souza no dia 30, para falar sobre preservação ambiental com pessoas da melhor idade atendidos pela entidade. O encontro contou a participação de 12 idosos e duas funcionárias do local. Valdeci destaca a presença de uma senhora de 92 anos que estava muito atenta e interessada nos temas abordados durante a conversa.

Sustentabilidade, consumo responsável, reciclagem, plásticos e a construção de uma consciência ecológica para um futuro no qual seja possível a convivência pacífica com todas as espécies do planeta foram alguns dos temas tratados.

Projeto Escola de Porto Alegre leva educação ambiental para idosos e idosas em Canoas (RS)

Na última semana, o Projeto Escola levou a Educação Ambiental para 143 pessoas de diferentes idades!

 

Bicicletada em São Paulo

No dia 31 de maio, aconteceu a tradicional bicicletada na Avenida Paulista e integrantes do grupo de voluntários de São Paulo participaram do evento. O encontro organizado pelo coletivo Massa Crítica SP reuniu muitos ciclistas que fecharam algumas vias de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo para exigir mais ciclovias e mais segurança para os ciclistas na cidade.

Com o dever de garantir o direito de ir e vir de todos com segurança,São Paulo parece ir na contramão, foram 16 ciclistas mortos na cidade apenas no primeiro trimestre de 2019. Mais do que o triplo comparado ao mesmo período do ano passado.

A tradiconal bicicletada na Avenida Paulista pede por mais ciclovias e segurança para os ciclistas na cidade.

 

Projeto Banana Terra

No dia 29, os multiplicadores do Banana Terra no Ceará marcaram presença na Festa de Santo Antônio na cidade de Barbalha. Foi realizado um sarau literário e contou com a participação de jovens da comunidade do bairro Malvinas e estudantes universitários. O evento contou com a leitura de poesias e debate sobre os tipos de violência que afetam as juventudes. dentre elas, a LGBTQI+.

Leitura de poesias e debates marcaram o sarau literário na festa de Santo Antônio na cidade de Barbalha (CE).

Fechando a semana, no dia 2 de junho, os multiplicadores do Projeto Banana Terra em Campo Grande (MS) realizaram uma oficina de preparação para o fortalecimento de defensores e defensoras dos Direitos Humanos e Recursos Naturais. O evento aconteceu na sede da Cruz Vermelha do do Mato Grosso do Sul. O objetivo da oficina colaborativa foi facilitar as discussões e construir coletivamente o fortalecimento de jovens ativistas de Campo Grande, promovendo assim a troca de experiências e conhecimentos de todos para construção de um mundo melhor.

Oficina de preparação para o fortalecimento de defensores e defensoras dos Direitos Humanos e Recursos Naturais foi realizada no Mato Grosso do Sul

Nossos voluntários e voluntárias realizam ações para tornar o mundo um lugar mais verde e justo para vivermos, através da mobilização e da conscientização dos cidadãos ao redor do Brasil.

Gostou dessas iniciativas e gostaria de realizá-las em sua cidade? Junte-se ao time de voluntários você também! E vamos juntos proteger o meio ambiente e a biodiversidade do planeta.

 

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!