#Mobilização

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Greenwire, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das…

Participe

Na última semana, nossos voluntários e voluntárias do Rio Grande do Sul realizaram atividades de conscientização socioambiental, como a ação pacífica de carvão na Audiência Pública sobre a instalação da Mina Guaíba. Além disso, os voluntários da capital gaúcha ainda levaram a Educação Ambiental para mais de 140 pessoas, entre crianças e adultos.

Audiência Pública Mina Guaíba

No final da tarde do dia 27 de junho, voluntários e voluntárias do Greenpeace de Porto Alegre e Litoral Norte (RS) realizaram uma ação pacífica contra a maior fonte de poluentes do mundo: o carvão. A manifestação concentrou-se em frente ao ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto, na cidade de Eldorado do Sul. Posteriormente, aconteceu a Audiência Pública sobre a instalação da Mina Guaíba, entre os municípios de Eldorado e Charqueadas. 

Nossos voluntários passaram a mensagem durante a ação que a instalação de uma mina de carvão a céu aberto na região afetará a biodiversidade local diretamente, além de contaminar o Delta do Rio Jacuí, o principal manancial de Porto Alegre e toda região metropolitana.

Ação pacífica realizada contra a instalação da Mina do Guaíba. © Grupo de voluntários do Rio Grande do Sul

O projeto Mina Guaíba – associado ao polo carboquímico do Rio Grande do Sul – representa atraso socioambiental devido à exploração do carvão para geração de energia a partir do combustível fóssil não-renovável, sendo este o maior responsável pelo aquecimento global, devido ao alto índice de emissão de Dióxido de Carbono (CO²).

A Audiência Pública, coordenada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), teve como objetivo apresentar o Estudo de Impacto Ambiental do projeto da empresa Copelmi, que tenta obter a licença prévia para a instalação da maior mina de carvão a céu aberto do Brasil. Caso o projeto concretize-se o estado do Rio Grande do Sul passa a ser o terceiro maior minerador do país, perdendo apenas para Minas Gerais e Pará. 

Volutários protestam contra a instalação da maior mina de carvão a céu aberto do Brasil. © Grupo de voluntários do Rio Grande do Sul

Durante o encontro, ficou evidente a contrariedade de grande parte da sociedade civil a instalação da mina, não existindo consenso quanto ao projeto e que a Copelmi é alvo de desconfiança por parte de diversas pessoas e movimentos que estavam presentes. Mais do nunca, se fizeram ecoar gritos de “Audiência Pública em Porto Alegre” e Não à Mina do Guaíba”.

A luta continua e uma nova Audiência Pública para tratar sobre a Mina Guaíba está marcada para acontecer no próximo dia 11 na Câmara de Vereadores de Guaíba.

Voluntários realizam ação em frente a Audiência Pública da instalação da Mina Guaíba. © Grupo de voluntários do Rio Grande do Sul

 

Projeto Escola

O Projeto Escola de Porto Alegre, em parceria com a Diretoria de Educação e Preservação Ambiental (DEPA), esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Jochims, em Canoas, no dia 26 de junho. Valdeci C. de Souza – voluntário e palestrante – realizou duas palestras para 96 alunos dos 8º e 9º anos. Durante o encontro foram debatidos temas como: aquecimento global, sustentabilidade e a história do Greenpeace. 

Segundo Valdeci, os estudantes estavam bastante atentos e participativos demonstrando suas preocupações e a urgência de mudanças de hábitos para a construção de um futuro mais sustentável.

Projeto Escola leva Educação Ambiental para alunos de Canoas (RS). © Rosângela K. Perroco / Grupo de voluntários de Porto Alegre

Valdeci ainda esteve, no dia 28, na Secretaria Municipal de Educação de Glorinha (RS) para apresentar o Projeto Escola aos diretores de 30 escolas municipais. Durante o encontro  eles puderam conhecer o trabalho de educação desenvolvido pelo grupo de voluntários de Porto Alegre, dando início, assim, a parceria entre o Projeto Escola e a Secretaria de Educação de Glorinha.

Projeto Escola firma parceria com Secretaria de educação de Glorinha (RS). © Gabriel Sakakibara / Grupo de voluntários de Porto Alegre

Também no dia 28, os voluntários Luciele de Souza e Emerson Prates estiveram na Escola Municipal Porto Novo, no Bairro Porto Seco em Porto Alegre. O encontro contou com a participação de 20 alunos do sétimo ano e tratou sobre temas relacionados às mudanças climáticas e a mineração no Rio Grande do Sul.

Projeto Escola leva educação ambiental para alunos do sétimo ano. © Diolete Silva / Grupo de voluntários de Porto Alegre

Na última semana, o Projeto Escola de Porto Alegre levou e Educação Ambiental para mais de 140 pessoas, entre elas, crianças e adultos!

Com pequenos gestos nós podemos proteger o nosso meio ambiente e o futuro do planeta! Junte-se ao time de voluntários! E vamos em busca de um mundo mais verde, justo e melhor para vivermos!