A cada dia que passa, fica mais constrangedor para a Total manter seus planos de perfurar perto dos Corais da Amazônia. Mas a petrolifera francesa já foi longe demais, e precisamos detê-la antes que seja tarde. Por isso, é preciso que o mundo todo conheça os 5 principais fatos da empresa, que provam ser:

#VergonhaTotal
1. Dois milhões de defensores contra os planos da Total
Sim! Dois milhões de pessoas aderiram a este movimento global pedindo a proteção do recife na bacia da foz do rio Amazonas. Elas estão dizendo à Total para cair fora dos Corais da Amazônia. Isso é mais do que OITO vezes a população da Guiana Francesa! Não é algo que possa ser ignorado por uma empresa que presa por sua reputação, certo?
Falando da Guiana Francesa, a região pode sofrer as conseqüências de um derramamento de óleo se a Total continuar com seus planos de perfuração próximo ao recife. Nosso navio Esperanza está agora a caminho deste território que pertence à França para revelar mais segredos sobre os Corais da Amazônia… fique ligado!
A comunidade científica, as comunidades locais e até mesmo o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram a interrupção de qualquer plano de perfuração de petróleo perto dos Corais da Amazônia.
E eles sabem do que estão falando. Grandes nomes como a oceanógrafa americana Silvia Earle, o climatologista brasileiro Carlos Nobre e o economista indiano Pavan Sukhdev assinaram uma carta no ano passado expressando sua preocupação com os riscos da exploração de petróleo perto dos Corais.

O professor doutor em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense, Carlos Eduardo Leite Ferreira, entregou aos técnicos do Ibama a carta aberta em defesa dos Corais da Amazônia, como representante dos cientistas do mundo todo que assinaram o manifesto pedindo a proteção deste novo e único bioma. Foto: João Laet / Greenpeace
As comunidades locais e lideranças indígenas de Oiapoque, Suriname e Guiana Francesa também levantaram a voz e se opuseram publicamente aos projetos de exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. E sim Total, isso inclui seu projeto. Daremos mais notícias sobre isso em breve…
E por último, mas não menos importante, algumas semanas atrás, um promotor do Ministério Público Federal no Amapá recomendou ao Ibama que a licença de perfuração para a Total fosse negada.
É uma #VergonhaTotal que todos os especialistas se oponham aos seus planos. Total, agora é hora de recuar dos Corais da Amazônia!
Estudos recentes sugerem que o recife pode ter até 56.000 km2,, maior que o estado do Rio de Janeiro e quase 6 vezes mais que a estimative inicial de 9.500 km2… e a Total não sabia disso, não incluiu o tamanho em sua avaliação de impacto ambiental. Mas de alguma forma, eles ainda pretendem perfurar petróleo.
Pode me chamar de louca, mas para mim é uma #VergonhaTotal pretender perfurar em um lugar que você conhece tão pouco.
A notícia ganhou o mundo! Mais de 30 países estão falando sobre isso, um fato que pode mudar tudo. O Ibama está prestes a tomar uma decisão em breve. A Total deve lembrar que esta é a última chance de conseguir a licença ambiental para perfurar perto dos Corais e o fato de a petrolífera ignorar a existência do recife na sua area de exploração invalida o processo de iniciar suas operações.
Ok Total, entendemos, você é uma especialista em aplicar o princípio da precaução, só que não. Ninguém confia mais em você! #VergonhaTotal
Apesar de passar a saber de todas essas novas informações, a Total não desiste de seus planos. A empresa não se importa com a incrível beleza dos Corais da Amazônia, nem com quão especial, único e sensível esse ecossistema é. Ela só se preocupa com seus lucros.
Mas cada passo que fazemos para conhecer e mostrar esse tesouro natural para o mundo está dificultando os planos da petrolífera.
Essas imagens agora são conhecidas em todo o mundo e a beleza dos Corais da Amazônia é a maior #VergonhaTotal de todos os tempos!
Ajude a defender os Corais da Amazônia! Divulgue esses fatos vergonhosos para tornar essa #VergonhaTotal algo impossível de ser ignorado!
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!