Nesse Dia da Amazônia, mostramos o caminho das pedras para reconstruir os sistemas de proteção da floresta, rumo à Amazônia que precisamos

Hoje é o Dia da Amazônia, uma data para celebrar a força e a importância deste bioma, mas também para fazermos uma pergunta chave: que Amazônia queremos para o futuro? Este ano, afinal, é ano eleitoral e teremos nas mãos o poder de decidir se queremos seguir com a economia da destruição, que traz lucro para poucos enquanto prejudica toda a sociedade, ou se queremos propostas e ações que ajudem a construir a Amazônia que precisamos, com valorização da ciência, da floresta em pé e de seus povos.
Não é uma escolha difícil, pelo menos para a maior parte da população, que entende que não podemos destruir nosso planeta indefinidamente sem consequências. Inclusive, nenhum político vai dizer que adora derrubar árvores, pega mal, né? Mas na prática, muitos deles têm agido precisamente pela destruição da floresta.
Segundo um levantamento realizado pela Repórter Brasil, dois terços dos deputados federais com mandato atualmente agiram contra o meio ambiente, votando medidas e elaborando projetos de lei contrários e danosos à natureza, aos povos indígenas e aos trabalhadores rurais.
Mas essa parcela de parlamentares não está sozinha na sanha pela destruição de nosso patrimônio natural. Nos últimos anos, vimos um tremendo esforço dos governos estaduais e federal em apoio ao garimpo, à legalização do crime e ao avanço da destruição. O último ministro do Meio Ambiente não estava brincando quando disse que iria “passar a boiada”. Se compararmos a média dos três anos de governo Bolsonaro, a área desmatada na Amazônia teve um aumento de 52% (média de 11.339 km² entre 2019 e 2021), em relação à média dos três anos anteriores (média de 7.458 km² entre 2016 e 2018).
Proteger a Amazônia é importante para o equilíbrio climático, para garantir os meios de vida das populações que vivem na região e é fundamental para manter o ciclo da água no Brasil. Sem floresta, não tem água, não tem comida, não tem futuro!
Por isso, é preciso que os próximos governantes e legisladores tomem medidas urgentes para frear esta destruição. Listamos cinco medidas que devem ser tomadas ainda nos primeiros dias de governo para iniciar a reconstrução da agenda socioambiental do país e proteger nossa floresta.
1. Retomar imediatamente a execução de um plano eficiente e articulado de combate ao desmatamento, nos moldes do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM).
2. Destinar orçamento adequado para ações e políticas de proteção ambiental e de direitos territoriais bem como fortalecer os órgãos ambientais e fundiários como Ibama, ICMBio, INCRA e FUNAI, o que inclui renomear servidores capacitados para cargos de chefia de órgãos relevantes para a pauta socioambiental, realização de concursos públicos e a contratação de servidores.
3. Destinar florestas públicas não-destinadas para conservação e uso sustentável, reconhecendo os direitos à terra de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares (inclusive territórios de uso comum e assentamentos da reforma agrária).
4. Retomar o processo de responsabilização por crimes ambientais e aplicação de multas e penalidades previstas em lei.
5. Retomar o processo de demarcação dos territórios de povos indígenas e comunidades tradicionais, bem como criar mecanismos e implementar ações para a desintrusão de invasores, o combate a atividades criminosas nesses territórios, em especial o garimpo, e o combate à violência contra esses povos.
Este é um ano decisivo para o Brasil e para o mundo: ou mudamos a forma de fazer política e como encaramos a Amazônia agora, ou colocaremos o planeta e nosso país na direção de um futuro difícil para todos.
Discussão
O quê o greenpeace pensa/analisa sobre o modelo de exploração da floresta adotado em Porto Rico?
vamos fazer o que for possível y não desisti vamos salvar o as nossas florestas que É muito importante pra todos nós temos É ter fé que vai dar tudo certo que Deus abençoe que dê tudo certo Amém amém amém 🙏🙏🙏
Sabe aquela estranha mania de ter fé na vida? Graças ao trabalho de vocês e de outras pessoas do bem, podemos ter a esperança....🙏🙏🙏
Amazônia o pulmão do mundo, mais a minha maior alegria é que governo irresponsável e tirano está no seu fim. Viva Amazônia, viva a humanidade!
Proteger a Amazônia é importante para o equilíbrio climático, para garantir os meios de vida das populações. Sem floresta, não tem água, não tem comida, não tem futuro! Todas as decisões tomadas pelos governantes referente a Amazônia deveriam ser aprovadas pelas ONGs de proteção.
Amazônia o pulmão do mundo! Viva Amazônia, viva a humanidade!
Não sei porque somente depois que é desmatada a Floresta e destruídos os rios, que os órgãos competentes descobrem o prejuízo. deviriam monitorar ou proibir antes da destruição. Se a lei fosse mais dura e cumprida, talvez não teria tanta destruição assim.
É nosso dever e obrigação proteger a Amazônia para que ela continue nos protegendo. Esse órgão vital importantíssimo do nosso planeta. Sejamos o exército planetário da proteção a essa gigante que só nos faz proteger e manter nossas vidas. A floresta garante as chuvas para toda ou grande parte da América do Sul e exerce papel principal no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com infinitas espécies de plantas e animais, algumas pouco estudadas e outras que nem chegamos a conhecer. É berço esplêndido da maior bacia hidrográfica do mundo. Não é justo assistir a destruição desse imenso oceano verde, permitindo seu desmatamento violável (criminoso) que tira dela a capacidade de nos proteger e manter em vida ativa e plena.
Medidas como essas se tornam realmente urgentes ,
Parabéns para todos ativistas em defesa da vida e do meio ambiente. O dia da Amazônia, representa o clamor pela vida e proteção dos ecossistemas no Brasil. Grande abraço, lutar sempre!!!
A 'politica atual de meio ambiente' esta agindo de forma incrivel para a piora de nosso bioma e clima no Brasil todo. Estao prejudicando os 'rios voadores' em larga escala e assim provocando extremos nas temperaturas e humidade do ar. A questão é : ou tratamos com urgencia esse mal ou sofreremos pessimas consequencias. Penso que isso esta influenciando inclusive no clima mundial.
PREZADOS ATIVISTAS DO GREENPEACE, Parabéns a vocês e a todos os ativistas que defendem a fauna e a flora pertencentes ao nosso bioma Amazônico, se faz necessário e urgente que os próximos governantes e legisladores ponham em pratica as 5 ferramentas fundamentais, observadas anteriomente por V.Sas, no campo sócio ambiental juntamente com a implementação do plano de manejo denominado de ZEE - ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO, como forma de desacelerar, nem que seja parcialmente, o desmatamento, garimpo ilegal, a grilagem de terras, proteger e respeitar as demarcações das terras dos povos originários, inclusive os nativos regionais, reorganizar todas as instituições públicas locais, que foram desmontadas, como Funai, ICMbio, Ibama, Incra, PF, Bombeiros, Policia ambiental, etc. Salve dia 05/09/2022 Salve Amazônia !
Basta de governo e governantes negacionistas, corruptos e ECOCIDAS!!! Precisamos mais do que nunca de representantes honrados e comprometidos com o meio ambiente e seus povos originários. Basta de desmatamento para a boiada do agro passar!! Basta de garimpos!!! Nós somos mais fortes e juntos vamos mudar esse mundo esse Brasil.
É triste o que está acontecendo 😢. Um Brasil que ninguém vê, infelizmente. Parabéns, pela causa!
Parabéns pelo trabalho e informação, mas para facilitar acho que poderiam nos fornecer uma lista de governantes adeptos ao desmatamento zero, para votarmos na eleição.
Destruir nosso meio ambiente, não é mostrar inteligência e sim, Egoísmo ao extremo, cegando aos destruidores, sem consciência. Amor ao próximo faz parte de cuidar de nossa morada terrena, ou daqui a pouco querem ir para Marte, tentar outra morada?