Nas últimas semanas, o voluntariado esteve envolvido em questões importantes, como mudanças climáticas, reciclagem e incentivo à alimentação saudável.
Ao longo da COP28, os voluntários do Greenpeace Brasil destacaram-se pela participação ativa em diversas localidades, promovendo a conscientização e enfatizando questões essenciais relacionadas ao meio ambiente. No sábado (02), eles e elas promoveram mobilizações em pontos turísticos de suas cidades para exigir o fim da exploração de petróleo em áreas sensíveis, como a Foz do Amazonas.
Os grupos de Fortaleza, Manaus e Recife participaram de uma mobilização online contra o leilão de blocos de petróleo. Enquanto o mundo discutiu o fim dos combustíveis fósseis na COP28, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) colocou áreas sensíveis em leilão. De Noronha à Amazônia, o “Brasil do petróleo” ameaça a biodiversidade.

Junte-se a nós nessa luta e assine a petição: “Petróleo na Amazônia Não!” clicando neste link.
No sábado (02), o grupo de Belo Horizonte participou do 1º Fórum Lixo Zero em Minas Gerais. O evento, organizado por diversos coletivos e organizações, teve como missão sensibilizar a população sobre a produção do lixo diário, a crise climática e a segurança alimentar. O fórum também promoveu a reciclagem e a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis no estado.

No domingo (03), o voluntariado de Brasília mobilizou-se na Esplanada dos Ministérios para protestar contra o uso de agrotóxicos, declarando #ChegaDeAgrotóxicos. Os ativistas fizeram um alerta sobre as graves consequências à saúde humana e ambiental, incluindo problemas neurológicos, reprodutivos, desregulação hormonal e câncer, associados à alta toxicidade desses produtos.

No dia 30 de novembro, a galera de Manaus promoveu uma atividade do Projeto Escola na Escola Municipal Professor Waldir Garcia, com foco nos impactos das mudanças climáticas na saúde. Em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória da Universidade Federal do Amazonas e o Projeto de Extensão Saúde Digestiva em ação da Universidade Estadual do Amazonas, foram realizadas atividades práticas, como raio-x lúdico, pulmão artificial caseiro e exploração da anatomia do sistema digestório. Além disso, incluíram atividades socioambientais como “Desenhando o meu território” e “Jogo de coleta seletiva”.

No dia 27 de novembro, o grupo de Brasília realizou a entrega de absorventes e produtos de higiene arrecadados durante o Outubro Rosa. As doações foram destinadas à ONG “No Setor”, que presta auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas do centro da Capital Federal.

No dia 13 de novembro, os voluntários do Vale do Itajaí promoveram o terceiro cine debate do grupo, desta vez na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, com a exibição do documentário “Antes do Prato”, lançado pelo Greenpeace Brasil. Os ativistas exploraram experiências em agroecologia e, ao final, participaram de uma roda de conversa para compartilhar suas percepções.

Você também pode fazer parte da solução! Se você é a favor da saúde e contra o uso de agrotóxicos em nossa comida, entre agora para o grupo de agricultura e alimentação no Conexão Verde através deste link. 🌱✨
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!