Narrado por Felipe Neto, o mapa é uma ferramenta de educação ambiental, onde o público conhece mais sobre a floresta, seus povos, biodiversidade e principais ameaças

No mapa Save Amazônia, o jogador realiza missões para proteger a floresta, inspiradas em problemas da vida real. (Ninja Blocks/Greenpeace)

A Amazônia está sob ataque! Madeireiros, garimpeiros e desmatadores estão invadindo a floresta, ameaçando comunidades ribeirinhas e destruindo a biodiversidade da região e você foi chamado para ajudar! Esse é o enredo do mapa Save Amazônia para Minecraft, produzido pelo Greenpeace Brasil em parceria com a Ninja Blocks, que estará disponível para download gratuito em breve!

No mapa, o jogador é um ativista do Greenpeace convidado por uma comunidade amazônica para apoiá-los no combate a diversos problemas ambientais. Através de missões, como apagar incêndios florestais e libertar animais aprisionados, você conhece a biodiversidade local, a floresta e as principais ameaças enfrentadas no bioma. 

Save Amazônia é dublado pelo youtuber e influenciador Felipe Neto, que interpreta o ativista José, e pela comunicadora  Luana Vieira, da comunidade do Tumbira, que vive na reserva de Desenvolvimento Sustentável do Alto Rio Negro (AM) e faz a voz a moradora local Dona Moça. Na versão em inglês, os protagonistas são interpretados pelo ator Moritz Jahn, da série Dark, e Amanda de Godoi, atriz brasileira que já participou de novelas como a Malhação.

Conheça algumas curiosidades sobre Save Amazônia

  • O cenário do mapa e as espécies nele representadas foram inspiradas na região do rio Manicoré, no Amazonas, onde comunidades ribeirinhas lutam pelo reconhecimento e proteção de seu território tradicional. Neste local, as comunidades vêm sendo pressionadas pelo avanço do desmatamento, da retirada ilegal de madeira, pelas queimadas criminosas e pela pesca predatória, que afetam sua vida e a biodiversidade local. Mas o mapa retrata também outros problemas comuns em grande parte da Amazônia, como o garimpo ilegal e a poluição dos rios. Dessa forma, apesar de ser inspirado nesta região específica da Amazônia, ele traz questões comuns a todo o bioma. 
  • Os animais representados no jogo existem de verdade! Eles ocorrem no bioma Amazônia, muitos na região de Manicoré, que inspirou o mapa. No jogo, é possível encontrar mais informações sobre as espécies. Para isso, basta usar a ferramenta “máquina fotográfica” para registrar as espécies que aparecem durante o jogo, que a “foto” e as informações aparecerão no seu Guia de Espécies. Lá você encontrará o nome do animal, curiosidades sobre ele e seu status de preservação. O objetivo é que o jogador aprenda mais sobre a biodiversidade amazônica.  
  • O mapa Save Amazônia é um game de modo aventura, onde o jogador terá que completar algumas missões. Esses desafios foram inspiradas em problemas da vida real! No mapa, o jogador se torna o protagonistas da história, e tem a possibilidade de combater essas ameaças. Mas fora das telas, esse combate é feito por órgãos públicos, com participação de empresas, ONGs e da sociedade. 

Acesse a página do jogo e conheça os paralelos entre as missões e o combate ao desmatamento na vida real e o que mais você pode fazer para proteger a floresta e seus povos. 

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia climática sem precedentes, com mais de 1 milhão de pessoas diretamente impactadas pelas fortes chuvas. Nossa campanha está destinando recursos para a compra e entrega de suprimentos emergenciais e apoiando cozinhas solidárias. Precisamos da sua solidariedade nesse momento tão crítico. Clique abaixo e doe agora.