Seguiremos lutando porque o que está em jogo é o futuro de todos nós, e não podemos parar

No último dia 03 de junho, um barco do Greenpeace saiu de Manaus em direção ao sul do Estado do Amazonas. Depois de muito planejamento, a nossa expedição “A Amazônia que Precisamos” estava virando realidade: seríamos, por quase um mês, uma base de trabalho para cientistas que estudam a biodiversidade amazônica e teriam a oportunidade de fazer pesquisa em um lugar ainda bem pouco estudado; e um ponto de contato e aproximação com as comunidades do Rio Manicoré, para apoiá-los em sua luta histórica pela garantia de suas terras e de seus modos de vida.
A expedição mal havia começado quando Bruno e Dom desapareceram. Era exatamente contra o crime que ameaça todos aqueles que trabalham para defender a floresta e seus povos que criamos essa expedição, na esperança de promover uma Amazônia biodiversa, que garante o direito dos povos indígenas e das comunidades tradicionais que nela habitam e que encontra caminhos viáveis de desenvolvimento que são o oposto dessa terra sem lei que o governo brasileiro fomenta e tenta nos fazer engolir.
Desde que a morte de Dom e Bruno foi confirmada, entre a tristeza e a indignação, também nos perguntamos como seguir por aqui, como falar de uma Amazônia possível quando esse fato escancara para o Brasil e o mundo o mais profundo desprezo por parte das autoridades brasileiras a esse projeto de futuro. Desprezo aos povos indígenas que vêm denunciando as violências e ameaças sofridas sistematicamente e nada acontece, desprezo às comunidades tradicionais e as intimidações que sofrem cotidianamente, desprezo pela ciência e inovação, quando mingua o financiamento para pesquisas.
Escolhemos seguir aqui para honrar o legado de Bruno, Dom e tantos que foram mortos antes deles. Vamos, sim, falar da Amazônia que precisamos – como forma de resistência. Vamos falar de luta pelo direito à terra, vamos falar de culturas tradicionais que respeitam a floresta, vamos falar de biodiversidade, de ciência e de tudo o que nos fará avançar. Porque avançaremos.
Enquanto eu escrevia esse texto, soube que o grupo de pesquisadores de aves que está na expedição, localizou no Rio Manicoré o passarinho batizado de Chico Mendes em homenagem ao ativista acreano. O passarinho está muito ao norte de onde ele já havia sido registrado, fazendo desse achado uma novidade sobre o que se sabe dele e de seu habitat. O pesquisador que me contou da descoberta me mostrou também o texto etimológico que justifica a escolha do nome da espécie. Ele termina assim:
Se Mendes estivesse vivo hoje, não podemos deixar de imaginar que o Brasil estaria muito à frente no desenvolvimento de uma Amazônia verdadeiramente sustentável, em harmonia razoável com os povos indígenas e colonos. Ao trazer este passarinho desconhecido à luz da ciência, invocamos o espírito de Chico Mendes para nos ajudar a fazer o certo.
Lutaremos por Justiça – por Dom, por Bruno e por todos aqueles cujas vidas foram tiradas por atos ou omissões de um Estado cada vez mais conivente com o crime. Lutaremos ao lado do povo do Rio Manicoré. Lutaremos por essa floresta e por todas as espécies que conhecemos – e todas aquelas que não conhecemos também. Seguiremos lutando porque o que está em jogo é o futuro de todos nós, e não podemos parar. Nós precisamos fazer o que é certo.
Te convido a vir junto e a manifestar seu apoio a essa causa – cada voz soma e amplifica.
Em breve você vai poder acompanhar a expedição nos nossos canais.
Um abraço e obrigada,
Carol Pasquali

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Contém comigo
Estamos juntos nesta luta.
Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips. Guerreiros que perderam a vida, por lutar pelos mesmos favorecidos, e pela preservação da nossa Amazônia, Não vamos se calar vamos cobrar a perda de vidas como dos nossos irmãos, uma vida perdidas não podem ser substituídas.
Bom dia! Fiquei indignada, e muito triste pelo que aconteceu , com a vida de 2 guerreiros, que estavam ali para defender não só o povo indígena , mas todos nós brasileiros, porque a amazônia é nossa. Minha indignação pelo descaso por parte do nosso governo, a Amazônia ,os índios são nossos tesouros naturais e cultural, vamos juntos cobrar , mais segurança e fiscalização, e justiça para Dom , Bruno, Chico Mendes e muitos outros. Estou nessa embarcação com vocês. Que Deus proteja outros guerreiros que viram para essa guerra incensante e desnecessária. É obrigação e dever dos governantes cuidar da Amazônia. E nós vamos cobrar. Que Deus nos abençoe 🙏 Mônica Cristina Gonçalves
Bom dia! Indignação e tristeza pelas mortes de Dom e Bruno, 2 guerreiros lutando não só pelos povos indígenas, mas por todos nós. Porque a Amazônia é nossa , eles nos representaram e lutaram até perder suas vidas . Não tiveram proteção, segurança, apoio dos governantes. Indignação pelo descaso por parte do nosso governo. Na ignorância acharam que era aventura. Não Sr.Presidente eles estavam ali fazendo o seu trabalho, protegendo os povos indígenas e nossas florestas. Acorda , dia a dia estamos perdendo , um pouco do maior tesouro Natural que temos, para saqueadores, bandidos, perversos mafiosos que lá estão camuflados meio as matas, por falta de fiscalização mais severas , fazem o que querem e o povo daquela região nas mãos desses bandidos. Mas a luta continua, que venham mais guerreiros como Dom, Bruno, Chico Mendes e muitos outros. Que Deus nos abençoe e nos proteja 🙏
Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão sendo bem recebidos em Pátria Espiritual. ☘💚🙏🏽🌟🙏🏽 __________________________________ Nós com a permissão de nosso Pai Deus e nosso Mestre Jesus Cristo, iremos continuar a luta para a preservação da Amazônia e nenhum indisciplinado irá parar-nos, pois tudo esta sobre o Comando da Divindade, o Brasil sempre será o Celeiro, Oxigênio & Pátria do Evangelho. 🙏🏽🌟🙏🏽
Precisamos exigir a presença do Estado nessa região, para que não transforme em zona de milícias como temos visto em algumas cidades, onde a criminalidade marca sua presença com total conivência do Estado.
Essa luta não vai parar! Seguimos unidos por justiça.
Indignação é a palavra.... Exigir do Estado uma atitude é o caminho para a preservação da Amazônia e dos povos pelos quais pessoas estão morrendo por defendê-los... Dar um basta é preciso....
Que tristeza! Contem comigo!
Que haja justiça. A luta continua!
Esses homens que destroem a Amazônia e a natureza estão dando machadada em si próprios e em todos os habitantes de nossa casa, o planeta! Espero que a morte de Bruno e Don não fique impune como do Chico e tantos outros, há de ter um basta, é revoltante!!! E os de cima, os mandantes, esse governo que faz pouco e incentiva o garimpo a exploração das matas há de pagar, se não pela lei dos homens, pela lei de Deus, da grande consciência do universo, da natureza! Tenho fé que as florestas a vida vai vencer!
O trabalho é sério e fundamental que mais Brunos e Dom Philips surjam por esse Brasil e pela tão vasta Amazônia, amando e defendendo os que querem o bem da floresta e do meio ambiente. Deus abençoe.
Fazer o que é certo é interessante, mas e a tal Ratanaba que se encontra nesse contexto? E o Narcotráfico que lá se encontra? E tráfico humano sendo usados na prostituição e escravidão dos de espécies e indígenas? E o desmatamento? As queimadas? Estão interessadas só nas espécies e a fauna ou nos indígenas, tá mas como vão mudar isso não e entendi? A mortes deles triste é daí? Lutar pelo direitos a terra ou outra coisa sem um projeto com as forças armadas e sem eliminar a corrupção que lá ocorre nada vai adiantar, concorda?
O mundo precisa de nossa Voz, contém comigo
Somos mais fortes e ninguém vai nos calar !
É um dever cuidar da terra, pois nós não vivemos sem ela. Tudo que vem acontecendo na Amazônia por anos, e agora ainda pior, vai causar grandes consequências para todos nós. É difícil acreditar que isso vai mudar, mas não podemos parar de tentar. Quando o homem perceber que dinheiro não se come, não se respira, não se bebe... Aí será tarde de mais!
Boa tarde . Sinto-me extremamente indignado com tal fato. Estou inteiramente aberto para colaborar com qualquer que seja as espectativas futuras para amazônia, em prol de sua proteção . Conte comigo . Grato pela mensagem.
Maravilha somos todos Amazônia!!
A Amazônia é um bem natural que deve ser preservado assim como os seus povos indígenas,março da nossa cultura ,marco mundial.Como não apoiar,diante de um governo fascista,criminoso e lesa pátria.
Realmente precisamos fazer o q é certo diante um país tão rico e ao mesmo tempo tão pobre de direitos ,respeito pelo próximo e educação .pesar pelas mortes de Bruno e Dom, que infelizmente serão apenas" mais dois " nesse país sem dono.
Boa Noite, estamos todos juntos nessa luta..
É com grande tristeza que vemos nossos biomas e nossos pesquisadores, povos indígenas, ribeirinhos e jornalistas serem dizimados por esse desgoverno.
Em que posso ser útil?
Entre o lamento e a revolta pelo acontece no Brasil hoje, coloco-me ao lado dos que não desistem de cuidar da floresta Amazônica e dos povos que lá habitam.
Rosa a muitos anos atrás eu contribuía para o GREENPEACE BRASIL, cheguei até a pedir para trabalhar com vcs 👍🏻 Parabéns pelo trabalho, força e determinação de vcs, Quando esse "Presidente desgraçado" sair do poder poderemos fazer muito mais. E eu terei mais tempo para me juntar a vcs. Att: Marcelo Capote de Britto
Em frente e enfrente, Greenpeace! Todos juntos pela Amazônia e seus povos!!
Boa noite !! Para todos aqueles que lutăo pelo bem Esta de todos vcs estão de parabéns mais pouco triste. Meus sinceros sentimentos aos familiares e a vcs Greenpeace .tbm Forte abraço
Em primeiro lugar meus sentimento as familias desses dois heróisque tiveram duas vidas tiradas por apenas estarem.fazendo o certo...E parabéns a vd do Greenpeace por não desistirem de Nós...A Amazônia somos todos nós....tentando cuidar dela vcs estão anando também todos que habitam nessa terra...porque prescisamos muito dela pra estarmos vivos😉
Boa noite. Sim, precisamos urgentemente fazer o quê é certo. Com muita tristeza pelos últimos acontecimentos não podemos esperar mais...
Parabéns pelo trabalho inestimável que vocês realizam . Não parem nunca, por favor. Vocês estão entre aqueles que nos dão força a continuar acreditando, tendo esperança.
Boa noite! Parabéns pelo trabalho de vcs👏🏻 É muito triste vê o descaso desse governo! A luta continua.
Podem contar comigo , no que eu puder ajudar eu ajudarei .
Parabéns Carol e a sua equipe por lutarem por uma causa que é todos nós....mas poucos se manifestam....Unidos somos mais fortes..... Não tenho condições de ajudar com dinheiro,mas gostaria de ajudar de alguma forma....compartilhando,curtindo os posts,ou qualquer outra forma de ajudar ok.
Temos que lutar contra toda essa violência, contra essa democracia hipócrita, contra esse governo genocida, temos que lutar por nossa Amazônia, pelos povos indígenas e pela justiça por Dom e Bruno
Estou estarrecida com que aconteceu, sem acreditar na ambição e crueldade do ser humano. A morte de Dom e Bruno não pode ficar em pune.
Temos que lutar contra toda essa violência, contra essa democracia hipócrita, contra esse governo genocida, temos que lutar por nossa Amazônia, pelos povos indígenas e pela justiça por Dom e Bruno e por tudo que temos direito de lutar
Como defender o óbvio no Brasil pode ser um desafio tão grande!?
E muita covardia,que fizeram. vamos lutar pela nossa natureza. 2023 fora Bolsonaro.
Lamentável o acontecido esses monstros precisam pagar pelos crimes inexplicáveis que a justiça seja feita.
Meu Deus, que triste é revoltante. Contém comigo pra continuar a luta por essa causa!! Vamos honrar a memória deles.
Pelo aperfeiçoamento da relação do homem com o meio ambiente.
O povo brasileiro não quer que o planeta tenha nem uma hectare de destruição a mais. Queremos a Amazônia e pantanais intactos. Ninguém colhe nada, nem o agro, se o clima não favorecer.
É uma vergonha o q esse governo vem fazendo em relação ao meio ambiente em geral,um descaso e com o aval de alguns políticos da região de toda Amazonia,até qnd os índios a natureza, vão suportar tanto descaso, tanta exploração, será q deixaremos alguma coisa prós nossos filhos, é oq me pergunto,qnts morreram e qnts terão q morrer para isso parar, me enoja a ambição do ser humano,q não tem consciência q está acabando com o própria existência humana.Garimpeiros , fazendeiro, pescadores ilegais, madeireiros, grileiros e agora narcotráficantes,meu Deus oq será da nossa Amazonia tão linda, tão abençoada.Q deus tenha misericórdia dos q lá vivem e das pessoas q tiram o seu sustento de lá.Mas uma coisa é certa não podemos desistir.
Aquí emocionada!!
Aqui emocionada!! Sigam firmes e fortes!! A Amazonia será cuidada em um tempo próximo com respeito!
Bruno e Dom..........mais um caso que nos causa indignação,mais um caso que teve alerta e deixaram prá lá,até acontecer o pior,com o desfecho trágico e muito triste de dois homens que lutavam pelo que acreditavam.É por Bruno e Dom e por tantos outros que VAMOS EM FRENTE.
Sandra, você é a filha de Carlos V. Lamberti ? Se sim, poderia entrar em contato comigo?
Não perdemos dois grandes homens, perdemos nossa dignidade, liberdade e a alegria de viver em um país, onde o governo é omisso e tem total descaso com o que temos de mais precioso, as nossas raízes e cultura dos povos indígenas. Chico Mendes está enterrado e foi esquecido, assim como outros, até quando ❓❓❓❓❓❓❓❓❓
Boa Noite estamos juntos por uma Amazônia Protegida dos contrabandistas das espécies nativas, e que a morte dos nossos irmãos não caia no esquecimento, que nossos governantes tenham mais consciência e atitudes.
O povo brasileiro cansado de tanta mentira e roubalheira, caiu na inércia. Precisamos da revolta, do grito de ir as ruas, basta. Fora Bolsonaro.
O governo atual.e o principal culpado pelo descaso com a região, incentivou garimpo pesca madeireiros etc com o apoio do ex Ministro Salles e sua equipe de desregulamentadores dos órgãos ambientais !
Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips. Guerreiros que perderam a vida, por lutar pelos mesmos favorecidos, e pela preservação da nossa Amazônia, Não vamos se calar vamos cobrar a perda de vidas como dos nossos irmãos, uma vida perdidas não podem ser substituídas.
Uma Política feita a base do Ódio, este é o resultado infelizmente. Não podemos deixar passar batido isto.
Mais uma página triste e infeliz da nossa história… Mas a luta precisa continuar! Pelos índios , por Bruno e Tom, por nossos filhos e netos, pela Amazônia! Teremos tempos melhores!!!
Total apoio aos que lutam pela preservação da Amazônia e da vida na Terra. Abaixo a grilagem, o avanço do desmatamento e as ações genocidas. Não à omissão e/ou conivência do governo das Forças Armadas brasileiros. Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips permanecem vivos nas mentes e nos corações das pessoas, incluindo os povos originários, que lutam pela vida.
Um crime político, no qual esse presidente vagabundo se refere aos dois q foram mortos como aventureiros uma vergonha.
sou geografo e mestrando em historia gostaria de participar de uma pesquisa dessa ai ...estamos juntos
Ação neste momento é o que conta. A indignação que toma conta da nossa alma deve ser direcionada para fazermos alguma coisa. A impunidade é também violência ou a complementa.
Quero ajudar vcs
O primeiro e mais importante passo é que todos vão às urnas em outubro. Elejam um candidato que não é ameaça a democracia e tudo aquilo que representa. Essa é a nossa voz pública, a que força mudanças.
Contém comigo
Justiça por Dom e Bruno! E que a Luta pela Preservação, tanto da Amazônia quanto dos povos indígenas que nela vivem, torne-se uma prática comum ao Brasil inteiro.
Oramos para a que justiça seja feita, não podemos tapar os olhos e deixar pra lá o que é importante para nossa nação !
Juntos até o fim!!!
Estamos juntos pela Amazônia, pelas tribos, pela biodiversidade, pelo Brasil. Estou dentro !
Orgulho de ser doadora para uma causa tão preciosa ao Brasil e ao mundo.
Excelente texto. Disse tudo o que devia. Autoridades que não se opõe a invasões e grupos gananciosos por minério, drogas e venda de animais selvagens são os desumanos nojentos.
Apoio e concordo plenamente em colaborar nesta causa!
Realmente passou a hora de fazermos a coisa certa!!! Estamos juntos nessa luta Carol!!!!!
Sim nós precisamos fazer o que é certo .
Quem cala sobre teu corpo Consente na tua morte Talhada a ferro e fogo Nas profundezas do corte Que a bala riscou no peito Quem cala morre contigo Mais morto que estás agora Relógio no chão da praça Batendo, avisando a hora Que a raiva traçou no tempo No incêndio repetindo O brilho do teu cabelo Quem grita vive contigo Quem grita vive contigo( Milton e Brant)
Me representa
Olá Carol li seu texto e me coloco a disposição para agir de alguma forma e somar junto à vocês nesta luta grandiosa é generosa onde impacta milhares de vida que existem na floresta. Não tenho muito financeiramente mas gostaria de apoiar esta causa tão nobre. Diga me como posso ajudar?
Foi muito entristecedor acompanhar e conhecer eles por meio deste crime...e pior ainda é constatar na historia que eles não foram os únicos nem os últimos. E me sinto completamente inútil e incapaz de fazer algo, a não ser tentar tirar o Bolsonaro nas eleições.. .é duro ter que esperar até lá.
Sinto muito pelo descaso dos governos dos estados do Amazonas e do governo Federal por entregar a Amazônia em mãos de pessoas que só pensam em tirar proveitos e de destruir nossa bio diversidade que sustenta nosso eco sistema! Deixo aqui minha indignação deste descaso com o povo indígena e com a floresta Amazônica.
continuamos nessa luta digna e necessaria
Sou da Amazônia, sou parabéns e fico muito triste com tudo isso que acontece, começou com o irmão Chico Mendes e nunca mais parou. Sucesso pra todos
Parabéns ao Greenpeace Brasil e aos membros desta expedição que tanto nos orgulha! Parabéns, Artur!
Estamos com vocês nessa luta!
Absurdo . Até quando iremos ver tanto desprezo dos politicos com a nossa Amazônia .
👏👏👏Que todos os esforços para trazer luz a importância de respeitar e honrar os povos e a terra da Amazônia possam reverberar aos ouvidos dos ignorantes e insensíveis para transformar as trevas que atravessamos em luz.
É um horror o que estão fazendo com a Amazônia e com toda a biodiversidade do país. Um crime brutal contra pessoas de bem.
O Brasil precisa dessa luta!
Por todos os que partiram lutando e pelo futuro dos que continuam na luta.
Por todos os que partiram lutando e pelo futuro dos que continuam na luta.
Por todos os que partiram lutando e pelo futuro dos que continuam na luta.
Por todos os que partiram lutando e pelo futuro dos que continuam na luta.
Por todos os que partiram lutando e pelo futuro dos que continuam na luta.
não vamos nos intimidar, juntos seremos mais fortes
Maravilhosa, me inspiro em você e no seu amor pelo nosso planeta!
Todo cidadão brasileiro tem o mesmo sentimento,apenas aqueles com inclinações nefastas não estão profundamente tristes com a situação de abandono em que nos incontramos. Temos que tomar o controle. Porque estamos totalmente à deriva.
Somos um só.
Caríssimos amigos, Por diversas vezes escrevi a vocês. Não tenho dinheiro para doar, sou uma monja budista e vivo de doações. Mas vivo em prol de todos os seres, auxiliando- os em seus projetos de vida. Por isso, gostaria de ser voluntária nesse trabalho junto a vocês. Mas só recebo como proposta pedidos de doações. Tenho , apenas , a mim mesma para doação. Gostaria que me aceitassem, nessa jornada.
Muito triste a morte de Dom e Bruno. Morreram pela Amazônia como consequência do descaso governamental e do aumento de atividades ilegais naquela região. Deixaram um legado que precisamos seguir: Conservação da amazônia e de seus povos indígenas.
Gostei muito do texto. Quantos ainda morreram para defender a Amazônia, que é nossa. Nossos Índios estão morrendo, por falta de uma política, onde devem ser protegido os Índios. Os verdadeiros donos da Amazônia.
Bom dia, é assustar perceber que ainda exista tanta crueldade nesse mundo, e o desrespeito com quem abdica de estar com suas famílias e amigos em prol da defesa daqueles que necessitam de ajuda e pelo bem da natureza. Que Deus os receba e os guarde e que ele conforte o coração da família e dos amigos. Que a luta deles não seja em vão e que um dia possamos olhar para esse momento e lembrar de suas lutas.
Bom dia, é assustar perceber que ainda exista tanta crueldade nesse mundo, e o desrespeito com quem abdica de estar com suas famílias e amigos em prol da defesa daqueles que necessitam de ajuda e pelo bem da natureza. Que Deus os receba e os guarde e que ele conforte o coração da família e dos amigos. Que a luta deles não seja em vão e que um dia possamos olhar para esse momento e lembrar de suas lutas. <3
bela reportagem
Sensacional!!
Tomara que o Greenpeace se fortaleça mais e mais... No Brasil somos poucos lutando no meio de uma enorme alienação política que permite a existência de abutres como o presidente....