No Dia do Meio Ambiente, o Greenpeace reafirma seu compromisso na defesa diária dos nossos direitos e das nossas vidas
Jovens que tomaram as ruas para exigir um futuro seguro frente à crise do clima, o fogo na Amazônia, que queima com o desmonte dos órgãos de fiscalização pelo governo, uma doença que impede que o mundo respire, vidas vulneráveis ceifadas diariamente, brasileiros que não puderam parar por fome e a ameaça da escalada autoritária, que faz com que tenhamos que urrar por mudanças: cenas de um país do “e daí?”.
Falar de meio ambiente e de crise climática é discutir igualdade e justiça. São os mais vulneráveis que sofrem as piores consequências de um sistema econômico e político criado por uma minoria privilegiada que custa dividir de maneira justa a riqueza. Se não houver mudança de sistema, baseada no tratamento justo e igualitário, e respeito democrático, com proteção da liberdade e dos direitos individuais e coletivos, não haverá equilíbrio no meio ambiente que garanta nossa saúde e nossas vidas.
A quem interessa o sangue derramado e as árvores derrubadas?
Em meio à pandemia, o menino João Pedro foi assassinado pela polícia no Brasil enquanto brincava em sua casa. A comoção com as vidas negras perdidas todos os dias no país somou-se à cena do assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, que trouxe a população de volta à ruas para dizer o mínimo e básico em nossa sociedade: vidas negras importam e o estado tem o dever de protegê-las, ao invés de ser mais uma ameaça. A matemática traz a triste realidade de vidas transformadas em número: No Brasil, pessoas negras são as vítimas em 75% dos homicídios.
Na região da floresta Amazônica, sabemos que junto à ilegalidade e o roubo de terras públicas vêm os diversos crimes e assassinatos. O Brasil é o país onde mais ativistas e lideranças comunitárias e indígenas são mortas por defender a floresta e sua biodiversidade. Em novembro do ano passado, Paulino Guajajara foi uma jovem alma entre muitas, que tombou junto com as árvores que protegia.
Perante todas as injustiças diárias, uma reunião interministerial feita durante a pandemia, na qual se deveria discutir planos de ajuda aos mais vulneráveis e como assegurar a vida de milhares de brasileiros, foi uma conversa vazia de tudo que o país necessita. Em especial, a fala do ministro Ricardo Salles chamou a atenção de ambientalistas: ele sugeriu que se aproveitasse a situação para “passar a boiada” em regulamentações e mudanças de normas. O que ele disse foi uma alusão para permitir o desmatamento ilegal. Mais uma vez enfatizamos: o estado e, neste caso, o Ministério do Meio Ambiente devem garantir a segurança da população onde quer que ela esteja, nas cidades ou nas florestas.
Portanto, falar de meio ambiente no dia de hoje é lembrar que quando defendemos um ecossistema, defendemos nossos direitos, a natureza e todas as vidas que a habitam. E que não há como discutir o fim da crise climática sem antes garantir justiça a todos. Perante todas as injustiças e em meio a perdas de vidas ocasionadas pela pandemia, a sociedade se levanta e luta para demandar um mundo melhor, em que a homenagem à vida seja justa, diária, e um direito de todos.
No Dia do Meio Ambiente, honramos os mortos do Brasil e do mundo. Pedimos e declaramos que iremos lutar pela vida todos os dias, hoje e cada dia, mais do que nunca.
Discussão
Me solidarizo pelas vidas perdidas, e também pela natureza que é o nosso bem maior!❤
Sos natureza! Gostaria de me filiar e militar! Sou advogado. Como poderia ajudar em campo
Nos termos que cada dia mais lutar pelo nosso planeta pela natureza o senhor Deus fez este planeta e colocou em nossa mão pra agente cuidar
urgente se faz tirar esse presidente racista e destrutivo do poder. Antes que não sobre mais nada do Brasil....
Estes políticos injustos são ameaças para o fim do Brasil e para o fim do mundo. Eles precisam mudar a constituição do autoritarismo contra o meio ambiente contra e as igualdades sociais. Eu encorajo o paz ao verde com a avaaz e outras organizações não governamentais para lutar com toda a sociedade contra os políticos doentios. Os políticos estão doentes com o egoísmo. O egoísmo político, é a doença que ameaça toda a sociedade e o mundo. Sem florestas, sem respeito e amor ao próximo, sem justiça, igualdade social, o mundo não durará muito tempo. É necessário mobilizações populares continuas enquanto o autoritarismo de poucos privilegiados criminosos, continuam destruindo o mundo. Os políticos são injustos teimosos. Eu encorajo vocês para serem teimosos contra as injustiças deles. Eles não podem vender o que é de todos. Eles não podem invadir o que é dos indígenas. Eles não podem continuar vendendo o povo que clama pela justiça. Estou com vocês nesta luta. Quem morreu lutando por justiça nas florestas, quer ver a luta continua através dos que estão vivendo.
Devemos tirar esse lunático da presidência, e tentar outra eleição, escolher alguém...que não prime pela ignorância total...e seja aliado ruralistas , madeireiros , grileiros, garimpeiros e não seja um fascista...um ditador egocêntrico e sem escrúpulos e de caráter duvidoso...
o atual ministro do meio ambiente não competência nenhuma para o cargo , até hoje eu não vi nada que ele tenha feito pelo meio ambiente a não ser promover a destruição massiva dele o interesse dele é econômico ele age de acordo com que o presidente quer infelizmente , é extremamente necessário um impeachment Ricardo salles não representa ele é só mais um que é conivente com o atual governo opressor . A natureza tbm possui direitos e é preciso lutar sempre por eles com o maior respeito porque afinal nos também fazemos parte dela somos um todo se ela morre nos morremos tbm ,muitos são cegos pela ganância e pelo poder levando assim a destruição massiva da vida ,acredito que devemos lutar pela natureza e lutar pelos seus direitos no nosso país porque é possível sim enquanto formos resistência haverá esperança.
O Greenpeace, atua ou melhor, temos alguém em Foz do Iguaçu/PR, que faça parte? Caso tenha, podem passar como entrar em contato? Caso não tenha, posso começar um grupo aqui?
"Portanto, falar de meio ambiente no dia de hoje é lembrar que quando defendemos um ecossistema, defendemos nossos direitos, a natureza e todas as vidas que a habitam. " Perfeito. É exatamente assim. Muito estranho que poucos compreendam e parabenizo a autora do texto por lembrar disso e dizer com tanta clareza.
O que vamos deixar a nossos filhos e netos? uma terra esgotada, envenenada, o ar e aguas contaminadas, realmente um inferno estéril? ou um mundo melhor do que recebemos? Isso depende de nossas eleições. Vamos defender a natureza, vamos defender Green Pace!
É fato que não devemos nos curvar de quaisquer ameaças e retaliações nesse ciclo de desgoverno. Principalmente,no atual, de conduta autoritária e perversa em total desrespeito pela natureza,vidas humanas e democracia. Contudo,estejamos unidos ,com ideais esclarecidos e mais bem informados sobre a realidade atual que nos afronta. A esperança é verde. Juntos somos mais fortes.
Eu acompanho isso tudo. Já gaz muitos anos que trabalho para a ecologia. Meu primeiro trabalho foi protegerum dcologista das garras da voracidade de capitalistas selvagens que queriam interditá-lo para ficar com um capital principad de 600 milhões de dólares. Paguei caro por isto. Mas sigo nesta luta. Conheço bem o Brasil, inclusive a Amazônia. Muito obrigada por sua gentileza, Abraço fraterno, Lucia Amarante.
É complicado em meio a tantos descasos que nossas autoridades estão a toda hora descarregando na mídia, isso implica em um resultado frustante, de tantos jovens que sonham, em poder ver nosso planeta em uma posição que merece, que é, de preservação total para os que nele vivem ... todo um eco-sistema sofre com tamanha despreparação dos nossos líderes, que verem só a ganança absoluta, sem o devido respeito para com toda a sociedade, hoje , presente , futuro onde há tanta incerteza por parte daqueles que só pensam no lucro imediato...mas, não deixaremos isso prevalecer.......
Nasci em um berço ecológico, em que meu pai era político partidário, porém ambientalista. Sou de uma cidade pequena de MG e naquela época meu pai como político não recebia nenhum salário . Eles eram voluntários em defesa e organização de uma pequena cidade. Enquanto isto, naquele tempo, já havia muitos crimes ambientais, mas não como agora. Infelizmente a cabeça de algumas pessoas que estão no poder, não tem interesse em nos ajudar a proteger a nossa casa que é o nosso planeta. Tento fazer a minha parte, aqui na minha terra do jeito que posso e da maneira que poço, pois aqui temos o grande problema das grandes mineradoras e digo que os políticos partidários não nos vêem ( os ambientalistas) com bons olhos! Acho tudo isto uma pena, pois se existisse uma parceria legal entre governo e ambientalistas, seria a melhor coisa que iria acontecer com o mundo. Uma sociedade igualitária, respeitosa e maravilhosa como é o planeta terra. Att. Elma
Sem natureza não há vida! Precisamos nos mobilizar, pois num momento de crise grave como esse, são os mais vulneráveis que pagam a conta com suas vidas. E vem fazendo isso há muito tempo. Não dá mais. Precisamos nos mobilizar para que hajam eleições e retirem esse governo de ecocidas, racistas, opressores. O Brasil merece mais natureza, mais igualdade, mais oportunidade! Todos pertencem, toda a vida vale!
Ainda dois anos mais a sofrer, e esperar que o povo brasileiro tenha uma vista mais clara e não se deixe enganar por palavras disseminas pelas redes sociais, parecidas a aquelas de Hitler que foi elegido democraticamente.
O ser humano tem que evoluir, respeitando o meio ambiente, sem o seu equilíbrio estaremos nos matando.
Devemos continuar lutando pela vida do planeta
Parabéns pelas informações, muito claras.. vivemos uma pandemia ambiental, conona vírus é só uma "gripezinha" frente ao que colheremos num futuro próximo. Esse Governo prepara mais pandemias, Ricardo Salles e Bolsonaro querem dizimar nossos cidadãos, principalmente os menos favorecidos. Isso é o que colheremos com esta festa da destruição de nossas florestas...
O que deveria ser constituído seria o mês da natureza ! Este mês da pandemia onde o mundo parou é incrível ver como toda a natureza se recuperou! As praias estão diferentes, os peixes voltaram tartarugas, baleias , todos fantástico . As cidades mudaram , estão sem poluição , a pouca vegetação mudou. Enfim a natureza mudou e agradece esta pandemia. O mundo deveria pastar 1 x por ano , todos ! Sério fantástico
FORA MINISTRINHO SALLES, INCOMPETENTE E MAL-INTENCIONADO ANTES QUE SEJA TARDE. Todas as vidas importam, vidas indígenas, vidas negras, vidas brancas, vida dos animais e das florestas. Foras Salles antes que seja tarde demais. Rocio Domanski from Curitiba - Pr - Brasil
Fico contente por saber das grandes preocupaçoes, com a defesa nosso meio ambiente, parabenizo todas as belas atitudes em defesa da vida. Grato por acreditarem nesta transformação, só aumenta nossa auto estima.
Agradeço a vocês pelo trabalho que fazem pra o país de minha juventude. Acompanho o que se passa ai sempre, mesmo de longe. Creio que o importante é elegerem políticos em pequenas e grandes cidades interessados no meio ambiente e trabalharmos também neste sentido onde moramos. E assim, penso que a consciência politica vae se estabelecendo com o exemplo e educação. Faço parte aqui em Quebec, no Canadá, onde moro há mais de 40 anos de uma associação regional pra proteção do meio ambiente (www.apehl.ca) e temos também uma página FB chamada A.P.E.H.L. Trabalhamos benevolamente pra a região já há 30 anos. E creio que isto pode se repetir também ai no Brasil localmente, regionalmente, etc. Prazer de estar aqui com vocês e até breve.
Nesse dia do Meio Ambiente , o Brasil e o mundo precisa ter um olhar mais racional voltada para a vida de todos os seres vivos do planeta, sendo que a Natureza deveria estar acima dos interesses !
Vida importa Vida dos biomas Vida da biodiversidade Vidas de um povo que clama por justiça social, e por preservação do nossa casa Somos uma minoria que chama a atenção da maioria para se importar com a preservação da vida. Tantas injustiças sociais, tantos descasos com a nossa fauna e flora e com o planeta. Até quando? Será que os bolsos dos políticos gananciosos vão falar mais alto? Parabéns GREENPEACE pelos honrosos trabalhos incansáveis para salvar nosso planeta!
As árvores caem junto com a nossa consciência.
concordo plenamente que temos o direito da preservar o ambiente em que vivemos e as vidas nele presentes....ótimo texto para reflexão Fabiana. Acredito que todos deveriam ler para pensar melhor a respeito desses e outros assuntos pertinentes a vida
Essa é uma das heranças malditas da nossa história. Quem não pegou em armas para conquistar a sua liberdade e definir os caminhos de seu futuro, continua escravo, não importa se branco, nativo ou negro. Às vezes penso que nós brasileiros nunca seremos uma nação altiva, plural, livre, estruturada nos princípios da liberdade, justiça e igualdade. Predomina em nossas mentes e comportamento o cinismo, a arrogância, a prepotência, o orgulho, o ódio. Fugir destas qualificações e valores é mentir para nós mesmos. Que princípios da liberdade, justiça e igualdade? Igualdade de oportunidades fundamentada no princípio e na realidade das diferenças sociais, étnicas, econômicas, religiosas. Igualdade que corte os laços com a escravidão econômica, social, política, étnica. Se lá atrás, na nossa história, os laços com esses tipos de escravidão tivessem sido cortados, não teríamos as desgraças de todo o tipo que enfrentamos e hoje nos ameaçam. A justiça genuína é desigual. Para que ela aconteça tem que tratar de forma desigual as pessoas desiguais. O rico tem que pagar imposto para fazer-se justiça a quem não tem direito ao trabalho, à saúde, à educação, aos fundamentos básicos da vida. O rico tem que pagar imposto para devolver aos trabalhadores e à nação, os frutos do seu roubo. Ninguém enriquece sem extrair a riqueza do suor do trabalho alheio. A educação e a saúde têm que ser públicas e de qualidade para destruir o fosso que separa as pessoas e cria as diferenças sociais. A injustiça tem que ser punida de forma severa para que os injustos pensem muitas vezes antes de cometer a injustiça. Somos uma nação que fecha os olhos para si mesmo e se alimenta da exploração das diferenças raciais e étnicas; e agora do ódio expresso até mesmo na base da sociedade brasileira. Vai ser difícil sair dessa situação sem o enfrentamento da realidade e das causas da opressão. Teríamos que sentir o horror do nazismo sentido por todos os povos, principalmente os alemães, poloneses e russos. Juntamente com outras nações européias tiveram que enfrentá-lo e pagaram um preço muito alto pelas mortes e destruição física e humana causada pelo fascismo italiano de Mussolini e pelo nazismo de Hitler, Joseph Goebbels, Heinrich Himmler e todo o staf nazista, etc. Se tivéssemos bom senso e fôssemos justos de fato, sentaríamos em uma mesa de negociações para eliminarmos o abismo que separa hoje as diferenças sociais, as diferentes etnias que conformam este país chamado Brasil, hoje conduzido por um medíocre capitão a serviço de Trump e do imperialismo americano. Estamos à beira do morrer ou viver. Até quando? Talvez o Covid-19 nos ensine. Mas para isso, o estrago do SARS - COV-2 Covid-19 terá que ser muito maior. Terá que enterrar o orgulho, a prepotência, o cinismo individual e coletivo, a indiferença ante a dor do outro, nosso irmão porque filho da mesma Mãe Terra, etc, para que através da reflexão individual e coletiva, desde as pequenas nações até as atuais grandes potências brote uma nova ordem social humana, fundamentada nos princípios da fraternidade, da igualdade, da liberdade e da justiça de fato (não dessa justiça de tribunais e pensamento liberal). Acontecendo isto, creio que o racismo contra negros, nativos, amarelos, mulatos ou morenos seja russo, orientais, paquistanês, residentes da Ásia Central, Oriente Médio, ou residentes de qualquer lugar deste planeta, seria enterrado para sempre e transformado em fato hístórico desta humanidade primitiva, deste exército mundial de mortos-vivos, humanóides, porque infelizmente é isso que somos. Temos a forma humana mas nos comportamos muito piores do que animais famintos, com todo respeito aos animais porque seguem seu instinto. Não precisam odiar nem adular nada e ninguém.
Parabéns ao grupo por mais esse post. Num Brasil submetido a um governo ditador, déspota, genocida e boçal, a sociedade e natureza sofrem diariamente. Mortes e devastação são tratados apenas como números. Que cada cidadão possa astear em sua casa e/ou carreguar uma fita/flâmula branca/preta/verde para protestar pacificamente contra este estado. Em tempos de pandemia e risco de agressão pelas milícias públicas será uma forma de protestar
tamo junto na luta pela natureza como biólogo abraço .
i love nature
Fabiana, adquiri um senso com relação a vários tipos de doença que só ataca o Animal Humano: comem e bebem cerca de 90% de porcarias, e o sistema imunológico vai a zero.! Isso a mídia não divulga porquê o interesse comercial, infelizmente manda nos egoísta e hipócritas.!... ''SALVE OS TIETÊS DA VIDA.''
É fato que não devemos nos curvar de quaisquer ameaças e retaliações nesse ciclo de desgoverno. Principalmente,no atual, de conduta autoritária e perversa em total desrespeito pela natureza,vidas humanas e democracia. Contudo,estejamos unidos ,com ideais esclarecidos e mais bem informados sobre a realidade atual que nos afronta. A esperança é verde. Juntos somos mais fortes.
Olá, quem não me conhece, prazer sou Nilson Roberto, Nick Negrão, para alguns, Nil, para outros e apenas Negrão para muitos. Nunca reclamei sobre discriminação ou bullying. Apenas sigo... Mas vejo hoje a singularidade do ser humano e a violência por conta de palavras que machucam mais do que bater na cara. Muito triste isso, mas enfim o ser humano está indo para sua própria destruição. Ele caminha para seu suicídio... A natureza definhando. Estamos caminhando para extinção. Quando acordo e vejo o dia lindo que Deus me deu, fico maravilhado com tudo e ao mesmo tempo fico triste em saber que a mediocridade imperante é que vai regar esse jardim. O dia em que entendermos o propósito real, seremos parte de tudo. Então deixaremos para as gerações futuras o nosso verdadeiro legado... Sem mais, pois eu for falar não vamos terminar hoje... Antes de tudo olhe para dentro de si mesmo e pergunta... O que eu dou será que é que eu quero???
Diante desse desgoverno e dos desmandos praticados diariamente, a população trabalhadora do campo e das áreas rurais, não suportam mais o descaso e o desres peito diante de tantas necessidades prementes de nosso povo. É preciso fortalecer cada vez mais as organizações populares e exigirmos que nossos direitos sejam mantidos, frente ao Estado Democrático de Direito consubstanciado em nossa Constituição.
A democracia sempre viva! Esse é o foco. Manter a maior quantidade de árvores em pé, essa é a prioridade! lutar, conservar e preservar a Amazônia! Sou aluna de ciências biológicas, mas bióloga de alma uma vida inteira. Quero fazer mais pelo meio ambiente.
suas coisas sao otimas
A terra e nosso bem maior, a luta e de todos sem exceção, tem que achar os mandantes e não os bobos da corte que são os que aparecem na mídia, existe uma cúpula que é o grande manipulador da mídia onde a desgraça aparece mais porque assim que vende, assim que somos manipulados. Achando estes resolvemos as questões,