Um mundo paralelo, raso, fictício e um tanto absurdo (ou nem tanto)
O ano é 2020 e podemos dizer que, em uma realidade paralela, descobrimos um planeta muito parecido com essa redonda e majestosa Terra que habitamos.
Um lugar onde aquecimento global não existe, agrotóxicos fazem bem para a saúde e são adicionados em todos os alimentos. Nos oceanos prevalecem mais plásticos do que peixes, que convivem muito bem com canudos e embalagens. O horizonte é turvo e o céu tem uma cor diferente a cada dia. Ah! E as florestas? Desmatamento não existe, mesmo que com apenas um clique todas as árvores que surgem são logo cortadas.
E por falar em florestas… Haviam muitas árvores por lá, mas os tempos já são outros. A modernidade chegou até para as florestas, que foram transformadas em campos, todos bem “rasos”. A população ajuda com a evolução deste mundo sem defeitos. E quem não quer viver nesta realidade paralela (e reta)? Tudo é “perfeito”! Seria um absurdo rir de tanta “felicidade”.

O que choca na Terra Rasa não é a felicidade, mas sim o absurdo que domina todos as cenas, fazendo seus habitantes cada vez mais engraçados, envoltos em uma realidade peculiar. Na verdade, será que é tão única assim? Se estamos rindo desses absurdos, por que aqui, no terceiro planeta do sistema solar, estamos evitando falar destes assuntos e sendo negligentes com a proteção da nossa Terra?
É com essa ironia que nós do Greenpeace queremos trazer o questionamento: quem defende e luta por um planeta, precisa preservar seus recursos e toda a vida, todos os dias, não é mesmo? Não estamos falando de teorias. Nós trabalhamos com fatos e estamos vivendo uma realidade que leva a cada instante para um futuro mais próximos aos absurdos da Terra Rasa e suas #fakenews.

Só em 2019, tivemos 467 novos agrotóxicos liberados no Brasil, enfrentamos as queimadas na Amazônia e o óleo que colocou em risco a vida marinha da nossa costa. Não dá para negar que estamos enfrentando uma crise climática. E os resultados disso estão afetando nossas vidas em todo o mundo.
Os quatro episódios dessa animação contrapõem todas as inverdades que estamos acostumados a ouvir sobre a crise climática e ambiental que enfrentamos, com a mensagem final de que não vivemos na Terra Rasa e temos que cuidar do nosso planeta agora. Cada vez mais, estamos colocando nossos recursos e vidas em risco. Nossas árvores não crescem magicamente, nossas tartarugas não tomam suco no canudinho e agrotóxicos não têm sabor de fruta fresca.
Qualquer semelhança não é mera coincidência. Apertem os cintos e vem com a gente conhecer a Terra Rasa.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Tristemente deplorável ...
MUITO TRISTE
Quando não tiver água...Quando não houver mais árvores....Quando a doença e enfermidade tomar.conta da terra ...talvez..Quanto tudo não for nada...talvez esses corruptos parem de só pensar em si ..E pensem num mundo melhor para todos
Hoje em dia parece que ninguém se importa com o que está acontecendo com nosso plana. E sim com o seu próprio umbigo acha que isso não afeta a si próprio. Muito triste. 😔
Os animais irracionais cuidam mais do planeta do que os animais que dizem ser inteligentes
Não entendo as pessoas, muitas não cuidam nem do lugar onde moram pátio, calçadas e colocam o lixo em qualquer lugar , poucos fazem a sua parte e por isso em alguns lugares ficam com água pelo pescoço é culpa nossa mesmo, devemos cuidar hoje e sempre, ensinando nossos filhos.
Existem mudanças climáticas. Mas já foi provado que não existe aquecimento global. Vocês não deviam misturar as coisas coisas. Ou seja a temperatura ao está a aumentar em todo o planeta. Em certo lugares sim aumenta e noutro está a baixar. Eu também acho que o ser humano devia respeitar mais a natureza. Vocês não precisam de usar argumentos falsos. Acho que já tem uma boa causa. O facto que estarem a misturar as tintas vai fazer com que percam um pouco credibilidade. Pois parece que não olham a meios para alcançar o fim. E embora o vosso fim ( objetivo) seja nobre , não olhar a meios já não o é. E o uso do aquecimento global é apenas um exemplo. Já reparei que isto é um padrão. Por isso não precisam de ir por esse caminho.
Nesse momento, várias cidades brasileiras estão sendo drasticamente afetadas por inundações. Ainda assim, vejo que muitas pessoas não estão relacionando esse fato às mudanças climáticas. Sugiro, então, a criação de um "banner" ou uma mensagem bem simples para as pessoas refletirem: "OUÇAM A GRETA" Talvez ajude na reflexão...
Impossível ainda as pessoas não acreditarem no aquecimento global e em tudo que eu, você e nossos antepassados fizemos com o planeta. Eu estou fazendo a minha parte. Me chamam de ecochata, nem ligo, estou limpando a minha consciência.
É muito triste ver tudo isso acontecer penso nos meus netos de 4 anos e outra de 4 meses o que vão ver nesse planeta não vão comer peixes e frutas naturais como já comi na minha vida .
Gostei muito do video para trabalha em sala de aula.
Maravilhoso material. Tanto os vídeos como os lembretes instrutivos. Desejaria que me enviasse mais. Trabalho Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Excelente. Parabéns
É triste ver a negligência que a cada dia fere, cada vez, mais nosso único lar. É necessário, urgente uma conscientização em massa. Pequenas coisas que farão toda a diferença, mas nem isso vemos. Então, penso o que será necessário acontecer para que todos nós possamos nos solidarizar?? Pensar, discutir, refletir e agir agora é preciso!!!
Excelente material para trabalhar a criançada, nosso futuro, pois a geração atual não consegue mais aprender, de tão zonaconfortista que está. Seria bem engraçado se fosse apenas uma ficção, mas...
A NATUREZA SOBREVIVEM SEM O HOMEM, MAIS O HOMEM NÃO SOBREVIVE SEM A NATUREZA,POR ISSO É IMPORTANTE A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS ..
Muito bom. Criativo! Campanha excelente para ser divulgada nas escolas! Mas, seria melhor se pudéssemos compartilhar no WhatsApp, também.