Confira cinco demandas que estamos levando aos líderes globais este ano.

A #COP30 precisa sair do campo das promessas. O momento é para ações concretas e é essa a exigência que trouxemos para Belém este ano.
O Greenpeace pede aos negociadores reunidos em Belém que a COP resulte em um plano de ação histórico capaz de pôr fim à destruição das florestas, garanta a transição energética para longe dos combustíveis fósseis e fortaleça o financiamento para adaptação de modo a aumentar a resiliência climática.
Veja abaixo os pedidos do Greenpeace para a COP30:
1. Acelerar a redução de gases de efeito estufa ainda nesta década. É urgente aumentar a ambição climática global, com a criação de um Plano de Resposta para abordar a lacuna de limitar o aquecimento da Terra a 1,5 °C.
2. Criar um Plano de Ação Florestal com 5 anos de duração para implementar a meta de deter e reverter o desmatamento e a degradação florestal até 2030. A hora é de agir!
3. Garantir que países do Sul Global consigam recursos para implementar medidas de mitigação, adaptação e perdas e danos. Isso só será possível com a ampliação do financiamento público de países desenvolvidos às nações em desenvolvimento. Os países ricos precisam se comprometer a realizar doações e/ou empréstimos sem juros ou com juros baixíssimos.
4. Apresentar uma decisão robusta para a meta global de adaptação, alinhada à justiça climática, e que pelo menos triplique o financiamento público (em relação ao decidido na COP26) até 2030.
5. Definir princípios sobre o que é transição justa e mecanismos de implementação e adotar um plano de trabalho para acelerar a transição justa global, com funcionamento já a partir de 2026.

A hora é de ação real e não abriremos mão disso. O Greenpeace seguirá pressionando os líderes globais na COP30 e além dela.
Junte-se a nós e assine a petição Respeitem a Amazônia.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!


