O ano de 2018 pode definir como produzimos e consumimos alimentos no país. Queremos um caminho livre de veneno
Nesta terça-feira (06/11), o debate sobre a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA – PL nº 6.670/2016) será retomado na Câmara dos Deputados. Representantes de instituições renomadas e organizações do campo e da sociedade civil, como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Greenpeace, participarão de um seminário convocado pela Comissão da PNaRA para discutir os próximos passos rumo a uma agricultura justa e sustentável, que garanta a saúde e a segurança alimentar da população brasileira. [Acompanhe a transmissão ao vivo a partir das 14h: https://act.gp/2JImy4X]
O acesso à alimentação saudável e sem veneno é um direito de todas as pessoas, mas ainda não é isso que acontece na prática. O Brasil é um dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo e isso se reflete na qualidade da comida que chega à nossa mesa. Desde o início de 2018, o trabalho de garantir alimentação saudável para toda a população se tornou ainda mais desafiador porque o Pacote do Veneno (PL nº 6.299/2002), que pode colocar ainda mais agrotóxicos no nosso prato, ganhou espaço no Congresso Nacional.
No entanto, os defensores do veneno não tiveram terreno livre. Um lampejo de esperança se acendeu quando em maio foi estabelecida uma Comissão Especial no Congresso Nacional para analisar a PNaRA. De lá para cá, mais de 1,5 milhão de pessoas entraram na campanha em favor da PNaRA e a Comissão recebeu diversos especialistas, que têm contribuído com a discussão de como reduzir de forma gradual o uso dessas substâncias.
A PNaRA é o caminho para democratizar o acesso à alimentação de qualidade e garantir a saúde tanto de quem produz quanto de quem consome. Precisamos continuar pressionando para que o Pacote do Veneno seja rejeitado em plenário e a PNaRA tenha seu texto-base aprovado ainda este ano.
Programação do seminário: https://act.gp/2PdgG9z
Transmissão ao vivo (06/11, a partir das 14h): https://act.gp/2JImy4X
Participe! Assine a petição #ChegadeAgrotóxicos: https://act.gp/2OtR4jT
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!